Seguidores

terça-feira, 16 de junho de 2015

Amor, obediência e participação

Analisando a nossa vida e como nos aproximamos de Deus e dos nossos semelhantes, verificamos a existência de dois tipos de relacionamento: O vertical, que é baseado na relação entre o homem e a divindade e o horizontal, que se estabelece pela interação do homem com o seu próximo.

A amor é a base do relacionamento entre Deus e o homem. Está escrito: “Nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro”-1 Jo 4:17-19. Logo o nosso amor ao próximo deve ser reflexo do amor de Deus derramado em nossos corações.

É a partir daí que responder a esse amor, ou seja, reagir a ele é uma questão de obediência.  Se alguém diz: “Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” 1 Jo 4:20.

 A caridade é esta: que andemos SEGUNDO OS SEUS MANDAMENTOS. Andar após os mandamentos de Deus. Este é o amor. Disse Jesus: “Se vós guardares os meu mandamentos...”

É maravilhoso saber que Jesus nos diz: “ASSIM COMO O PAI ME amou, também eu vos amei: CONTINUEM NO MEU AMOR. SE vos guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; ASSIM COMO também eu tenho guardado os mandamentos de meu pai, e permaneço NO SEU AMOR” Jo 15:9,10 .

No entanto, isto é um aviso: Se vós guardareis os meus mandamentos (então), permanecereis no meu amor. Parece evidente que, se não guardamos os Seus mandamentos, não vamos permanecer no seu amor. Se não permanecer no seu amor, como podemos ser salvos? Se desobedecermos seus mandamentos, como podemos ser salvos?

   “Porque este é O AMOR DE DEUS, QUE guardemos os seus mandamentos; E OS SEUS MANDAMENTOS NÃO SÃO penosos” 1 Jo 5:3.

 “O AMOR DE DEUS está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” ( Rm 5:5). Se somos "nascidos de novo," Deus nos deu do seu Espírito. O amor de Deus está em nossos corações pelo Espírito Santo.

Todo amor que recebemos do Pai no nosso relacionamento vertical, tal como posses, conhecimento, experiências, unção e até dons devem ser refletidos na nossa participação no corpo de Cristo, no nosso relacionamento horizontal. Devemos comungar, repartir aquilo que do Pai recebemos e isso é a manifestação do amor de Deus em nós.

O amor é manifesto em obras e não em palavras. O amor é manifesto em ação e não em discurso

“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas POR OBRAS E EM VERDADE”.  1 Jo 3:18. 

Os dons que recebemos só se transformam em ministério quando repartimos no corpo. Em Efésios capítulo 4, o apóstolo Paulo afirma que os dons partilhados (transformando-se em ministérios) é que edificam e aperfeiçoam o corpo de Cristo e que quando não cumprimos a ordenança de participá-los ao corpo a graça de Deus é nula em nossa vida.

“Andai em amor, como também Cristo vos amouEf 5:2.

Em Cristo


Ozéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário