Seguidores

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dons naturais e dons espirituais


Qual a diferença entre um dom e um talento?

É facilmente observável que nós nascemos com certos talentos, habilidades naturais, aptidões que por vezes nos são comuns e a outros não.

A Bíblia também afirma que quando nascemos de novo recebemos dons espirituais, isto é, passamos a ter talentos naturais e dons sobrenaturais.

É necessário que se faça a distinção entre talentos naturais e dons espirituais, para que nem toda capacidade humana seja tida como espiritual e nem toda capacitação espiritual seja resumida a habilidade humana.

Quanto ao nosso chamado e serviço no Reino não há nenhum contradição entre os dons naturais e os dons sobrenaturais ou espirituais

Deus sabiamente e de antemão nos equipa desde o nascimento para o seu propósito. Quando nascemos de novo os dons e habilidades naturais são revestidos de espiritualidade, ou seja, o natural revestido do sobrenatural.

Em Gálatas 1:15-16 existe um exemplo bem claro de como se processa essa simbiose entre dons naturais e dons espirituais.

Este texto declara que o apóstolo Paulo foi dotado do dom de pregar mesmo antes de nascer. 


Certamente ele ensinava e pregava antes de crer no evangelho de Jesus. No entanto, ao receber a salvação esse dom natural foi elevado há uma dimensão espiritual.


Em I Coríntios 2:14-15, o mesmo apóstolo Paulo afirma que os dons (naturais) que soberanamente recebeu de Deus se tornaram espirituais pelo simples fato dele ter se transformado em um homem espiritual

Essa habilidade natural se transformou em espiritual e aprimorou-se para o serviço no Reino de Deus.

Em suma, os dons que você manifestará serão naturais se você for apenas um homem natural e espiritual se você for um homem espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário