Seguidores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Colocando a casa em ordem

“Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti com fidelidade, e com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo”.  Isaías 38:1-3

O rei Ezequias padecia de uma doença incurável e, somando-se a isso, ainda estava sendo atacado por um rei inimigo. O rei da Assíria, Senaqueribe, queria destruir Jerusalém e o povo de Deus. Era um momento de grande aflição para o rei Ezequias.

Estamos diante de um homem que estava para ser morto pelo rei da Assíria e, se assim não fosse, morreria de uma doença mortal. Aqui apresenta-se um quadro de total falta de perspectiva. No entanto, Ezequias conhecia a seu Deus e também conhecia o poder da oração.

Fiado nisso, ele se dirige a Deus alegando as suas razões para viver. O teor de sua oração é a reposta que precisamos para entender o significado da expressão colocada por Deus na boca do profeta Isaías – “casa em ordem”.

Estar com a casa em ordem significa três coisas, coisas essas que o rei colocou diante de Deus:

Primeiro: “ ...andei diante de ti com fidelidade”

Segundo: “...eu andei com inteireza de coração”

Terceiro: “...eu fiz o que era reto aos teus olhos”

Quando a casa está em ordem o milagre acontece

Deus atentou para a oração e para a vida de Ezequias e como resposta lhe livrou das mãos de Senaqueribe e o curou de uma doença mortal. A manifestação gloriosa da resposta de Deus se deu quando o relógio de Sol de Acaz retrocedeu em dez horas.

Mais adiante o rei Ezequias louva a Deus pela sua justiça:

“Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados”  Isaías 38:17


Nenhum comentário:

Postar um comentário