Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2016

Planejando com sabedoria

“Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo dos céus”. Eclesiastes 3.1

Planejamento é algo que está entre o sonho e a realização. Planejar é traçar um caminho no amanhã. É trazer o que está na mente hoje para as mãos amanhã. É trabalhar com o tempo que ainda não se tem. Planejar envolve questões como “fazer o que”, “como”, “aonde”, “com quem”, “quando”.

Não há nada de errado em fazer planos e ter visões para o futuro. Errado, contudo, é fazer planos que não estão submetidos ao Senhor e dos quais não buscamos a Sua aprovação. Ao fazer planos devemos considerar algo muito importante: o “se” - “se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo.” (Tg 4:13), visto ser óbvio que não temos qualquer controle sobre o futuro.

O discernimento do tempo é essencial para que se esteja preparado adequadamente. Podemos citar o sábio conselho de José a Faraó que sabendo que viriam sete anos de fartura e, em seguida, sete anos de fome na terra do Egito, orientou que se estocasse o excedente da colheita dos anos de fartura e assim houve provisão de alimentos em tempos de grande seca.

Sempre haverá em nossa vida um tempo e um modo para se colocar em ação o que se sonhou. Eclesiastes 8:5 diz que “o coração do sábio discernirá o tempo e o modo”.

A capacidade de discernir o momento em que as coisas devem acontecer e a maneira como devem ser feitas é resultado de um coração sábio, sabedoria essa que é fruto do temor ao Senhor.

Vivamos com o olhar no futuro, tementes a Deus no presente, buscando a Sua sabedoria que é desde a eternidade passada.
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário