Seguidores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

POR QUE DEUS SE ESCONDE DO HOMEM?

Por Jonathan Silveira

“É impossível que ele [Deus] se revele ao homem
cuja mente e cujo caráter estejam em más condições.
Da mesma forma, os raios do sol, apesar de também
não terem predileções, não se refletem tão bem num
espelho empoeirado quanto num espelho polido.”
C.S. Lewis

Algumas pessoas reclamam do ocultismo de Deus. Umas dizem que um Deus pessoal não permaneceria escondido, mas, ao contrário, se revelaria ao homem. Outras, mais radicais, dizem que o ocultismo de Deus nos leva a crer que ele não existe.

Gostaria de saber que tipo de evidência seria necessário para que essas pessoas pudessem crer. Se encontrassem os Dez Mandamentos gravados na superfície da Lua ou, então, encontrassem a frase “Jesus Cristo te ama” estampada em todas as células seriam evidências suficientes? É interessante notar que, por mais que isso acontecesse, ainda seria necessário crer. A fé ainda seria necessária.

Mas se Deus existe e é amoroso, ele revelará sua existência em amor. Se isso acontecer, Deus é amor. Isso implica que ele não irá se revelar em amor ao homem de uma maneira fria e mecânica, pois isto contradiz o amor. Não se pode analisar o amor em um telescópio ou em um microscópio. Podem existir evidências para a existência do amor, mas o amor em si não pode ser espetado com um alfinete num mostruário, como se faz com uma borboleta.

Considere um casal que namora virtualmente por meses, sem nunca ter se encontrado. O rapaz, desconfiado do amor da garota, pede a ela que dê uma prova de seu amor, enviando-lhe uma carta com a frase “Eu te amo” escrita milhares de vezes por ela. Ninguém discorda que um namorado com esse comportamento ou é ignorante sobre o amor ou então é um sádico clamando por uma camisa-de-força.

Por mais que a garota se submeta ao capricho de seu namorado, não significa que ela o ame. Afinal, ela pode ter feito isso simplesmente por interesse pessoal, como, por exemplo, por interesse na fortuna dele. Além do mais, ele ainda precisaria de fé para acreditar que aquela carta foi realmente escrita por sua namorada. A verdade é que não se pode constatar o amor desta forma. Exigir esse tipo de evidência seria caricaturar o amor. O amor não permite retratos malfeitos de si. Quem acredita que permite, confunde amor com egoísmo.

Note que o rapaz não suspeita da existência da garota nem de que eles namoram. Suspeita tão-somente do amor entre eles. Desconfiar do amor pressupõe a crença de que sua parceira existe. Se não acreditasse na existência dela, ele não poderia desconfiar do amor, já que ela é imaginária.

Quero dizer com isso que não se pode colocar em xeque a existência de Deus quando se desconfia de seu amor. Só está legitimado a desconfiar do amor de Deus aquele que acredita em sua existência, pois se esse amor do qual se desconfia é o de Deus, então o problema não é a existência, mas sim o caráter de Deus. Não importa, assim, se Deus é mau por não ser amoroso; importa que ele existe. Em outras palavras, desconfiar do amor de Deus não implica a sua inexistência, implica se seu caráter é de fato amoroso ou não.

No fim das contas, se Deus não existe, não existe amor ou maldade divinos. Assim, não há ocultismo. Não se pode ocultar o que não existe. Em contrapartida, se Deus existe, ele pode se ocultar. Mas, se ele se oculta para não revelar o seu amor ao homem, ele revela a sua maldade e, portanto, ele é mau. Assim, ao se ocultar, Deus revela o seu caráter maldoso de maneira omissiva.

Todavia, se Deus é bom, ele só pode revelar seu amor de maneira comissiva. É impossível que Deus se oculte e ao mesmo tempo revele seu amor ao homem, pois, ao amar, ele já pratica uma ação e se revela de forma ativa. Não é possível amar mediante omissão, mas somente mediante ação. Assim, o amor não pode ser ocultado. Se for ocultado, não é amor. Portanto, se Deus existe, sua maldade ou sua bondade são revelados ao homem. Ou Deus é mau ou é bom. Desta forma, também não há ocultismo.

Mas, na verdade, Deus é, por natureza, amoroso. Todas as suas ações possuem finalidade amorosa. Se Deus fosse mau, sequer saberíamos o que significa o amor. Deus nos deu prova de seu amor ao criar o universo e tudo quanto há nele – inclusive nós. Mas a maior prova de amor foi dada ao enviar seu filho Jesus Cristo ao mundo para nos resgatar do pecado. De modo que todo aquele que creia em Jesus tenha vida eterna. É nisto que os cristãos creem. Talvez você tenha problemas com essa crença. Mas o que realmente importa é ser humilde e não descartá-la. Como você pode garantir que ela é falsa? Se ela for verdadeira, Deus irá revelar o seu amor a você de uma forma pessoal, de acordo com a sua necessidade. Quando se está realmente disposto a crer e a amar a Deus, ele se revela em amor. Como afirmou um dos patriarcas da Igreja, Agostinho de Hipona, “Creia, e você entenderá”.

Um homem que não possua compromisso com o amor, mas sim com a devassidão, não pode reclamar da inexistência de uma mulher que o ame verdadeiramente. Na verdade, sempre há alguém que o ame, mas ele não pode enxergar isso, pois sequer está aberto ao amor. Um jogador de futebol também poderia permanecer em uma equipe que não pretende ganhar as partidas, mas apenas realizar grandes dribles. Como convencer esse jogador a marcar gols quando seu objetivo não é ganhar a partida? Aliás, ele nem pode se queixar de que não ganha partidas. Se ele quiser ganhar partidas, será necessário dar um salto de fé e mudar de equipe. Do mesmo modo que para se marcar gols é necessário primeiramente desejar ganhar a partida, para se encontrar o amor, é necessário primeiramente amar.

Para que você encontre o amor de Deus, portanto, é necessário ter fé, ser humilde e abrir seu coração à verdade e ao amor. Talvez você ainda não tenha conseguido obter acesso à revelação do amor de Deus, pois você não tem vontade de encontrá-lo. Se Deus tivesse de se declarar além de nossa capacidade de rejeitá-lo, então ele estaria nos forçando a aceitá-lo. Mas isso seria arbitrário. Aqui começamos a refletir se é mesmo Deus que se oculta do homem ou se é o homem que se oculta de Deus. Afinal, quem ama não possui motivos para se ocultar. O amor é uma virtude. Por que ocultar virtudes? Se Deus é amor, ele não está oculto, mas está acessível a todos, a qualquer momento, pois, como dizem os cristãos, Deus nos amou antes que pudéssemos amá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário