Seguidores

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Deus confronta os deuses do Egito trazendo as 10 pragas

O Egito era uma nação que adorava vários deuses, e queria que os hebreus (povo israelita) também os adorassem e servissem. As dez pragas enviadas por Jeová visavam exatamente desmascarar esses deuses, para provar a superioridade do Deus de Israel, tanto aos egípcios quanto aos judeus. Essa atitude de Deus ocasionou uma verdadeira batalha espiritual, com duplo objetivo: forçar Faraó a libertar o povo israelita e convencer Israel sobre a presença e o poderio de Deus, o Libertador e único Senhor a quem devemos amar, servir e adorar.

1ª Praga – As águas do rio Nilo se convertem em sangue (Êxodo 7.19-25). Por ser de grande importância para o Egito, o rio Nilo era idolatrado pelos egípcios e, para ele, havia um protetor: o deus Osíris, um dos deuses mais importantes do Egito. Deus Jeová converte aquelas águas consideradas sagradas pelos egípcios em sangue e prova que nenhum outro deus poderia desfazer Seu desígnio.
2ª – A praga das rãs (Êxodo 8.1-15). No Egito, as rãs eram símbolo de poder criador e procriador. Não se podia matar um destes animais voluntariamente. A pena para quem matasse uma rã no Egito poderia ser a morte. Eram representadas pela deusa Heka. Contudo, Deus fez com que aquele povo passasse a odiar as rãs quando fez com que esses animais se proliferassem de forma tal a empestar todo o país superabundantemente.

3ª– A praga dos piolhos (Êxodo 8.16-19). O pó da terra tornou-se em piolhos. Esses insetos atacaram homens e animais, tornando a terra cheia de imundícies e doenças como a febre e a tifo. O deus eleito para proteger os egípcios contra os piolhos (grandemente temidos por aquele povo) era o deus Fedi, mas ele nada pôde fazer diante daquele ato de força do Deus Jeová.

4ª– A praga das moscas (Êxodo 8.20-32). As moscas também eram animais sagrados no Egito, e representados pelo deus Escabino. Mas o Grande Deus, enviando em excessiva quantidade esses insetos à nação egípcia, provou-lhes que não há Deus nem animal endeusado que tenha poder para vencer o único Deus vivo. Elas também passaram a ser odiadas... e Escabino também nada pôde fazer.

5ª– A praga da peste nos animais (Êxodo 9.1-7). Os cavalos, bois, burros e camelos eram os bens mais valiosos da época. Sua maior ou menor quantidade indicavam a posição social das pessoas e, por isso, eram o mais lucrativo negócio. Sendo esses animais afetados pela peste, toda a vida comercial e agrícola do Egito parou. Fortunas empregadas em animais foram arruinadas. Para os egípcios, um dos principais e mais populares cultos era o culto ao deus Apis, deus Touro, protetor dos animais. Contudo, por mais cultos que se oferecessem ao deus Apis, a força de Deus Jeová não pôde ser contida, e o Egito inteiro entrou em grande desgraça.

6ª– A praga das úlceras (Êxodo 9.8-12). Na área da medicina, o Egito era a mais avançada nação da época. Porém, quando não havia cura médica, os egípcios apelavam para os magos e feiticeiros, que eram tidos como curandeiros, fazedores de milagres. Essa praga foi derramada sobre aquele povo, seus animais e magos para que reconhecessem que ninguém detém o poder de curar e regenerar, a não ser o único Deus Vivo. Todos ficaram inertes diante de tamanhos feitos, e a ciência e os conhecimentos sobrenaturais egípcios de nada valeram.

7ª - A praga da saraiva (Êxodo 9.22-35). As chuvas eram incomuns no Egito. Lá não haviam chuvas, nuvens, nem tempestades. Segundo a crença egípcia, a deusa Chó era a protetora da atmosfera. Contudo, Deus fez com que essa deusa fosse detestada pelos egípcios quando eles receberam dos céus chuva de pedras (de 38 a 45 quilos) misturadas com fogo, o que feriu e destruiu homens e animais, ervas do campo e plantações, moradias e estábulos, sem que Chó nada pudesse fazer.

8ª - A praga dos gafanhotos (Êxodo 10.1-20). Os gafanhotos (ou locusta) foram uma das piores pestes sobre o Egito. Eles comiam tudo quanto encontravam nas lavouras. A quantidade desses bichos sobre a terra era tamanha, que a Bíblia chega a dizer que “a terra se escureceu” pelas nuvens que formavam e tampavam o Sol (Êxodo 10.15). O deus Zedequias era o protetor das lavouras, mas foi envergonhado pela praga de Deus, à qual o deus egípcio não pode deter.

9ª - A praga das trevas (Êxodo 10.21-29). No Egito, o Sol brilha todos os dias do ano. O deus Rá era o deus-sol, adorado pelos egípcios. A escuridão lançada sobre a terra foi tanta que “ninguém se levantou do seu lugar por três dias” (Êxodo 10.23). E o deus-sol foi ofuscado pela glória de Jeová.

10ª Praga – A morte dos primogênitos (Êxodo 11.1-10; 12.29-36). A praga seguinte foi a pior de todas as pragas. Sobre os primogênitos, eles eram sempre alvo de maior carinho e estima, pelo seu lugar como cabeça da família. Além disso, para os egípcios era uma abominação morrer e não ter o corpo embalsamado. Quando Deus mandou a morte aos primogênitos do Egito, Ele quis provar a Faraó, o grande rei do Egito, e aos deuses, que nenhum deles tem controle algum sobre a morte. Morrendo aos milhares, não havia condições suficiente para que todos aqueles primogênitos fossem embalsamados. E novamente os valores terrenos egípcios (hoje representado pelo mundo), foram lançados por terra.

Com essas pragas, Deus quis provar aos egípcios que, por mais poder bélico, científico e filosófico que possuísse, não se poderia endeusar e rejeitar Jeová, que verdadeiramente é o Senhor, ao tempo que também quis demonstrar aos hebreus o poder, o amor e a fidelidade do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Quis convencê-los que só ao Senhor devemos servir e somente a Ele adorar.

Desde a primeira praga até a morte dos primogênitos, um ano, mais ou menos, foi decorrido.

Faraó resistiu até a 9ª praga sem libertar o povo. Na 10ª ele foi forçado a fazer isso. E foi para que essa 10ª praga ocorresse, que o Senhor Deus instituiu a "páscoa":

8 comentários:

  1. Preciso dizer alguma coisa? Este documento fala por si só. O mais incrível é ver pessoas se dobrando para deuses como os do Egito. Lamento muito pelo Brasil, apesar de nossa caminhada ter ganhado campo fertíl, o Evangelho tem sido pregado sobre todos os aspectos, no entanto ainda existe pessoas que dispensa sua fé no 12 de Outubro, lamentável. É preciso ter muita unção pra despedaçar o jugo. Is 10;27...
    Deus abençoe seu tabalho sempre com esta conotação, me surpreendeu... abraços, Plínio

    ResponderExcluir
  2. muito edificante este estudo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns uma visão ampla do assunto

    ResponderExcluir
  4. Fui pesquisar sobre as pragas do Egito e cai nesse Site, que benca viu !

    ResponderExcluir
  5. Fui pesquisar sobre as pragas do Egito e cai nesse Site, que benca viu !

    ResponderExcluir
  6. Fui pesquisar sobre as pragas do Egito e cai nesse Site, que benca viu !

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse conteúdo. Parabéns. Gosto muito desse assunto de quando Deus desafiou os deuses egípcios. Nenhum deles foi capaz de vencer o Deus dos Hebreus.

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse conteúdo. Parabéns. Gosto muito desse assunto de quando Deus desafiou os deuses egípcios. Nenhum deles foi capaz de vencer o Deus dos Hebreus.

    ResponderExcluir