Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mude seu azeite

Texto: I Reis 19: 14 – 16; 19 - 21

“Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para me tirarem. Então o Senhor lhe disse: Vai e volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria. E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate De Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em seu lugar. Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estando ele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu lançou a sua capa sobre ele. Então, deixando este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. Respondeu-lhe Elias: Vai, volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir,

Tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos de boi cozeu a carne e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.”
I Reis 19:14 – 16; 19 – 21.

A salvação é de graça, a graça é de graça, mas, a unção tem um preço.
Há um preço a ser pago pela unção! Assim como o pecado tem um preço a ser pago, assim, também é a unção.

Veja nesta história de Eliseu. Eliseu foi chamado e convocado para mudar de unção, mudar o seu azeite, andar na visão e governar. E qual era a mudança?
De lavrador da terra a pastor e profeta de Israel.
A Bíblia diz que partiu Elias e achou a Eliseu lavrando a terra com doze juntas de boi. Eliseu já trabalhava com uma visão de doze juntas.
Eliseu já tinha a unção de governo nas mãos, agora, bastava somente receber a autoridade para governar.

Eliseu iria profetizar debaixo de um manto, o manto da nova unção, a capa de uma nova unção e poderosa unção de Deus. E como recebeu?
Pela capa de Elias! “E chegando-se Elias a Eliseu, lançou a sua capa sobre ele.”
Sim, é isto aí, uma capa de unção!
Na unção se estabelece o principio de honra. - “Deixa-me ir beijar meu pai e a minha mãe, então te seguirei” – Isso demonstra respeito, consideração e zelo.
Eliseu honrava seus pais. Ele tinha princípios de honra dentro dele e por isso Eliseu também honrou a Elias, até o fim.
Ninguém pode ser ungido de qualquer maneira, de qualquer jeito, passando por cima de todo mundo, não respeitando ninguém, não considerando ninguém – “Ah, Deus me revelou, ou Deus me chamou, foi Deus que me disse e não tô nem aí para opinião de ninguém, não importa mais nada, nem a lideres, nem a pastores, ninguém – Não é assim.”
As coisas não são assim , quebrando princípios, rompendo barreiras de unção e sabe por que?
“Porque quem não se submete, não presta para servir.”
A unção é para servir!
“E depois Eliseu, tomou a junta de bois e os matou; e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias; e o servia.”

Isto significa renuncia, desprendimento, amor, confiança, fé e humildade.
Só os humildes são capazes de servir!
Os arrogantes, não. Os arrogantes não tem disposição para servir, pois, eles acham que são eles que devem serem servidos. É preciso mudar o azeite!
A Bíblia aconselha, no Salmo 32: 9 – “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se atire contra ti.”

O que faz o cavalo? Ele corre na frente e mostra-se impaciente.
E o que faz a mula? Mostra-se teimosa e não se move de jeito nenhum.
O cavalo corre depressa demais e a mula não anda, empaca. O cavalo dá coice, corre para longe da unção, não tem paciência para esperar, e portanto, refugia-se na carne.
A mula empaca, não vai em frente, e por isso morre na carne. Tem muita mula empacada na Igreja e tem muito cavalo estúpido dentro da Igreja. Que Deus nos liberte e nos dê uma nova unção, um novo azeite.
Jesus disse: “Ficai em Jerusalém até que do alto recebereis a unção, sereis revestidos de poder, o poder do Espírito Santo.”
Aquele que tem espírito de cavalo não espera, é impaciente – “esperar pra que, vamos lá, vamos fazer, vamos em frente. Não é bem assim, ficar aqui esperando, não precisamos assim do líder, que dependência é esta?”
E aquele que tem o espírito da mula?
“Ah! Ir lá pra que? Tem que ser lá em Jerusalém, pode ser em qualquer lugar, se quiser me ungir, que a unção vem até aqui, daqui eu não saio, pra que esta frescura, porque tem que ser deste jeito. Vou ficar aqui mesmo, se precisarem de mim, sabem onde me achar.” Viu, o espírito da mula.
Mas, quem tem o espírito de ovelha diz: “O que foi que Ele disse mesmo?”
Ficai em Jerusalém para receber poder.
“Ah! Então, tá. Sobe no altar e se assenta lá e espera a unção.” - Glória a Deus!
Quem é ovelha paga o preço da unção, paga o preço da obediência, o preço da submissão, o preço do servir. Quem tem o espírito de ovelha é diferente – Jesus disse, que quem é ovelha ouve a sua voz e elas o conhece.
Precisamos ser ovelhas do bom pastor! O bom pastor chama-se Jesus Cristo!
A uma dessas ovelhas especiais, disse o Senhor: “Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. Com Ele a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá.” – Salmo 89.
Davi recebeu azeite novo, azeite de ovelha.
Há um lugar em Deus que recebemos o rico azeite do Espírito Santo.
Seu vaso está rachado? Está perdendo azeite? Ou a unção está ficando velha?
É horrível o cheiro de azeite estragado? Dê atenção a oração e ao estudo da Palavra de Deus!
É hora de deixar a unção envelhecida, a unção gasta e receber uma unção nova, mudar de azeite, receber o frescor do Espírito Santo, o Senhor nos renova!
Não viva da unção do passado, o Senhor renova a cada manhã um novo tempo de unção, portanto, viva os milagres de hoje; o que passou, passou – Faça hoje o que Deus estabeleceu para a sua vida.
O azeite de oliveira estragada é repulsivo, mas, quando o azeite está fresco, seu aroma é atrativo e agradável.
A Bíblia diz que quando Samuel ungiu a Saul com azeite – Saul foi transformado!
Em I Sam. 10: 6 está escrito: “E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem.”
Mas, o que aconteceu com Saul que se desviou? Unção velha, unção estragada, passada, estupidez, o espírito de cavalo o dominou. O profeta Samuel disse: “Vai e espera sete dias em Gilgal.”
“E para que esperar? Está demorando, eu mesmo vou fazer o sacrifício, não é bem assim, eu também sou ungido, não preciso do meu líder espiritual, o problema não sou eu, é Samuel que está atrasado.”
Saul quebrou princípios espirituais a ponto de ficar endemoniado, perdeu a visão, perdeu o governo, perdeu o reino.
Rebelião traz perdas irreparáveis.
Jesus disse a Judas Iscariotes: “Vai, dou-te poder para expulsar os demônios, curar os enfermos e dar vista aos cegos.”
Mas, a mula do Judas empacou. Não! Porque tem que ser assim?
Judas perdeu a visão, perdeu o governo, deixou de ser um dos doze. Quando Judas perdeu a unção, o diabo tomou conta dele e ele traiu a Jesus.
Mas, Pedro foi ovelha. Jesus disse: “Vá e diga a Pedro e aos outros que me esperem na Galiléia.”
E quando Jesus chegou lá, Pedro estava lá esperando, é ovelha. E por isso, Jesus mudou a sua unção, mudou o seu azeite – Tu és agora Simão Pedro, um pastor – “Apascenta as minhas ovelhas.”
Os pastores em Israel pegavam o azeite e esfregavam nas ovelhas para impedir que insetos molestassem as ovelhas.
Davi disse: “Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda.” – Sl 23: 5
Esfregar azeite nas ovelhas, é a forma de guardar as ovelhas com sossego.
É assim que o grande Pastor – Jesus Cristo irá fazer. Ele irá esfregar azeite em nós e seremos livres dos demônios, dos bichos que querem entrar em nós, e eles não vão entrar, pois, o Espírito Santo é o poder de Deus que nos guarda do mal.
Eliseu pagou o preço desta unção, seguindo Elias por todos os lugares em que ia.

Elias disse: “Vou a Gilgal.” – Eliseu respondeu: “Eu também vou.”
“Agora, você fique aqui, pois, vou a Betel.”
Eliseu: “Não, eu vou também.”
“Eliseu, você está cansado, fique aqui, pois, vou a Jericó.”
Eliseu lhe disse: “Não, não fico não, não te largo, não te deixo.”
Quem segue o líder, vê coisas extraordinárias e pode ele ainda receber a próxima capa, a próxima unção.
E depois, disso foram até o Jordão e as margens do rio Jordão, veio uma carruagem de fogo e tomou Elias e o levou para o céu. A capa de Elias caiu, a capa da unção caiu e Eliseu a pegou, e se tornou o profeta de milagres em Israel – Tudo porque Eliseu pagou o preço da nova unção. Tudo porque Eliseu mudou o seu azeite! E assim ele foi cheio do azeite do Senhor! Eliseu viu os céus abertos e os anjos com espadas de fogo para protegê-lo. Deus já determinou que os seus santos anjos batalhem por ti, batalhem pela tua vida. Mude o seu azeite! Amém!!! Amém!!!


Por Adiel Santana

Um comentário:

  1. julio aparecido lopes4 de agosto de 2010 às 08:04

    Mudar o azeite não basta, não se trata de querer e sim do querer do senhor, o azeite verdadeiro quem nos derrama é o senhor e o senhor faz as tuas obras conforme a tua vontade, teria o homem algum poder de mudar a vontade de Deus, quem habita no coração do homem é o Espírito Santo e não o homem que habita no espírito. Se enche da glória do Espírito de Desu aquele que antes fora de Deus.Portanto, eu não mudo meu azeite e sim Deus que é me da uma porção nova dele conforme a vontade dele, assim creio.Que o senhor dos mais céus façam resplander sobre vós o teu rosto, que ele te guarde e te ilumine e de a ti o azeite que ele quer para ti e não o que ti quer dele.Amém

    ResponderExcluir