Seguidores

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Candelabro de Deus e o arrependimento



“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Ap 2.5).


Norman Vincent Peale e Dale Carnegie conseguiram, através de seus livros na década dos anos de 1950-60 abolir da mente das pessoas a idéia da necessidade de arrependimento. O Poder do Pensamento Positivo, especialmente, best-seller na época ensinava os leitores a superar quaisquer erros da vida, pensando positivamente.


Diferentemente das Escrituras que ensina que a superação de um erro cometido contra Deus e ao próximo é feita através da metanóia ou arrependimento. É o que Jesus chama no versículo acima de “volta”. Arrepender-se é voltar atrás ou mudar de direção.


A igreja de Éfeso conhecia todo o projeto Eterno de Deus e deveria ser uma igreja irrepreensível; aliás, recebe elogios por parte de Jesus.


1. Era uma igreja que praticava justiça social ou boas obras. “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança” (Ap 2.2).


2. Era uma igreja que perseverava na fé e na missão que Deus lhe concedera: “perseverança” (2.2).


3. Uma igreja que sabia detectar e expulsar de seu seio os obreiros fraudulentos e os falsos apóstolos. “Não podes suportar homens maus”, e “puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos” (2.2). – A igreja sabia como testar os apóstolos para saber se eram falsos ou verdadeiros!


4. Era uma igreja que aguentava o rojão e as perseguições por amor a Jesus. Sem nunca desanimar: “E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer” (2.3).


Até aqui só elogios! Mas, apesar de tantas qualidades, Deus avisa: “Volta à prática das primeiras obras” (2.5). Arrependimento! Onde foram parar os cultos de arrependimento e de quebrantamento diante de Deus!?


Na maioria das igrejas os cultos são apenas festas, alegria, danças e “lulinha paz e amor”! Jesus está pedindo que a igreja volte!


1. Volta, igreja às reuniões de oração em que arrependimento e quebrantamento eram a tônica; nessas suas reuniões de oração os membros se preocupam em receber fogo do céu, e tudo o que experimentam é fogo de palha! Busque o arrependimento.


2. Busque o arrependimento, igreja, e quem sabe o Senhor terá misericórdia de nós.


3. Volta, igreja a reconsiderar os caminhos por onde você tem trilhado. Volte a estudar as bem-aventuranças; reconsidere sua missão de evangelizar; de fazer discípulos; de cuidar dos pobres.


4. Igreja pentecostal, que de pentecoste só tem o nome: Volte à prática da vida de devoção e de compromisso com o Senhor.


5. Voltem, pregadores a pregar mensagens expositivas; a expor a palavra de Deus, porque tudo o que vocês pregam são tópicos carregados de emoção que em nada edificam os crentes. 6. Pregadores, parem de pregar mensagens que só produzem cócegas nos ouvidos dos seus fieis; comecem a pregar mensagens que perturbem os membros de suas igrejas. Mensagem que os deixe inquietos!


6. Volta, igreja a considerar a palavra de Deus como lema para a vida diária. Deus diz aos pastores a mesma coisa que disse ao líder da igreja de Éfeso: Se não, virei e removerei de ti o teu candelabro.


A igreja é o candelabro de Deus. Vocês continuarão sendo pastores, mas sem candelabro. Terão povo, mas não é povo que ilumina. Terão freqüentadores, mas não discípulos de Jesus. Faz muito tempo que Deus tirou o candelabro da mão de alguns pastores! Estes têm milhares de membros; mas não a igreja! Porque o verdadeiro candelabro, a igreja, continua nas mãos do Senhor Jesus!


Por João de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário