Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Baca - Vencendo o vale das lágrimas


Salmo 84

Segundo o dicionário “vale” é uma depressão ou planície entre dois montes. O salmista nos fala do "Vale de Baca". A palavra Baça no hebraico significa lágrima, choro. Então aquele vale era conhecido como o “vale das lágrimas”, ou seja, o trecho mais difícil da estrada.
Qual de nós pode dizer que nunca passou pelo vale das lágrimas? A passagem pela vida nos faz chegar a esse vale. Alguns chegam a esse vale por causa da perda, da traição, da violência, etc. Outros chegam ao vale de lágrimas por causa da tentação, da indiferença. Da depressão, etc.
O salmista que passou essa terrível experiência e nos dá a fórmula de como sair desse vale.

1. TER DEUS COMO ÚNICA FONTE DE FORÇA. V. 5

Só vence o vale de lágrimas aquele que faz de Deus a sua Fonte, o seu Gerador, a sua Usina de Força. Nenhum livro de auto-ajuda, do tipo “Como Vencer ou Como Superar Um Mau Hábito” vai conseguir fazer com que você vença o vale de lágrimas, pois eles dizem o que fazer, mas não têm o poder para fazer. Não existe há força humana que resista ao Vale de Baca.
Na hora do desprezo, da depressão, da tragédia, qualquer força humana é pouca comparada à pressão das adversidades sobre nós. E você só vai vencer o vale de Baça se você crer no seu coração que a força que você precisa vêm de Deus.
A nossa força não está no pensamento positivo, não está no dinheiro, não está no nosso líder, não está na nossa família – a nossa força vem do Senhor! Declare que a sua força vem do Senhor e deixe Deus agir na sua vida.

2. MUDAR PRIMEIRO O CORAÇÃO. V. 5

O salmista diz que “Felizes são aqueles que conseguem transformar o vale árido das lágrimas num manancial de bênção! Mas quem são esses? São aqueles que mudaram primeiro a sua situação interior, dentro do seu coração. Só muda a situação do lado de fora da vida, quem já mudou a situação do lado de dentro. É a situação na qual se encontra o seu coração que vai determinar a situação da sua vida.
Portanto, é impossível mudar a história que nos envolve, sem primeiro mudarmos a história do nosso coração. Isso só é possível mediante a graça de Deus. “Porque o SENHOR Deus é Sol e Escudo; o SENHOR dá Graça e Glória” V. 11.
Isto quer dizer que o vale de lágrimas recebe a Graça de Deus e não a esgota nem um pouco. O seu vale de lágrimas, seja do tamanho que for, da fundura que for, da largueza que for, não vai jamais estancar a Graça de Deus nem esgota-la, pois ela é inesgotável. Se o seu vale de Baca é grande, saiba que a Graça de Deus vem no tamanho da sua dor; ela ganha a dimensão do seu sofrimento. Por isso receba hoje Jesus no seu coração, pois Ele expressa a Graça de Deus sobre nós.

CONCLUSÃO: Quem sabe, você não esteja hoje, no meio do Vale de Baca – consumido pelas lágrimas do sofrimento? Esse Salmo é uma carta de Deus para sua vida, cujo dia-a-dia é marcado por dificuldades, por problemas, por lutas, que acabam tornando nossas vidas num vale de lágrimas. Diante dessa situação tenha Deus como fonte de sua força e mude os pensamentos do seu coração, recebendo a graça de Deus que é o Senhor Jesus! Amém.

Por Pr. Jário V. Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário