Seguidores

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A decisão de Habacuque


"Colocar-me-ei sobre minha torre, irei permanecer sobre a fortaleza, e vigiarei para ver o que ele me dirá, e que resposta me dará sobre minha queixa." Hc 2.1

Diante das constantes e não agradáveis circunstâncias da vida somos levados a querer encontrar resposta para o que estamos passando.
Certamente, hoje, muitas pessoas buscam respostas para seus mais diversos problemas. Assim, também foi na vida do profeta Habacuque. Ele buscava resposta acerca de seus clamores (1.2). Vendo tanta iniqüidade, destruição e violência diante de si, não compreendia os caminhos de Deus no tocante a sua nação.

O quadro que tinha diante de si era o de uma gente ímpia que abatia o povo de Deus - Israel. Eles prosperavam, dominavam, enquanto isso, Israel via o seu templo ser destruído; seus jovens serem levados. A glória de Israel se foi. Israel sofria. Sua atitude diante dos acontecimentos foi a de ir em busca de respostas. Separou-se, dedicou tempo, foi firme em sua decisão. Seu objetivo era falar com Deus acerca do que afligia sua alma e ouvir de Deus uma resposta.

Muitas vezes acontecem situações na nossa vida financeira, religiosa, sentimental, familiar, social, que nos desafiam e provocam uma série de questionamentos que, na maioria, ficam à priori sem respostas. Aonde vamos encontrá-las?

Quem poderá nos responder? É preciso ir à torre de vigília.

1. Torre é o lugar de oração. Momento em que podemos ficar separados para falar com Deus; meditar, ouvir Deus falar conosco. Vá hoje mesmo à torre, e não saia de lá. Seja persistente, perseverante. Deus não te deixará sem resposta. Ele virá falar com você, aliviará a dor da tua alma, te mostrará Seus propósitos, pois, não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos. Clame e Ele te responderá, vá à torre de vigília e lá ouvirá Deus falar contigo.

2. É preciso estarmos atentos. A qualquer momento, podemos ouvir a Deus. É preciso estarmos prontos. Tomemos cuidado. Não sejamos dormentes ou insensíveis. Deus pode revelar-Se em diálogo conosco de várias maneiras.

3. A resposta não será a que nós queremos ouvir. Poderá não ser a que satisfaça nosso ego, nossa vontade. Deus trará uma palavra que revela Seu caminho, Sua vontade, Seu amor. Mesmo que seja o que você não pensou, a Sua resposta preencherá seu vazio, te dará forças, fortalecerá a sua fé.
Habacuque esperou ouvir um tipo de resposta. A resposta de Deus não foi o que Habacuque queria ouvir, mas, a que ele precisava ouvir. Deus conhece o que nós precisamos e trará a resposta de acordo com a nossa real necessidade.

4. Pare! Fale com Deus. Pare! Deus falará com você. Vá hoje mesmo ao lugar chamado Oração, ouça a voz de Deus no altar. Receba a bênção no caminho da perseverança. Encontre as respostas que você precisa na Torre Forte. Escreva a visão; não te esqueças do que Deus te mostrará. A resposta chegará e, com ela, um novo horizonte, uma nova maneira de encarar a vida, de entendê-la, de compreender os acontecimentos. Sua fé será renovada, sua vida não será mais a mesma.

A palavra final de Deus a Habacuque continua.
Não busque entender o mundo, a vida na sua concepção, na sua forma de viver. Entenda tudo a partir da fé, afinal de contas o ímpio não consegue entender nem agradar a Deus, mas o que busca respostas para sua vida em Deus, dessa fé viverá e o prazer de Deus estará com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário