Seguidores

sábado, 6 de agosto de 2011

A decisão de Ester

Conhecido por milhares, a história da rainha Ester é uma inspiração à obediência. Porém no capítulo quatro do livro de Ester nos apresenta o momento crucial de sua vida onde a rainha teve que vencer o medo e tomar uma atitude que determinou a sua sobrevivência e a de seu povo (os judeus).

Quando Ester toma conhecimento de que seu primo e tutor Mordecai juntamente com seu povo encontravam-se desesperados por conta do intento de Hamã, membro mais alto da corte, de exterminar todos os judeus e por conta disso seu primo pede a Ester que compareça na presença do rei Assuero e suplique misericórdia pelo seu povo , Ester no primeiro momento devolveu a situação ao seu primo com a resposta de que não poderia adentrar à presença do rei Assuero sem ser autorizada previamente sob pena de morte.

Como resposta de seu primo Mordecai , Ester ouviu palavras duras que em outros termos até a chamou de covarde.

Ora, quando solteira Mordecai sempre tomou as decisões por ela, após casada com o rei Assuero este tomou as decisões sobre a vida de Ester que fora empossada como rainha por conta de sua beleza, agora o seu primo a chama de covarde. Que afronta!

Diante da acusação de ser acovardar perante a iminente tragédia, a rainha que antes não tomava decisão sozinha, ordenou que seu primo reunisse todo seu povo que se achava em Susã e juntos estabelecessem um jejum de três dias com o propósito de que o rei Assuero a recebesse.

Acredito que quando menina Ester deva ter vivenciado situações em que seu primo e tutor Mordecai jejuava quando estava diante de uma tribulação, por isso quando se viu diante da dificuldade, estabeleceu um propósito diante de Deus, em jejum, quebrou um protocolo da corte de adentrar a presença do rei sem prévia autorização e foi vitoriosa em seu propósito.

Interessante que antes de Ester ter conhecimento da situação, Mordecai e o povo já haviam jejuado, porém o propósito deles fora com lamento, com luto, com choro, diferente do propósito de Ester que fora com intrepidez, ousadia, (raiva santa).

Muitas e muitas vezes nos encontramos diante de situações as quais a nossa decisão irá influenciar para sempre nossa vida, nossa família, nosso povo, diante destas situações o melhor a fazer é confiar em Deus e tomar a atitude daquilo que Ele nos tem ensinado diariamente entrado diante Dele com intrepidez (Hebreus 10:19) motivadas por aquilo que temos aprendido na palavra Dele a bíblia.

Faça como Ester, diante de uma dificuldade estabeleça propósito diante de Deus, quebre o protocolo que são as circunstâncias que nos delimitam parta para cima do problema com intrepidez, coragem, ousadia, firmeza inabalável no perigo e então você ouvirá do rei:

"Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição?
Até metade do reino se te dará." (Ester 5:3)

Por Valéria de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário