Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Por que Uzias fracassou?

ISOLAMENTO (2 Crônicas 26 )

Vamos usar a “pirâmide do sucesso” para ilustrar o que possivelmente aconteceu com o rei Uzias. Quando Uzias começou a reinar efetivamente ele estava na parte baixa da “pirâmide”, onde há muito espaço para os movimentos e também para ter perto de si amigos e mentores.

Como líder, Uzias ainda não tinha provado nada, era o inicio de uma caminhada que duraria cinqüenta e dois anos de reinado.

Porém, quando Uzias começa a conquistar, reconstruir cidades, construir torres para proteger o seu povo, organizar um exército vencedor, fabricar armamentos bélicos ele sobe alguns degraus na “pirâmide do sucesso” e passa a ser percebido, notado, aplaudido, reconhecido e o seu nome ganha notoriedade.

A posição que ele ocupa na pirâmide, o espaço para os seus movimentos é menor e como sempre acontece, o sucesso quase sempre leva o líder ao isolamento. “A busca do poder aumenta o isolamento, inibindo o desenvolvimento do caráter”.

O sucesso quase sempre ergue paredes que isolam o líder das pessoas que deveriam ser uma fonte que nutre a nossa alma com graça.

Jesus, mesmo no auge do seu ministério, nunca permitiu que os “assessores” erguessem muros, paredes, cercas de isolamento em torno da sua liderança.
O evangelista Lucas registrou um fato que ocorreu em Jericó, onde os “assessores” de Jesus quiseram levantar uma cerca de isolamento, impedindo que ele atendesse um pobre cego esmoler:
“Aí o cego começou a gritar: - Jesus Filho de Davi, tenha misericórdia de mim! Os que iam na frente o repreenderam e mandaram que ficasse quieto”. (v.38,39)

Jesus ao ouvir o clamor do homem, respondeu reprovando a atitude daqueles que tentava levantar uma cerca de isolamento em torna da sua liderança:
“Jesus parou e mandou trazer o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: - O que você quer que eu faça?”(VS.40,41-BLH)
Jesus, um líder sempre acessível!

1) O Conselheiro na vida do líder
O sucesso sempre atrai bajuladores hipócritas e afastam aqueles que nos falam a verdade.
Observe que a presença do profeta Zacarias como Conselheiro na vida de Uzias, fazia toda a diferença:

“Enquanto Zacarias viveu, Uzias serviu a Deus fielmente, pois Zacarias o ensinou a respeitar o eterno. Durante esse tempo Deus o abençoou”. (2 Cro 26.5 - BLH)

Porém, quando Zacarias morreu o rei Uzias se perdeu. Umas das armadilhas mais perigosa do sucesso é a “solidão” provocada pelo poder.
O líder não pode esquecer que esta “solidão do poder” quase sempre é o prelúdio do desastre. Quando estamos sozinhos somos tentados a fazer coisas que jamais faríamos se alguém estivesse conosco.

O que faltou para Uzias? Faltou um conselheiro.
O Conselheiro é o recurso que Deus usa para manter o líder no “caminho”. Nem Paulo, o apóstolo dos gentios se arriscou viver sem mentor contas.
Quando o líder não reconhece a importância de um supervisorr, sua liderança se tornar vulnerável aos ataques de satanás.

A parábola que Jesus contou do “Filho Pródigo”, Lucas 15.15,16 nos ensina uma lição preciosa sobre supervisão espiritual. Ao decidir viver longe da supervisão do pai, sem ser obrigado a prestar contas, levou o filho à ladeira do fracasso.

“Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha de vontade de comer o que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam”. (- BLH)

Ele perdeu tudo, chegando a ter inveja dos porcos, porque os porcos tinham pelo menos comida, porém, nem isso ele tinha para comer.

2) Por que a unidade é vital na vida do líder:
1. Um cordão de três dobras não se quebra com facilidade... (Ec 4.12). Quando estamos sozinhos somos tentados a fazer coisas que jamais faríamos se alguém estivesse conosco.

2. Uma vida fechada facilita a ação do maligno, tendo em vista que há em nós uma tendência natural para aquilo que é errado. (Jeremias 17.9). “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá?”

3. Quando estamos unidos dificulta que cedamos à tentação de errar.. Lembre-se, os momentos em que ninguém está nos observando, são os de maior interesse para o diabo. (Gn 3). Eva estava sozinha quando foi tentada pelo diabo A ausência de Adão naquele momento facilitou o trabalho do tentador.

4. Unidos evita que encubramos o pecado (Tg 6.16). “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros para que sejam curados”.

5. Estar unidos é poder contar com o apoio de pessoas que agregam valor à nossa vida.
Se você é líder, quem pastoreia a sua vida?

Veja exemplos de Homens na Bíblia que viviam em unidade.
1. Moisés tinha seu sogro Jetro.
2. Josué tinha Moisés.
3. Ló tinha seu tio Abraão.
4. Eliseu tinha seu amigo Elias.
5. Davi teve o seu profeta Natã.
6. José do Egito tinha Faraó.
7. Daniel tinha Misael, Ananias e Azarias.
8. Paulo tinha a Igreja de Antioquia.
9. Timóteo, Tito, Filemon podia contar com Paulo.

Os homens que terminaram bem sua carreira ministerial tinham de 10 a 15 pessoas significativas que se colocavam ao lado deles para ajudá-los. Lembre-se, o mentor não fala o que o líder gosta de ouvir, mas sim o que ele precisa ouvir.
• Os líderes que não terminam bem perdem a postura de aprendizado. Eles param de ouvir.
• Eles param de viver conforme as convicções.
• Eles falham ao deixar para trás contribuições decisivas.
• Eles perdem seu relacionamento vibrante com Deus.

O isolamento pode ter sido uma das causas do fracasso do rei Uzias.
Nós como liderança hoje pode aprender com os erros de Uzias. Olhando para alguns exemplos positivos de liderança como Daniel no VT e Paulo no NT, compreendemos que é possível começar e terminar nossa liderança debaixo da bênção do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário