Seguidores

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Aula 30 - Escola Bíblica - Igreja - um intervalo profético

A Igreja é um intervalo profético; nunca foi profetizada no V.T. Lembram quando estudamos as festas que Deus instituiu para o povo de Israel? Eram sete festas: Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombetas, Expiação e Tabernáculos. As quatro primeiras eram realizadas uma em seguida da outra e, antes das últimas três, havia um intervalo de tempo. Hoje vivemos esse intervalo de tempo.
O período da Igreja é um intervalo profético, devido esse período entre as festas. Estudamos que cada festa representa uma profecia, em etapas, da obra salvadora de Jesus Cristo para a humanidade e vimos que as quatro primeiras festas já foram cumpridas, ou seja, as profecias a que se referia cada uma dessas festas, já se cumpriram através de Jesus Cristo. Vivemos o intervalo e Jesus ainda cumprirá as três festas faltantes; Trombetas, quando acontecer o arrebatamento da Igreja; Expiação, no final do período da tribulação, quando Israel será salva como nação; e a festa dos Tabernáculos, que se cumprirá no período do milênio, onde Jesus "tabernaculará", ou seja, estará na terra em Seu reino milenar.
Não existia Igreja no V.T. A Igreja não é formada sem o batismo do Espírito Santo, batismo através do qual cada pessoa, que verdadeiramente aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, nasce de novo no espírito e é colocada, inserida, imersa, batizada, no corpo de Cristo, que é a Igreja Universal que Deus vê. Então a Igreja vai sendo formada por esse batismo, nada disso existia no V.T. Portanto não podia existir Igreja no V.T. Estamos citando isso, pois há uma teologia que diz que Israel é a Igreja do V.T. Como já falamos, Israel é Israel e Igreja é Igreja; são totalmente diferentes no plano de Deus.
Israel era o povo de Deus, ainda é e sempre será; mas Igreja é algo novo. Não vimos na aula passada que a Igreja "é um mistério que agora, no tempo de Paulo, estava sendo revelada por Deus?"
-  João 7:37-39                                                                                                                                                                                           - V.38; "do seu interior correrão ...", que tempo é esse? Futuro, ou seja, ainda não havia acontecido.                                    -  V.39; fica muito claro que o Espírito Santo ia ser dado depois que Jesus fosse glorificado; e Jesus foi glorificado após Sua ressurreição.
Então, o Espírito Santo, até aquele momento, não fora dado porque Jesus não tinha sido glorificado. A principal característica da Igreja, e que difere o período da Igreja dos demais períodos, é a habitação do Espírito permanentemente nas pessoas salvas. O povo de Israel tinha o Espírito no meio deles, porém não dentro de cada indivíduo como é hoje na Igreja. O Espírito estava com eles, pois sem o Espírito Santo não há convencimento do pecado e não há conhecimento de Deus, porém não havia a habitação permanente. Após o arrebatamento da Igreja, no período da tribulação, o ministério do Espírito Santo, muda novamente e não mais será como é hoje na Igreja, não haverá mais o novo nascimento; será como no V.T., pois Deus voltará a lidar com o programa de Israel.
Somos parte desse tempo
Nós fazemos parte dessa época que estamos estudando; fazemos parte do "quadro". Quando olhamos para um quadro e estamos de longe, enxergamos o todo, porém quanto mais nos aproximamos do quadro, mais fácil perdemos a visão do todo. Então, como fazemos parte do quadro, precisamos estar muito alertas para o que se está se passando.
O período da Igreja não foge absolutamente da característica dos demais períodos que estudamos. Qual é essa característica? Deus apresenta seu plano e imediatamente vem a versão; se olharmos para a versão veremos que é muito parecida. Satanás continua com a mesma técnica, apresentando algo semelhante, com objetivo totalmente diferente do objetivo de Deus.
O objetivo de Satanás é apagar do homem o plano de Deus, distraindo-o com o seu plano, que é parecido e quem o segue, se desvia de Deus. Esse é o objetivo único de Satanás com seus planos. A batalha, em todas as épocas, tem sido essa: distinguir o plano de Deus do plano de Satanás. Só há uma maneira de não sermos confundidos, a Bíblia, não há outra. Se você desconhecer a Palavra de Deus você estará perdido, será enganado.
-Romanos 10:11; "Ninguém que nele crê será confundido."                                                                                                      - João 8:31-32; "...e a verdade vos libertará."
O que Deus está formando em nossa época? A sua Igreja, o corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro; o que Deus está formando é um corpo. Quando Satanás viu Jesus indo embora da terra, após a ressurreição, ele deve ter sentido um alívio. Porém, logo em seguida, quando a Igreja começou a ser formada, ele ficou muito preocupado, pois começou a ver novos "Cristos", ou seja, começou a ver nascerem pessoas com a mesma natureza de Jesus, nascerem do Espírito. Então começou a perseguir a Igreja de Jesus. No início ele perseguia as pessoas até a morte, pois essas pessoas começaram a pregar o evangelho com muita ousadia, quanto mais ele perseguia mais a Igreja crescia, quanto mais a Igreja perdia pessoas fisicamente, mais crescia espiritualmente.
No princípio Satanás começou a perseguir as pessoas através dos imperadores romanos e através das autoridades de Israel; a Igreja era tremendamente perseguida para ser extinta, é só estudarmos o livro de Atos do Apóstolos.   Atos 4:1-31
Porém, quando Satanás viu que a Igreja mais crescia, ele voltou à antiga técnica, ou seja, semelhança. Então Satanás se infiltrou na Igreja através do que a Bíblia chama de apóstolos fraudulentos, seus falsos ministros.               - Judas 3-4; "Porque se introduziram furtivamente certos homens..."                                                                                      -  I João 2:18-19; "... muitos anticristos se tem levantados                                                                                                          -  Mateus 7:15~23; "Guardai-vos dos falsos profetas que vêm a vós disfarçados em ovelhas.."
 Satanás então introduz, e Jesus havia falado que isso aconteceria, o joio no meio do trigo e Jesus diz literalmente: "um inimigo semeou o joio no meio do trigo, e o inimigo é o Diabo". Os enviados de Satanás chegam ao meio da Igreja e trazem confusão, provocando divisões e essa tática deu tão certo que continua com ela até hoje.
Grupos usam indevidamente o nome "Igreja", enquanto, muitas vezes, a verdadeira Igreja é perseguida. Por séculos e séculos isso aconteceu, por muito tempo a Palavra de Deus ficou "soterrada"; a própria história chama esses séculos de séculos negros. Tradições humanas, dogmas, tomaram o lugar da Palavra e a verdadeira Igreja sendo dizimada, torturada, perseguida e morta. Isso tudo está escrito nas enciclopédias, nos compêndios de história, nos livros que aprendemos nas escolas.
Quando Deus trouxe a Palavra novamente à tona e começou a espalhá-la pelo mundo, Satanás começou então com os seus ataques, agora na área da interpretação. O Diabo quer convencer o mundo e espalhou um mito: "a Bíblia é muito difícil de entender"; "é preciso luminares para ser interpretada"; "é preciso cuidado para se aproximar da Bíblia". A Bíblia é o livro mais vendido no mundo (best-seller), porém é o menos lido. "Ah, não dá para entender a Bíblia, já tentei ler, porém necessita de interpretação".
- I João 2:27; a unção que está em vós, o Espírito Santo, vos ensina todas as coisas.
A Bíblia é um livro de revelação, escrita por Deus o Pai, criador do homem, para o homem. Então Deus ia escrever um livro que o homem não entendesse? Se dependesse de outro homem, quem iria interpretá-la? Será que há algum homem superior a outro na sabedoria de Deus? Deus constitui sim mestres e pessoas com o dom de ensino na Igreja, porém é diferente de serem necessários homens interpretando a Bíblia.
Os mestres e aqueles que possuem o dom de ensino, não vão aprender por vocês e nem vão interpretar coisa alguma. O que Deus faz através dessas pessoas é diminuir o tempo da Igreja estudar a Palavra de Deus, é o que fazemos aqui neste curso, porém a responsabilidade é de cada um de nós. Se ficarmos simplesmente num ritual de assistirmos estas aulas durante todo o curso e acharmos que sabemos tudo, estamos perdidos. Temos que nos aprofundar cada vez mais na leitura e estudo da Palavra de Deus e orarmos ao Espírito Santo, que está em nós, para nos ensinar toda a verdade.
- Satanás luta "com unhas e dentes" para que a Bíblia não seja entendida e seu grande ataque hoje é na interpretação das Escrituras; cada um está querendo interpretar como quer e isso tem sido a causa maior das divisões na Igreja.  Ah! O batismo tem que ser assim, não, mas eu interpreto de outro modo; mas a ceia é assim, porém eu interpreto assim. Então você fica aí com a sua interpretação que eu fico com a minha.
E assim foram surgindo as diversas denominações. Nós fazemos parte dessa época, estamos no meio de tudo isso, e se não abrirmos nossos olhos espirituais, seremos enganados por Satanás com suas astutas ciladas. Como seria simples se ficássemos na simplicidade da Palavra de Deus, "se a Palavra diz assim então vamos assim", seria muito simples. Porém não se iludam, é na interpretação que Satanás ataca nossa mente. A Bíblia interpreta a Bíblia, isso é um dos primeiros princípios que aprendemos, a Bíblia quer dizer o que ela diz, nunca se esqueça.
As igrejas locais deveriam ter os nomes das cidades em que estão as pessoas.                                                                    - Romanos 1:1-7; Paulo, a todos os que estão em Roma, carta aos romanos                                                                                 - I Coríntios 1:1-2; Paulo, à igreja que está em Corinto                                                                                                                      -  II Coríntios 1:1; á Igreja de Deus que está em Corinto                                                                                                                        -  Gálatas 1:1-2; às Igrejas da Galácia                                                                                                                                                       -  Efésios 1:1; aos santos que estão em Éfeso

Não vemos aqui igreja Batista, Metodista, Presbiteriana, etc. Nunca foi plano de Deus as divisões. Nós que, por falta de firmeza na Palavra, entramos no jogo do Diabo e ficamos fazendo guerra entre irmãos, entre membros de um mesmo corpo, a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário