Seguidores

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aula 32 - Escola Bíblica - Pedro e a Pedra


A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus:                                                  - Mateus 16:13-18; "... edificarei a minha igreja."                                                                                   - V.18; no original, grego, é assim: "Pois também eu te digo tu és Petros e sobre esta petra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela."

A palavra "pedra", na Bíblia, nunca foi usada para homem. Desde o V.T., e nós vamos ver nos textos abaixo, as expressões pedra e rocha, nunca foram usadas para referir-se a homens.                     - Deuteronômio 32:15; "... e desprezava a rocha da sua Salvação."                                                    
 - Salmos 71:3; "Sê tu para mim uma rocha de refúgio...; pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza."                                
  - Salmos 75:5; "... nem faleis com arrogância contra a Rocha."                                           
 - Salmos 118:21-22; "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular."    - Gênesis 49:24; "... pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel."                         -Deuteronômio 32:3-4; "Ele é a rocha..."                                                                                               - I Samuel 2:2; "... não há rocha como o nosso Deus."                                                  
  - II Samuel 22:32; "... e quem é rocha, se não o nosso Deus?" 

Bem claro, "a pedra e a rocha". Nunca essas expressões foram usadas referindo-se a homem. Agora, vemos no N.T., Jesus trocando o nome de Simão para Pedro:                                                        - João 1:42 - O nome de Simão era, "Simão Barjonas"; Bar significa filho, portanto Simão filho de João. Jesus falou assim: “Simão, eu vou te pôr outro nome, vou te chamar de Cefas, que é “uma pedra” em aramaico (Petros no grego)”.

 Jesus trocou assim o nome de Simão, como sendo uma profecia do que Pedro viria a ser, quando recebesse o Espírito Santo. Porque podemos afirmar que era uma profecia? Porque Jesus, nos evangelhos, chamou Pedro de Pedro, somente duas vezes, analise nos evangelhos, Jesus chamava Pedro de Simão; Pedro virou Pedro após receber o Espírito Santo.

Em Mateus 16:18, o evangelista não usa a palavra Cefas em aramaico, usa a palavra Petros no grego, porque a palavra grega Petros, significa uma pedra solta, um pedaço, uma lasca de pedra, enquanto a palavra petra, significa uma rocha. No inglês é mais claro, stone (pedra) e rock (rocha). Interessante isso, Jesus usa a palavra Cefas em aramaico para chamar Simão e Mateus usa a palavra grega Petros, "tu és Petros e sobre esta petra edificarei a minha Igreja”.

 Se olharmos para o contexto de Mateus 16:13-18, vemos:                                                                        - V.13; tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Filipe, "interrogou a Pedro": quem dizem os homens ser o filho do homem? É assim que está na sua Bíblia? Não, Jesus "interrogou a seus discípulos."                                                          
 - V.16; então Pedro respondeu pelos discípulos e como foi Pedro quem respondeu, Jesus continuou a conversa com Pedro, revelando essas coisas para Pedro.

Quem no N.T. define quem é a pedra?                                                                                                                                                     
 - Atos 4:8-12; "Ele (Jesus) é a pedra que foi rejeitada por vós...”.                                                          - I Pedro 2:4-8; Jesus é a pedra que os edificadores (os judeus) rejeitaram. Pedro está citando o Salmo 118:21-22 e definindo quem é a pedra. Essa discussão, nem deveria existir, se a pedra é Pedro ou não, porque na Bíblia não há uma citação dizendo que alguém, um homem, é chamado de pedra, de nenhuma maneira podemos ver na Bíblia que há outro fundamento além de Jesus Cristo. É blasfêmia dizer que há outro fundamento além de Cristo.

- Mateus 18:16; "... pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra (rhema) seja confirmada." Pedro definiu quem é a pedra, porém para que toda palavra (rhema) seja confirmada, vamos ver outra testemunha. Paulo também define quem é a Pedra, o fundamento.                                                             - I Coríntios 10:1-4; "... e a pedra era Cristo."                                                                                      - I Coríntios 3:10-11; "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".                                                                                                  
 Efésios 2:19-22; "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo a principal pedra de esquina."

O fundamento dos apóstolos e dos profetas é um fundamento, que é Jesus Cristo. Os apóstolos e os profetas é quem foram usados para escrever as Escrituras, foram eles que deram a base da Igreja, mas sobre quem? Sobre Jesus Cristo, e Paulo, quem mais escreveu fundamentos, diz: "Ninguém pode pôr outro fundamento a não ser Jesus Cristo”.

Outro fato que também precisa ser desmistificado é que Pedro nunca foi apóstolo dos gentios; Pedro não dirigiu a Igreja em Roma, nunca ele foi apóstolo dos gentios. Paulo escreve em Gálatas 2:
  - V.7; "... o evangelho da incircuncisão...", qual é o sinônimo da incircuncisão? Os gentios, Paulo está dizendo: pregar o evangelho para os gentios me foi confiado.                                  
  - V.8; "porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão...", o que quer dizer apostolado da circuncisão? Apostolado para os judeus. Pedro ficava em Jerusalém, com Tiago e João; então, Paulo diz: aquele que operou a favor de Pedro para pregar o evangelho para os judeus, operou também em mim, a meu favor, para pregar o evangelho para os gentios.                  
  - V.9; Tiago, Cefas (olha Pedro sendo chamado de Cefas) e João, que eram as colunas da Igreja, comissionaram Paulo e Barnabé para pregar aos gentios e permaneceram pregando aos judeus.

- Romanos 11:13; Paulo falando: "porquanto sou apóstolo dos gentios”.  Então, Paulo foi designado para ser apóstolo para os gentios e Pedro para ser apóstolo para os judeus. Porém, como vimos antes, Pedro foi quem pregou para Cornélio, o primeiro gentio a vir para a Igreja. Então, vocês podem estar perguntando, por quê?

Mateus 16:18-19                                                                                                                                       - V.18; "... edificarei a minha igreja"; que tempo está o verbo? Edificarei (futuro). Vemos aqui mais uma prova de que a Igreja ainda não havia sido manifestada ao mundo.                                                  - V19; aqui Jesus fala diretamente para Pedro, no singular, "dar-te-ei as chaves do reino dos céus...”.

Atos 1:8                                                                                                                                                       Aqui em Atos dos Apóstolos, quando Jesus está para ascender aos céus, Ele dá uma instrução para os apóstolos, Jesus falou assim: ficai aqui em Jerusalém, até que do céu desça poder e então vocês vão ser as minhas testemunhas. Onde? Qual é a ordem? "em Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Não pensem que é uma frase solta, assim qualquer, não é não. Jesus colocou uma ordem de evangelização; "sereis minhas testemunhas em Jerusalém e Judéia", isso ocorreu por oito anos, quando o evangelho foi pregado só para os judeus. E então, depois Jesus abriu para Samaria e para os gentios, até os confins da terra.

Mateus 16:19  -                                                                                                                                           "Pedro, vou te dar as chaves do reino dos céus e o que você ligar na terra, será ligado no céu e o que você desligar na terra, também será desligado no céu". 
Não é Pedro que ligaria ou desligaria no céu, ele ligaria e desligaria na terra.  "Eu te dou as chaves..."; para que serve uma chave? Para abrir. Então, Pedro vai abrir o evangelho primeiro para os judeus, Jerusalém e Judéia.
-Atos 2:14-41; o discurso de Pedro após o início da igreja no dia de Pentecostes. Pedro explicou, para os judeus, o que aconteceu e abriu o evangelho para todos de Jerusalém e Judéia.
Atos 8:1-17; o evangelho em Samaria.                                                                                                      Filipe foi a Samaria, pregou o evangelho e chegou até a batizar em nome de Jesus Cristo. Eu duvido que Filipe batizasse alguém que não tivesse declarado que aceitara a Jesus como Senhor e Salvador; Filipe não iria batizar ninguém que ele não tivesse certeza que tinha recebido a Jesus no coração. Porém, não tinha acontecido nada - V.16, "porque sobre nenhum deles (os israelitas de Samaria), havia descido o Espírito Santo”. Então, os apóstolos Pedro e João foram a Samaria e, V.14 e 15, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Foi necessário Pedro orar, para que abrisse o reino dos céus para os de Samaria. O Espírito Santo é o selo da Igreja e as chaves tinham sido dadas a Pedro.

Chegou a hora dos gentios, Pedro foi à casa de Cornélio. Porque não veio a revelação do lençol com os animais, que estudamos, para João, para Tiago, ou para outro? Veio para Pedro - a chave estava com Pedro. Então, Pedro vai para Jope e abre as portas da Igreja para os gentios; na hora que ele começa a falar, "Pentecostes" sobre os gentios, todos receberam o Espírito Santo.

Pedro não era o apóstolo dos gentios e porque ele foi falar com Cornélio? Porque Jesus o tinha comissionado para abrir as portas do reino dos céus, desde Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.                                                                                                                                         - Atos 2:39; "Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar."

O reino dos céus é este período que se chama Igreja, ele está contido neste período. O reino dos céus, como Jesus fala, é o nome de um período e nós vivemos nele; os mistérios do reino dos céus, mistérios.

-Mateus 18:15-18                                                                                                                                      Para quem Jesus falou esta passagem? Para a Igreja; aqui Jesus começou a dar as orientações para a Igreja que iria ser edificada. Lá em Mateus 16:19, Jesus falou diretamente a Pedro, no singular, para que ele abrisse a oportunidade cristã para judeus, samaritanos e gentios. Mas, agora Jesus repete para a Igreja toda, a Igreja toda tem esse poder nas mãos. "Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu". Quando você aqui na terra liga algo, você está amarrando e quando você desliga, você está soltando. 
 Mateus 18:19-20; está tudo ligado aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário