Seguidores

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Aula 33 - A Igreja e seu relacionamento com a Trindade

- Gálatas 4:1-7
Depois do sacrifício de Jesus, de ter morrido e ressuscitado, iniciou-se o plano adulto de Deus. Estudamos no período da lei que uma das razões pela qual a lei foi dada era para servir de aio (babá) e Israel, que já vinha nesse plano, deveria ter passado de filho menor para adulto. Na plenitude dos tempos, quando Jesus veio, era para o filho menor passar a ser filho maior. Jesus veio, cumpriu a lei, morreu no lugar dos transgressores da lei, portanto estava tudo em ordem; agora a lei ia ser retirada como regulador de vida, Israel receberia o Espírito e começaria uma vida adulta espiritual.
Só que Israel, como nação, disse não, "não aceitamos e não reconhecemos o Messias". E o que aconteceu? Para Israel foi então adiada essa vida adulta espiritual e Deus começa um novo programa, o programa da Igreja.
Como era o relacionamento de Israel com Deus na época da infância?Eram necessários dois intermediários: um animal para o sacrifício e um sacerdote que oferecia o sacrifício, o sangue do animal. As pessoas não podiam ir direto a Deus, pois morreriam; eles iam somente até o 1º altar, dali para frente só o sacerdote, e no Santo dos Santos, somente o sumo-sacerdote podia entrar uma vez pôr ano; existia um véu que somente o sumo-sacerdote podia passar. Esse era o relacionamento de Israel com Deus.
E agora, como é o relacionamento da igreja com Deus? Como é o nosso relacionamento como indivíduo salvo, com Deus?
- Mateus 27:50-51
Quando o véu do santuário se rasgou, Deus saiu dali para habitar com o povo.  Portanto o nosso relacionamento com a Trindade de Deus hoje, é completamente diferente do que era com Israel no V.T.
Deus Pai 
Como chamamos Deus ? Pai, Ele é Deus Pai. Nós criamos uma ideia do Deus duro, vingador, que fica querendo "nos pegar no pulo". Ele é terno, é amoroso, Ele é Pai.                                                                                                                      - Gálatas 4:4-7; recebemos a doação de filhos.                                                                                                                                     - João 1:12; nos tornamos filhos de Deus.                                                                                                                                                 -Lucas 11:11-13
É verdade que Deus Pai nos disciplina, mas ele disciplina a todos a quem ama, porém é Pai.                                                     - Hebreus 12:5-11; Deus nos trata como filhos.
Talvez você tenha uma ideia dura acerca de pai, pôr ter tido um pai de difícil relacionamento, porém se você pesquisar  na Palavra de Deus, verá que nosso relacionamento com Deus, vai além da dimensão de pai que temos. O Pai que Deus é, que não poupou nem seu filho para ser nosso Pai, não vai nos dar tudo que pedirmos?  Portanto, tudo que envolve o relacionamento de filho com o Pai perfeito, é isso e muito mais o que Deus Pai é para nós. Ele já era Deus Pai no V.T., mas não era nosso; agora ele é nosso Pai. "Pai nosso que estás nos céus...", Pai nosso.
Jesus                                                                                                                                                                                                               E com Jesus como é o nosso relacionamento? No N.T. há sete figuras que descrevem o nosso relacionamento com Jesus Cristo. Jesus é o pastor e nós as ovelhas do seu pasto.                                                                                                           - Salmos 23:1-6                                                                                                                                                                                              - João 10:1-30
Ele dá a vida pelas suas ovelhas; as suas ovelhas ouvem a sua voz "e elas me seguem". Tem gente que fica preocupada com o caminho a seguir e submete-se a vários tipos de doutrinas, idolatrias, isso, aquilo, etc.; "as minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguem", Jesus é o Pastor.
Jesus é a videira e nós os ramos.                                                                                                                                                                   - João 15:1-7                                                                                                                                                                                   O ramo depende da videira, é da raiz que vem a seiva para os ramos. É Jesus que nos alimenta, pôr isso Jesus diz: "sem mim nada podeis fazer".
 Jesus é a pedra angular e nós as pedras da construção (da edificação).                                                                                                 - I Pedro 2:1-10                                                                                                                                                                                          Reparem nessas figuras que a Bíblia nos mostra como sendo o nosso relacionamento com Jesus Cristo, são figuras que só podem estar juntas, que só subsistem juntas. Se você cortar os galhos da videira, os galhos morrem; se você tirar as pedras da construção não é mais uma construção e sim escombros; se você tirar as ovelhas ou o pastor, primeiro as ovelhas ficam perdidas e o pastor sem ovelhas não é pastor.
Ovelha é um animal muito limitado, sem o pastor é presa fácil para o lobo. Se uma ovelha se perde, fica perdida, não retorna ao lugar certo; se sofre um machucado, fica parada até morrer. Por isso Isaías usa essa figura da ovelha para falar acerca da morte de Jesus.                                                                                                                                   - Isaías 53:7; "como a ovelha é muda perante os seus tosquiadores, assim ele (Jesus) não abriu a boca".
Jesus é o sumo-sacerdote e nós somos reino de sacerdotes.                                                                                                             - Hebreus 4:14-16                                                                                                                                                                                 - Apocalipse 1:5-6
Jesus é o último e novo Adão e nós somos a nova criação.                                                                                                                 - Apocalipse 1:17; "Eu sou o primeiro e o último".                                                                                                                           - Apocalipse 22:13; "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim”.                                                           - I Coríntios 15:45-49                                                                                                                                                                                      - I Pedro 2:9-10
 Jesus é a cabeça e nós o corpo, essa é a figura mais usada.                                                                                                                - Efésios 4:1-16                                                                                                                                                                                               - I Coríntios 12:12-31                                                                                                                                                                                     - Romanos 12:1-8
Quando lemos na Bíblia essa figura de corpo, devemos pensar em um corpo humano com uma cabeça, um corpo enorme e a cabeça lá no céu. Isso que é igreja, a cabeça que é Cristo, comanda a Igreja; não há um movimento do corpo, uma só decisão, que não venha da cabeça; "porque sem mim nada podeis fazer".  Efésios 1:15-23
Jesus é o noivo e a Igreja é a noiva; sem noivo não há noiva e vice-versa.                                                                                           - Efésios 5:22-27; Jesus está preparando a sua Igreja, a sua noiva.                                                                                                              - II Coríntios 11:2; para apresentar a ele como virgem pura.                                                                                                        - Apocalipse 19:7-9; "e já a sua noiva se preparou..."
Todas essas figuras utilizam partes que são complementares umas as outras, uma não subsiste sem a outra. Jesus escolheu ser completo somente estando com sua Igreja e essas figuras nos mostram isso; Jesus é completo só com sua Igreja, isso é tremendo!
Espírito Santo                                                                                                                                                                                                   Há quatro obras que o Espírito Santo faz em nós e que demonstram o nosso relacionamento com ele:
1- O novo nascimento. Quando nascemos de novo (se você sabia ou não, Ele já fez se você é nascido de novo), você é uma nova criação, gerada pelo Espírito Santo. Ele é a semente que te gerou. A Bíblia diz que nasci de novo, mas eu sou nascido do Espírito.                                                                                                                                                                     - João 3:1-8; o novo nascimento, somos nascidos do Espírito.
Somos habitação do Espírito Santo. Assim que nascemos na nova raça, o que nasce em nós? Um novo espírito. Quem vem então habitar junto nesse novo espírito? O Espírito Santo; então o Espírito Santo é alguém que habita com você, em você, dentro de você. Não existe uma pessoa salva (se dizemos: "eu sou salvo"), que o Espírito Santo não vem habitar em seu novo espírito. O Espírito Santo está dentro, é parte, não tem alternativa; o Espírito Santo habita nesse novo espírito .                                                                                                                                                         - João 14:16-17; porque ele habita convosco e estará em vós.                                                                                                         -I Coríntios 6:12-20;o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo.
Somos batizados no corpo de Cristo. Quando você nasce de novo, você recebe o novo espírito com a habitação do Espírito Santo, é instantâneo; o Espírito Santo vem habitar em você, isso é o novo nascimento. Automaticamente também o Espírito Santo coloca você no corpo de Cristo, coloca você naquele corpo chamado de Igreja Universal, invisível. É o Espírito Santo que te coloca no corpo de Cristo; isso se chama o batismo do Espírito. Batismo significa imergir, portanto o Espírito Santo te imerge, te insere, no corpo de Cristo.
- Marcos 16:16; "quem crer e for batizado será salvo...", aqui está falando do batismo do Espírito Santo no corpo de Cristo, não é o batismo das águas.
Somos selados e temos um penhor. Você nasce do Espírito, é habitado pelo Espírito e o Espírito te coloca no corpo de Cristo. Então, Deus te sela com o Espirito, o Espírito é o nosso selo. Como é que Deus conhece a Sua igreja? Pense em uma grande quantidade de mercadorias (apenas como exemplo para termos uma ideia), e as mercadorias que são suas, você as põe de lado e identifica com uma marca, com um selo. Então quando olhamos para todas as mercadorias, você diz: "todas que estão seladas com o meu selo, são minhas".

 Quando Deus olha para o mundo, Ele identifica quem é Seu, quem faz parte da Sua igreja, através do Seu selo, o Espírito Santo. O Espírito Santo é o selo e é também o penhor. Oque é penhor? Quando você penhora alguma coisa, o que significa? É a garantia. Temos uma pessoa da tri Unidade habitando verdadeiramente em nós e essa pessoa pertence ao céu. Ele está em nós garantindo que vamos para o céu ou que o céu vem até nós.                                       - Efésios 1:13-14; fomos selados com o Espírito Santo da promessa o qual é o penhor da nossa herança.                                    - II Coríntios 1:21-22; Deus nos selou e nos deu como penhor o Espírito Santo em nossos corações.                                       - II Timóteo 2:19; tendo este selo: o Senhor conhece os seus. Portanto no Espírito Santo somos: nascidos, batizados, habitados e selados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário