Seguidores

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aula 31 - Escola Bíblica - Inicio da Igreja em Pentecoste

A Igreja não existia no V.T. Como já dissemos, a Igreja é algo novo no plano de Deus, era um mistério que foi revelado após a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
- Atos 2:1-21; a Igreja é fundada no dia de Pentecostes. A Igreja foi fundada, foi inaugurada no dia de Pentecostes, isto é, 50 dias depois que Jesus ressuscitou. Em Israel, a festa de Pentecostes é comemorada 50 dias após o dia das Primícias. No dia de Pentecostes, profeticamente, eram oferecidos dois pães com fermento, movidos diante do Senhor, simbolizando a união de judeus e gentios em um só corpo (a igreja).                                                                                                            -  Colossenses 1:17-24; a igreja é o corpo de Cristo.                                                                               -  Efésios 1:22-23                                                                                                                                       -  Romanos 12:5
Vamos analisar agora na Bíblia, porque a igreja não existia no V.T. e porque é um programa novo, após a morte e ressurreição de Jesus. Não há Igreja sem a obra de batismo do Espírito Santo, no corpo de Cristo.                                   
- I Coríntios 12:13                                                                                                                                                                    A Igreja é o corpo de Cristo e este versículo, descreve como cada pessoa, que se torna membro do corpo de                   Cristo, é introduzida nesse corpo; o corpo está sendo formado, não está ainda totalmente completo. "... em um só Espírito fomos todos nós batizados (imersos, introduzidos) em um só corpo quer judeus, quer gentios, quer escravos, quer livres ..."
Se todos os que são salvos são colocados no corpo de Cristo pelo batismo, que o Espírito Santo opera, significa que sem esse batismo, sem essa obra do Espírito, não haveria corpo. Se o Espírito não operasse esse batismo, que é pegar cada pessoa que nasce de novo e colocar no corpo, não existiria corpo. Quando começou esse batismo? Havia esse batismo no V.T.? Não; então, não era possível existir corpo de Cristo no V.T. O batismo do Espírito era uma promessa de Deus, que Jesus profetizou aos apóstolos e que se cumpriu no dia de Pentecostes.                                                           - João 14:16-17; "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro ajudador..."                                               -  Lucas 24:49; "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai..."                                                   -  Atos 1:1-14; "recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo... "
A Igreja não é continuação, é algo que começou no dia de pentecostes, teve um princípio.                      -  Atos 10:1-8; O centurião Cornélio, um gentio, recebe a visita de um anjo que lhe instrui como chegar a Deus.           
  -  Atos 10:9-23; Pedro tem uma visão e vai a casa de Cornélio.                         
 -  Atos 10:24-48; Pedro prega na casa de Cornélio e todos recebem o Espírito Santo.                            -  Atos 11:1-18; Pedro se justifica em Jerusalém por ter pregado para um gentio.
Quando Pedro foi falar com Cornélio, o primeiro gentio a vir para a Igreja, Pedro nem queria ir, pois por oito anos o evangelho foi pregado somente aos judeus. Passados oito anos, Deus determinou que era hora de pregar para os gentios e Pedro achou aquilo muito estranho; nós sempre custamos a entender as coisas de Deus. Então, Deus deu a visão do lençol a Pedro, com todos os animais que os judeus não podiam comer e a ordem era: "Pedro, mata e come"; Pedro respondeu: "Senhor, eu nunca comi nada imundo". Deus então determinou: "Não consideres imundo, o que Deus santifica".
Os judeus não entravam na casa de um gentio, porque o gentio era considerado imundo. Quando Pedro é mandado a casa de Cornélio, que era gentio, após a visão que teve, entendeu tudo o que Deus havia determinado. Então Pedro foi a casa de Cornélio, e evangelizou a todos que estavam lá e todos aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador e o Espírito Santo caiu sobre eles e falaram em novas línguas, exatamente como no dia de Pentecostes.
Quando Pedro chegou de volta a Jerusalém, os apóstolos e toda a Igreja estavam reunidos esperando a Pedro, para questioná-lo acerca de ter entrado na casa de um gentio. Então, Pedro contou como tudo havia acontecido e no final diz:
- Atos 11:15; "desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio". Então lá em Pentecostes foi o princípio de alguma coisa que não existia antes, houve um princípio. A Igreja foi chamada de mistério, pois a Igreja nunca tinha sido revelada.   Romanos 16:25-27
 "Era um mistério agora manifesto"; esse agora, é no tempo de Paulo, que o mistério foi "dado a conhecer..."  Efésios 3:3-6
Era um mistério, pois se já existisse no plano visível, a Bíblia não citaria que era um mistério, o povo já saberia; Paulo estava revelando o mistério.                                                                                           - V.5; "...como se revelou agora no Espírito...". Qual é o mistério?                                                        - V.6; "a saber, que os gentios são co-herdeiros...".  Co-herdeiros é com alguém, com quem? Com os judeus; e co-herdeiros do que? Era mistério de Deus, que a nação de Israel seria restaurada e que o reino seria implantado? Era mistério, que os judeus seriam salvos? Não, porque todas as profecias do Antigo Testamento. diziam tudo isso, as promessas para Davi de um reino eterno, as promessas para Abraão, etc.
Era mistério para os judeus que os gentios seriam salvos? Não, também não era.                                   - Isaías 49:6; "... também te porei para luz das nações, para seres a minha salvação até a extremidade da terra".  
 - Gênesis 12:3; "e em ti (Abraão) serão benditas todas as famílias da terra".                                        - Gálatas 3:8; "Em ti (Abraão) serão abençoadas todas as nações".
Não era nenhum mistério que Israel seria restaurada e que os gentios também seriam alcançados. Então, qual era o mistério? O mistério era que judeus e gentios formariam um só corpo. Todo gentio que se convertesse, passaria para a Igreja, para o corpo de Cristo, independentemente da nação a que pertencesse; o mesmo aconteceria com todo o judeu que se convertesse, ele também passaria a pertencer ao corpo de Cristo; este era o mistério.
Após o dia de Pentecostes, quando Deus olha para a humanidade, Ele vê três categorias de pessoas: judeu (não salvo), gentio (não salvo) e Igreja (os salvos, tanto judeus como gentios). O judeu aceita Jesus, ele é Igreja; o gentio aceita Jesus, ele é Igreja; entenderam? Então, que os judeus e gentios seriam salvos, não era um mistério para os judeus no V.T., porém, que após a ressurreição de Jesus e vinda do Espírito Santo, que ambos formariam um só corpo, o corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro, era totalmente um mistério.
Após o início de Igreja, Deus não está mais tratando com as nações, com grupos, com países, Deus está tratando com indivíduos. Lembram na época das nações, que estudamos? Deus organizou as nações e o que as nações fizeram? Rejeitaram, todas as nações rejeitaram a Deus. Então, por amor as nações, Deus criou Israel. A partir de Israel, Deus, quando olhava para a humanidade, via duas categorias de pessoas, israelitas e gentios. Porém, Israel também rejeitou a Deus, como estudamos. Mas, o amor de Deus pela raça humana é muito grande e então, Deus pega gentios e judeus e forma sua Igreja. Ah! as nações me rejeitaram? Ah! Israel me rejeitou? Por "desaforo" vou formar a Igreja, o "desaforo" de Deus, é assim. Deus forma a noiva do seu Filho, tirada entre as nações e entre Israel, a Igreja. A Igreja é formada de indivíduos das nações e de indivíduos de Israel.
Muitos pensam assim: então, Deus rejeitou Israel? Israel não é salva? A resposta é, como nação, não. Como nação Deus parou o Seu programa com Israel, o qual terminará no período da tribulação, após o arrebatamento da Igreja. Porém, Deus está formando Sua Igreja, formando de indivíduos, pessoas tiradas dentre as nações e dentre as tribos de Israel; são indivíduos que formam a Igreja.
Quando a Igreja começou a ser formada em Israel, quem perseguia os primeiros Cristãos? A própria nação de Israel. As autoridades diziam: "Parem de falar nesse nome, nós os proibimos". Pedro, porém, com ousadia respondeu: "Não podemos parar de falar do que temos visto e ouvido". Era a nação perseguindo os indivíduos. A morte de Estevão - foi a nação que decidiu apedrejá-lo em praça pública, ele foi apedrejado oficialmente, era pena de morte em Israel. Então, a nação perseguia os indivíduos; a Igreja era formada por indivíduos e não mais Deus lidava com nação ou grupos. Deus nivelou gentios e judeus e quebrou a parede de separação.
- Efésios 2:11-22                                                                                                                                       -  V.12; "... estáveis naquele tempo sem Cristo ..."; sem Messias, sem a promessa de um Salvador. Quem estava sem Cristo? Essa nação de gentios lá em Éfeso.                                         
 - V.13; "Mas agora ..."; é sinal que algo estava acontecendo, mudando, naquela época.                        - V.14; "... de ambos os povos fez um..."; de vocês (gentios) e judeus, Paulo estava falando: “gentios, Deus estava lidando com Israel, vocês estavam separados da comunidade de Israel e de Deus, mas agora Jesus veio e tirou essa separação, que era a lei, e de ambos os povos fez um novo homem, uma nova raça”.
-I Pedro 2:9-10; "vós que outrora nem éreis povo...”, falando aos gentios.
- V.14; "... e derrubando a parede de separação que estava no meio..."; havia uma parede entre judeus e gentios, a parede era a lei.
Percebem que era uma coisa nova, um programa novo? Esse era o mistério, que judeus e gentios formariam uma entidade, um corpo, um novo homem, a Igreja, a noiva do Cordeiro de Deus. Israel era uma nação separada das demais nações, por causa da lei. Jesus veio, cumpriu toda a lei morrendo no lugar dos transgressores da lei, substituiu o sangue dos animais e a lei, como regulador de vida, foi retirada e então, caiu a parede de separação. O que Deus estava fazendo? Estava nivelando toda a humanidade.                                                                                                   
  - Romanos 3:21-24; "... todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".                                      - Romanos 11:30-32
A lei tendo sido cumprida por Jesus e sendo retirada, como regulador de vida, estava então, sendo retirada aquela parede que separava Israel e as demais nações. A lei foi dada por um determinado tempo, até que viesse o descendente, que é Jesus.   Gálatas 3:19
- Gálatas 3:22; "mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado (da lei), para que a promessa em Jesus Cristo fosse dada aos que creem."
Não importa se é judeu ou gentio, a Escritura encerrou tudo sob o pecado; as nações tinham rejeitado a Deus e Israel também rejeitou. Então, Jesus veio, cumpriu a lei, aboliu a lei e nivelou a todos; é como se Deus falasse assim: "estão todos sob o pecado, ninguém me aceitou, agora vou nivelar todos, vou retirar a lei e todo aquele que receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, se reconcilia comigo".

É isso que aconteceu, é assim que Deus começa o programa com a Igreja, nivelando tudo, o fim da lei é Cristo, caiu a parede de separação e então, todos sob o pecado precisam da obra salvadora de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário