Seguidores

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Ebenézer - um memorial

A Pedra de Ebenézer é o marco, o memorial onde se registrou o que Deus fez pelo seu povo. A Pedra de Ebenézer significa o registro numa pedra do que Deus fez.

O que é um memorial de Deus? Memorial é o registro feito na memória de Deus e dos homens das obras do Senhor em favor dos seus. Memorial é um sinal de gratidão, pois quem é grato registra o bem que lhe é feito, para nunca se esquecer dele.

A Palavra de Deus diz que entre o povo de Israel houve o anúncio de grandes conquistas, pois aqueles que temiam ao Senhor tinham um coração agradecido e O honravam colocando num memorial os feitos de Deus (Malaquias 3:16) - “Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele para os que temeram o Senhor e honravam o seu nome”.

Deus é um Deus de memoriais. Ele trabalha com Seus filhos por intermédio da memória, utiliza as lembranças para mover o nosso coração. Somos seres e indivíduos de raciocínio e memória. Os memoriais são feitos em um contexto de pacto, de uma aliança. Os memoriais sinalizam um tempo que começa e um tempo que se encerra; essa é a função dos memoriais.

Pra que serve um memorial?

1º Para testemunhar às gerações seguintes (Josué 4:6-7).  Precisamos compreender o quanto é importante testemunhar aos nossos filhos. Em toda a Escritura Deus sempre deu ênfase a isso:

A Derrota de Faraó: Êx. 9.15,16 - Deus deixa claro a Faraó que usou o coração endurecido dele para tornar o Seu nome conhecido em toda a terra, e não apenas naquela geração, mas nas futuras também.
 A Celebração da Páscoa: Ex.12.3,14 - Para que o povo não se esquecesse do livramento do Senhor, Deus estabeleceu então a páscoa. O dia da páscoa era um dia de memorial. Portanto, a páscoa era para lembrar. Era um memorial para as gerações futuras.
 A Ceia do Senhor: I Co.11.23,25 - A celebração da ceia é um memorial diante de Deus. A ceia que hoje celebramos substitui a páscoa que os judeus celebravam uma vez por ano. E serve também para nos lembrar de algo. O vinho e o pão nos lembram de algo.

2º Alimentar a nossa fé (Josué 4:7). Não que devemos ficar presos as bênçãos recebidas no passado, mas devemos olhar para trás e saber que Aquele que fez anteriormente fará novamente. Se você não tem memorial, na hora que você precisar não terá nada para lembrar-se. - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Lm 3:21

Existem várias formas de você estabelecer memoriais, tais como fotografar momentos importantes em sua vida, fazer um diário, ter objetos que remetam a uma conquista, um livramento, um milagre (Cuidado com a idolatria)


3º Nos tornar gratos.   Também devemos lembrar para agradecer sempre. A gratidão produz alegria em nosso coração. A alegria é o combustível que nos dá força para as futuras conquistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário