Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Onde o culto não tem arca, o sacerdócio já morreu !!!


“Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca.” 1 Samuel 4:1 .

“Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.” 1 Samuel 5:1 .

“Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR. E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e toda a casa de Israel suspirava pelo Senhor".  I Samuel 7:1-2 

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” 1 Samuel 7:12 .

Nos textos Que lemos acima, observamos que antes que a palavra “Ebenézer” fosse usada como uma expressão de louvor ou gratidão, Ebenézer já era um lugar nas proximidades de Israel, local esse que o povo se juntou para lutar contra os filisteus. Também observamos que esse foi o local em que os filhos de Israel foram vencidos e arca foi tomada pelos inimigos.

Por aproximadamente vinte anos  o povo não viu a arca da aliança, objeto esse de grande valor para o povo de Israel visto que representava a presença de Deus no meio povo, e assim suspiravam pela presença do Senhor personificada na arca da aliança.

Nesse período Deus levanta um sacerdote em Siló – Samuel. Samuel então convoca o povo para um tempo de santificação logo após a arca ser devolvida pelos filisteus e estar aos cuidados de Abinadabe.

Após um período de arrependimento e santificação os filhos de Israel saem novamente a batalha contra os mesmos filisteus que os haviam derrotado anteriormente. Assim que Samuel, o sacerdote, ofereceu um holocausto ao Senhor, ouve resposta imediata dos céus e os inimigos filisteus foram dizimados naquele mesmo dia.

Ebenézer é a expressão que Samuel usou como memorial de adoração a Deus pela vitória e pela restituição que se seguiu a esse fato.

O que aprendemos aqui é que não podemos nos conformar com o culto sem a arca, sem a presença, sem a unção de Deus. Deus destituiu a Saul porque ele não se importou com a ausência da arca, mas levantou a Davi porque esse amava a presença de Deus e sua principal ação ao se tornar rei foi trazer a arca de volta.

A Bíblia diz:  “É necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” Hb 11:6. 

Onde quer que Israel levasse a arca, que representava a presença, a glória de Deus eles tinham certeza da vitória diante de seus inimigos. Até os pagãos começaram a associar as vitórias de Israel à presença da arca. Tanto que quando os filisteus se preparavam para enfrentar os israelitas, e estes pegaram a arca, os filisteus ficaram aterrorizados, pois eles sabiam que se arca chegasse no fronte da batalha eles estariam lutando contra Deus e de maneira nenhuma eles poderiam vencer. A arca da aliança assegurava vitória, e se entendermos que, se não dermos por certa a unção de Deus, ele sempre te dará vitória.

A derrota para os filisteus naquele dia, mesmo estando em poder da arca, manifesta que Deus não se deixa escarnecer. O povo tinha a arca como um amuleto da sorte, já não havia compromisso com aquela unção, não havia santidade.

A adoração em Israel estava totalmente corrompida, como se observa no comportamento dos sacerdotes Finéias e Hofni, filhos de Eli. A arca ter sido levada, ou seja, a presença de Deus ter sido tirada trouxe morte a toda a família sacerdotal.  No mesmo dia, morreram pai e filhos. Em outras palavras, onde o culto não tem arca, o sacerdócio já morreu.

Em I Pedro 2:5 diz que somos sacerdócio real. Se de fato somos sacerdotes não podemos abrir mão da arca, pois esse era o objetivo final do sacrifício que o sacerdote oferecia - chegar no Santos dos Santos, onde estava a presença de Deus.

Você ainda suspira pela presença de Deus?


Pense nisso!!!

No amor do Senhor,


Ozéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário