Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Geografia Missionária



O que é Geografia?

Geografia é a ciência que estuda o espaço humano em suas várias vertentes.                                                                                                                                                         
A geografia estuda onde vivem os homens, onde estão as plantas e os animais,  a localização dos rios, lagos, montanhas e as cidades. Esta ciência também abrange temas como a economia, demografia, meio ambiente e urbanização.

O que é Missão

Missão é um encargo, uma incumbência, um propósitoé uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar.

A Grande Comissão (Mateus 28:19-20)

“Ide” e “fazei discípulos” - (Imperativo)

 “batizando-os” e “ensinando-os” - (gerúndio)

Ide (pregai) e fazei discípulos (batizando-os e ensinando-os)

“Missão e evangelismo são coisas diferentes”. Evangelismo apenas faz parte de missões. Missão é uma tarefa que envolve todo aquele que é salvo.

Missão envolve todos os membros do corpo de Cristo

 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”   Efésios 4:11-12

Somos capacitados para essa missão

“Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”  Atos 1:8

As expressões "tanto em", "como em" e "até" significam simultaneidade.

A missão de Jesus

Mateus 4: 17: “Desde então começou Jesus a pregar e dizer – arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus”

Lucas 4:43:  “Eu devo pregar as boas novas do reino de Deus em outras vilas também, porque foi para isso que eu fui enviado.”

Então o que devemos pregar?     

Lc 16:16 – A lei e os profetas foram pregados até João Batista.   

Desde João devemos pregar o que? 
O reino – não dizer que está vindo, mas que já chegou.

Certa vez perguntaram a Jesus quando seria o fim...

Mt 24:13 -E “este” ( o do reino ) evangelho do reino será pregado a toda gente e então virá o fim ( Deus coloca o fim  nas mãos dos homens)

Um Reino que só aumenta (Sistema de colonização)

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo e venha a paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”    Isaías 9:6-7

Lucas 22:29 –” Assim como meu Pai me conferiu um reino, assim eu confiro a vocês.”

A palavra conferir é um termo político, é usado na política quando alguém é nomeado para um cargo representativo. É muito usado pelos governos se referindo a nomeação de embaixadores. Um embaixador representa toda uma nação, todo um governo. Quem encontra um embaixador encontra um país. É assim que a palavra conferir é usado. É a transferência completa de governo a uma pessoa. Em outras palavras, o governo coloca ele mesmo em uma pessoa.

Guerra – Uma Lei no Reino

Um Reino só se sobrepõe ao outro pela força

Tudo o que Deus nos dá se toma em guerra

Exs:  Moisés e Josué (Vos dei a terra de Canaã – se esforcem e tomem posse )

Não se faz guerra sem uma estratégia

Um exemplo bíblico de geografia e missão

“Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha: E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito. E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas. Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas”.  Números 13:17-20

Vemos Deus ordenando a Moisés que enviasse espias para descobrir certos detalhes da terra que iriam possuir. Deus queria que eles possuíssem a terra, não apenas residissem nela. Eles observaram que certos tipos de pessoas viviam em determinados lugares da terra.

"Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão"     Números 13.29.

Um exemplo no Novo Testamento

O apóstolo Paulo fez um reconhecimento espiritual quando chegou a Atenas, e notou que a cidade estava entregue à idolatria. Suas observações lhe permitiram dirigir-se ao povo e aos líderes, e mais tarde evangelizar a região.

"Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio".              Atos 17:16,22-23

Muitos desses deuses eram reconhecidos como deidades que agiam sobre cidades. Por exemplo:

"Enquanto isso, os conselheiros do rei da Síria lhe diziam: “Os deuses deles são deuses das montanhas. É por isso que eles foram fortes demais para nós. Mas, se os combatermos nas planícies, com certeza seremos mais fortes do que eles"   1 Reis 20.23

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia".  Daniel 10:13

Vemos deuses e deusas governando sobre determinados núcleos populacionais.

"Farei isso porque eles me abandonaram e adoraram Astarote, a deusa dos sidônios, Camos, deus dos moabitas, e Moloque, deus dos amonitas, e não andaram nos meus caminhos, nem fizeram o que eu aprovo, nem obedeceram aos meus decretos e às minhas ordenanças, como fez Davi, pai de Salomão“.  1 Reis 11.33.

A Bíblia deixa bem claro que certos espíritos maus operam sobre determinadas regiões ou grupos de pessoas.  Deus usa o seu povo para se levantar e lutar contra essas forças demoníacas.

"Você é o meu martelo, a minha arma de guerra. Com você eu despedaço nações, com você eu destruo reinos, com você despedaço o cavalo e o cavaleiro, com você despedaço o carro de guerra e o que nele vai“.   Jeremias 51:20-21.

"... pois a nossa luta não é contra a carne, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" Efésios 6:12.

"Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês" Tiago 4:7.

Marcha de guerra – uma estratégia de vitória

Quando os filhos de Israel estavam se preparando para conquis­tar a Terra Prometida, Deus deixou uma estratégia de guerra. Esse princípio é muito importante quando observamos que Deus esta­va preparando os israelitas para uma guerra espiritual, e não apenas para uma guerra convencional. A estratégia era conquistar e invadir uma cidade marchando ao redor dela por um determinado número de vezes e tocando trombetas feitas de chi­fres. Isto é um ato profético em unidade. Todas as tribos unidas profetizando sobre o território a ser conquistado.

***Palestra ministrada na Semana Cultural, promvida pelo Conselho de Pastores de Atibaia nas dependências da Comunidade Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário