Seguidores

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Aula 33 - A Igreja e seu relacionamento com a Trindade

- Gálatas 4:1-7
Depois do sacrifício de Jesus, de ter morrido e ressuscitado, iniciou-se o plano adulto de Deus. Estudamos no período da lei que uma das razões pela qual a lei foi dada era para servir de aio (babá) e Israel, que já vinha nesse plano, deveria ter passado de filho menor para adulto. Na plenitude dos tempos, quando Jesus veio, era para o filho menor passar a ser filho maior. Jesus veio, cumpriu a lei, morreu no lugar dos transgressores da lei, portanto estava tudo em ordem; agora a lei ia ser retirada como regulador de vida, Israel receberia o Espírito e começaria uma vida adulta espiritual.
Só que Israel, como nação, disse não, "não aceitamos e não reconhecemos o Messias". E o que aconteceu? Para Israel foi então adiada essa vida adulta espiritual e Deus começa um novo programa, o programa da Igreja.
Como era o relacionamento de Israel com Deus na época da infância?Eram necessários dois intermediários: um animal para o sacrifício e um sacerdote que oferecia o sacrifício, o sangue do animal. As pessoas não podiam ir direto a Deus, pois morreriam; eles iam somente até o 1º altar, dali para frente só o sacerdote, e no Santo dos Santos, somente o sumo-sacerdote podia entrar uma vez pôr ano; existia um véu que somente o sumo-sacerdote podia passar. Esse era o relacionamento de Israel com Deus.
E agora, como é o relacionamento da igreja com Deus? Como é o nosso relacionamento como indivíduo salvo, com Deus?
- Mateus 27:50-51
Quando o véu do santuário se rasgou, Deus saiu dali para habitar com o povo.  Portanto o nosso relacionamento com a Trindade de Deus hoje, é completamente diferente do que era com Israel no V.T.
Deus Pai 
Como chamamos Deus ? Pai, Ele é Deus Pai. Nós criamos uma ideia do Deus duro, vingador, que fica querendo "nos pegar no pulo". Ele é terno, é amoroso, Ele é Pai.                                                                                                                      - Gálatas 4:4-7; recebemos a doação de filhos.                                                                                                                                     - João 1:12; nos tornamos filhos de Deus.                                                                                                                                                 -Lucas 11:11-13
É verdade que Deus Pai nos disciplina, mas ele disciplina a todos a quem ama, porém é Pai.                                                     - Hebreus 12:5-11; Deus nos trata como filhos.
Talvez você tenha uma ideia dura acerca de pai, pôr ter tido um pai de difícil relacionamento, porém se você pesquisar  na Palavra de Deus, verá que nosso relacionamento com Deus, vai além da dimensão de pai que temos. O Pai que Deus é, que não poupou nem seu filho para ser nosso Pai, não vai nos dar tudo que pedirmos?  Portanto, tudo que envolve o relacionamento de filho com o Pai perfeito, é isso e muito mais o que Deus Pai é para nós. Ele já era Deus Pai no V.T., mas não era nosso; agora ele é nosso Pai. "Pai nosso que estás nos céus...", Pai nosso.
Jesus                                                                                                                                                                                                               E com Jesus como é o nosso relacionamento? No N.T. há sete figuras que descrevem o nosso relacionamento com Jesus Cristo. Jesus é o pastor e nós as ovelhas do seu pasto.                                                                                                           - Salmos 23:1-6                                                                                                                                                                                              - João 10:1-30
Ele dá a vida pelas suas ovelhas; as suas ovelhas ouvem a sua voz "e elas me seguem". Tem gente que fica preocupada com o caminho a seguir e submete-se a vários tipos de doutrinas, idolatrias, isso, aquilo, etc.; "as minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguem", Jesus é o Pastor.
Jesus é a videira e nós os ramos.                                                                                                                                                                   - João 15:1-7                                                                                                                                                                                   O ramo depende da videira, é da raiz que vem a seiva para os ramos. É Jesus que nos alimenta, pôr isso Jesus diz: "sem mim nada podeis fazer".
 Jesus é a pedra angular e nós as pedras da construção (da edificação).                                                                                                 - I Pedro 2:1-10                                                                                                                                                                                          Reparem nessas figuras que a Bíblia nos mostra como sendo o nosso relacionamento com Jesus Cristo, são figuras que só podem estar juntas, que só subsistem juntas. Se você cortar os galhos da videira, os galhos morrem; se você tirar as pedras da construção não é mais uma construção e sim escombros; se você tirar as ovelhas ou o pastor, primeiro as ovelhas ficam perdidas e o pastor sem ovelhas não é pastor.
Ovelha é um animal muito limitado, sem o pastor é presa fácil para o lobo. Se uma ovelha se perde, fica perdida, não retorna ao lugar certo; se sofre um machucado, fica parada até morrer. Por isso Isaías usa essa figura da ovelha para falar acerca da morte de Jesus.                                                                                                                                   - Isaías 53:7; "como a ovelha é muda perante os seus tosquiadores, assim ele (Jesus) não abriu a boca".
Jesus é o sumo-sacerdote e nós somos reino de sacerdotes.                                                                                                             - Hebreus 4:14-16                                                                                                                                                                                 - Apocalipse 1:5-6
Jesus é o último e novo Adão e nós somos a nova criação.                                                                                                                 - Apocalipse 1:17; "Eu sou o primeiro e o último".                                                                                                                           - Apocalipse 22:13; "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim”.                                                           - I Coríntios 15:45-49                                                                                                                                                                                      - I Pedro 2:9-10
 Jesus é a cabeça e nós o corpo, essa é a figura mais usada.                                                                                                                - Efésios 4:1-16                                                                                                                                                                                               - I Coríntios 12:12-31                                                                                                                                                                                     - Romanos 12:1-8
Quando lemos na Bíblia essa figura de corpo, devemos pensar em um corpo humano com uma cabeça, um corpo enorme e a cabeça lá no céu. Isso que é igreja, a cabeça que é Cristo, comanda a Igreja; não há um movimento do corpo, uma só decisão, que não venha da cabeça; "porque sem mim nada podeis fazer".  Efésios 1:15-23
Jesus é o noivo e a Igreja é a noiva; sem noivo não há noiva e vice-versa.                                                                                           - Efésios 5:22-27; Jesus está preparando a sua Igreja, a sua noiva.                                                                                                              - II Coríntios 11:2; para apresentar a ele como virgem pura.                                                                                                        - Apocalipse 19:7-9; "e já a sua noiva se preparou..."
Todas essas figuras utilizam partes que são complementares umas as outras, uma não subsiste sem a outra. Jesus escolheu ser completo somente estando com sua Igreja e essas figuras nos mostram isso; Jesus é completo só com sua Igreja, isso é tremendo!
Espírito Santo                                                                                                                                                                                                   Há quatro obras que o Espírito Santo faz em nós e que demonstram o nosso relacionamento com ele:
1- O novo nascimento. Quando nascemos de novo (se você sabia ou não, Ele já fez se você é nascido de novo), você é uma nova criação, gerada pelo Espírito Santo. Ele é a semente que te gerou. A Bíblia diz que nasci de novo, mas eu sou nascido do Espírito.                                                                                                                                                                     - João 3:1-8; o novo nascimento, somos nascidos do Espírito.
Somos habitação do Espírito Santo. Assim que nascemos na nova raça, o que nasce em nós? Um novo espírito. Quem vem então habitar junto nesse novo espírito? O Espírito Santo; então o Espírito Santo é alguém que habita com você, em você, dentro de você. Não existe uma pessoa salva (se dizemos: "eu sou salvo"), que o Espírito Santo não vem habitar em seu novo espírito. O Espírito Santo está dentro, é parte, não tem alternativa; o Espírito Santo habita nesse novo espírito .                                                                                                                                                         - João 14:16-17; porque ele habita convosco e estará em vós.                                                                                                         -I Coríntios 6:12-20;o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo.
Somos batizados no corpo de Cristo. Quando você nasce de novo, você recebe o novo espírito com a habitação do Espírito Santo, é instantâneo; o Espírito Santo vem habitar em você, isso é o novo nascimento. Automaticamente também o Espírito Santo coloca você no corpo de Cristo, coloca você naquele corpo chamado de Igreja Universal, invisível. É o Espírito Santo que te coloca no corpo de Cristo; isso se chama o batismo do Espírito. Batismo significa imergir, portanto o Espírito Santo te imerge, te insere, no corpo de Cristo.
- Marcos 16:16; "quem crer e for batizado será salvo...", aqui está falando do batismo do Espírito Santo no corpo de Cristo, não é o batismo das águas.
Somos selados e temos um penhor. Você nasce do Espírito, é habitado pelo Espírito e o Espírito te coloca no corpo de Cristo. Então, Deus te sela com o Espirito, o Espírito é o nosso selo. Como é que Deus conhece a Sua igreja? Pense em uma grande quantidade de mercadorias (apenas como exemplo para termos uma ideia), e as mercadorias que são suas, você as põe de lado e identifica com uma marca, com um selo. Então quando olhamos para todas as mercadorias, você diz: "todas que estão seladas com o meu selo, são minhas".

 Quando Deus olha para o mundo, Ele identifica quem é Seu, quem faz parte da Sua igreja, através do Seu selo, o Espírito Santo. O Espírito Santo é o selo e é também o penhor. Oque é penhor? Quando você penhora alguma coisa, o que significa? É a garantia. Temos uma pessoa da tri Unidade habitando verdadeiramente em nós e essa pessoa pertence ao céu. Ele está em nós garantindo que vamos para o céu ou que o céu vem até nós.                                       - Efésios 1:13-14; fomos selados com o Espírito Santo da promessa o qual é o penhor da nossa herança.                                    - II Coríntios 1:21-22; Deus nos selou e nos deu como penhor o Espírito Santo em nossos corações.                                       - II Timóteo 2:19; tendo este selo: o Senhor conhece os seus. Portanto no Espírito Santo somos: nascidos, batizados, habitados e selados.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aula 32 - Escola Bíblica - Pedro e a Pedra


A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus:                                                  - Mateus 16:13-18; "... edificarei a minha igreja."                                                                                   - V.18; no original, grego, é assim: "Pois também eu te digo tu és Petros e sobre esta petra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela."

A palavra "pedra", na Bíblia, nunca foi usada para homem. Desde o V.T., e nós vamos ver nos textos abaixo, as expressões pedra e rocha, nunca foram usadas para referir-se a homens.                     - Deuteronômio 32:15; "... e desprezava a rocha da sua Salvação."                                                    
 - Salmos 71:3; "Sê tu para mim uma rocha de refúgio...; pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza."                                
  - Salmos 75:5; "... nem faleis com arrogância contra a Rocha."                                           
 - Salmos 118:21-22; "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular."    - Gênesis 49:24; "... pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel."                         -Deuteronômio 32:3-4; "Ele é a rocha..."                                                                                               - I Samuel 2:2; "... não há rocha como o nosso Deus."                                                  
  - II Samuel 22:32; "... e quem é rocha, se não o nosso Deus?" 

Bem claro, "a pedra e a rocha". Nunca essas expressões foram usadas referindo-se a homem. Agora, vemos no N.T., Jesus trocando o nome de Simão para Pedro:                                                        - João 1:42 - O nome de Simão era, "Simão Barjonas"; Bar significa filho, portanto Simão filho de João. Jesus falou assim: “Simão, eu vou te pôr outro nome, vou te chamar de Cefas, que é “uma pedra” em aramaico (Petros no grego)”.

 Jesus trocou assim o nome de Simão, como sendo uma profecia do que Pedro viria a ser, quando recebesse o Espírito Santo. Porque podemos afirmar que era uma profecia? Porque Jesus, nos evangelhos, chamou Pedro de Pedro, somente duas vezes, analise nos evangelhos, Jesus chamava Pedro de Simão; Pedro virou Pedro após receber o Espírito Santo.

Em Mateus 16:18, o evangelista não usa a palavra Cefas em aramaico, usa a palavra Petros no grego, porque a palavra grega Petros, significa uma pedra solta, um pedaço, uma lasca de pedra, enquanto a palavra petra, significa uma rocha. No inglês é mais claro, stone (pedra) e rock (rocha). Interessante isso, Jesus usa a palavra Cefas em aramaico para chamar Simão e Mateus usa a palavra grega Petros, "tu és Petros e sobre esta petra edificarei a minha Igreja”.

 Se olharmos para o contexto de Mateus 16:13-18, vemos:                                                                        - V.13; tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Filipe, "interrogou a Pedro": quem dizem os homens ser o filho do homem? É assim que está na sua Bíblia? Não, Jesus "interrogou a seus discípulos."                                                          
 - V.16; então Pedro respondeu pelos discípulos e como foi Pedro quem respondeu, Jesus continuou a conversa com Pedro, revelando essas coisas para Pedro.

Quem no N.T. define quem é a pedra?                                                                                                                                                     
 - Atos 4:8-12; "Ele (Jesus) é a pedra que foi rejeitada por vós...”.                                                          - I Pedro 2:4-8; Jesus é a pedra que os edificadores (os judeus) rejeitaram. Pedro está citando o Salmo 118:21-22 e definindo quem é a pedra. Essa discussão, nem deveria existir, se a pedra é Pedro ou não, porque na Bíblia não há uma citação dizendo que alguém, um homem, é chamado de pedra, de nenhuma maneira podemos ver na Bíblia que há outro fundamento além de Jesus Cristo. É blasfêmia dizer que há outro fundamento além de Cristo.

- Mateus 18:16; "... pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra (rhema) seja confirmada." Pedro definiu quem é a pedra, porém para que toda palavra (rhema) seja confirmada, vamos ver outra testemunha. Paulo também define quem é a Pedra, o fundamento.                                                             - I Coríntios 10:1-4; "... e a pedra era Cristo."                                                                                      - I Coríntios 3:10-11; "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".                                                                                                  
 Efésios 2:19-22; "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo a principal pedra de esquina."

O fundamento dos apóstolos e dos profetas é um fundamento, que é Jesus Cristo. Os apóstolos e os profetas é quem foram usados para escrever as Escrituras, foram eles que deram a base da Igreja, mas sobre quem? Sobre Jesus Cristo, e Paulo, quem mais escreveu fundamentos, diz: "Ninguém pode pôr outro fundamento a não ser Jesus Cristo”.

Outro fato que também precisa ser desmistificado é que Pedro nunca foi apóstolo dos gentios; Pedro não dirigiu a Igreja em Roma, nunca ele foi apóstolo dos gentios. Paulo escreve em Gálatas 2:
  - V.7; "... o evangelho da incircuncisão...", qual é o sinônimo da incircuncisão? Os gentios, Paulo está dizendo: pregar o evangelho para os gentios me foi confiado.                                  
  - V.8; "porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão...", o que quer dizer apostolado da circuncisão? Apostolado para os judeus. Pedro ficava em Jerusalém, com Tiago e João; então, Paulo diz: aquele que operou a favor de Pedro para pregar o evangelho para os judeus, operou também em mim, a meu favor, para pregar o evangelho para os gentios.                  
  - V.9; Tiago, Cefas (olha Pedro sendo chamado de Cefas) e João, que eram as colunas da Igreja, comissionaram Paulo e Barnabé para pregar aos gentios e permaneceram pregando aos judeus.

- Romanos 11:13; Paulo falando: "porquanto sou apóstolo dos gentios”.  Então, Paulo foi designado para ser apóstolo para os gentios e Pedro para ser apóstolo para os judeus. Porém, como vimos antes, Pedro foi quem pregou para Cornélio, o primeiro gentio a vir para a Igreja. Então, vocês podem estar perguntando, por quê?

Mateus 16:18-19                                                                                                                                       - V.18; "... edificarei a minha igreja"; que tempo está o verbo? Edificarei (futuro). Vemos aqui mais uma prova de que a Igreja ainda não havia sido manifestada ao mundo.                                                  - V19; aqui Jesus fala diretamente para Pedro, no singular, "dar-te-ei as chaves do reino dos céus...”.

Atos 1:8                                                                                                                                                       Aqui em Atos dos Apóstolos, quando Jesus está para ascender aos céus, Ele dá uma instrução para os apóstolos, Jesus falou assim: ficai aqui em Jerusalém, até que do céu desça poder e então vocês vão ser as minhas testemunhas. Onde? Qual é a ordem? "em Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Não pensem que é uma frase solta, assim qualquer, não é não. Jesus colocou uma ordem de evangelização; "sereis minhas testemunhas em Jerusalém e Judéia", isso ocorreu por oito anos, quando o evangelho foi pregado só para os judeus. E então, depois Jesus abriu para Samaria e para os gentios, até os confins da terra.

Mateus 16:19  -                                                                                                                                           "Pedro, vou te dar as chaves do reino dos céus e o que você ligar na terra, será ligado no céu e o que você desligar na terra, também será desligado no céu". 
Não é Pedro que ligaria ou desligaria no céu, ele ligaria e desligaria na terra.  "Eu te dou as chaves..."; para que serve uma chave? Para abrir. Então, Pedro vai abrir o evangelho primeiro para os judeus, Jerusalém e Judéia.
-Atos 2:14-41; o discurso de Pedro após o início da igreja no dia de Pentecostes. Pedro explicou, para os judeus, o que aconteceu e abriu o evangelho para todos de Jerusalém e Judéia.
Atos 8:1-17; o evangelho em Samaria.                                                                                                      Filipe foi a Samaria, pregou o evangelho e chegou até a batizar em nome de Jesus Cristo. Eu duvido que Filipe batizasse alguém que não tivesse declarado que aceitara a Jesus como Senhor e Salvador; Filipe não iria batizar ninguém que ele não tivesse certeza que tinha recebido a Jesus no coração. Porém, não tinha acontecido nada - V.16, "porque sobre nenhum deles (os israelitas de Samaria), havia descido o Espírito Santo”. Então, os apóstolos Pedro e João foram a Samaria e, V.14 e 15, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Foi necessário Pedro orar, para que abrisse o reino dos céus para os de Samaria. O Espírito Santo é o selo da Igreja e as chaves tinham sido dadas a Pedro.

Chegou a hora dos gentios, Pedro foi à casa de Cornélio. Porque não veio a revelação do lençol com os animais, que estudamos, para João, para Tiago, ou para outro? Veio para Pedro - a chave estava com Pedro. Então, Pedro vai para Jope e abre as portas da Igreja para os gentios; na hora que ele começa a falar, "Pentecostes" sobre os gentios, todos receberam o Espírito Santo.

Pedro não era o apóstolo dos gentios e porque ele foi falar com Cornélio? Porque Jesus o tinha comissionado para abrir as portas do reino dos céus, desde Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.                                                                                                                                         - Atos 2:39; "Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar."

O reino dos céus é este período que se chama Igreja, ele está contido neste período. O reino dos céus, como Jesus fala, é o nome de um período e nós vivemos nele; os mistérios do reino dos céus, mistérios.

-Mateus 18:15-18                                                                                                                                      Para quem Jesus falou esta passagem? Para a Igreja; aqui Jesus começou a dar as orientações para a Igreja que iria ser edificada. Lá em Mateus 16:19, Jesus falou diretamente a Pedro, no singular, para que ele abrisse a oportunidade cristã para judeus, samaritanos e gentios. Mas, agora Jesus repete para a Igreja toda, a Igreja toda tem esse poder nas mãos. "Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu". Quando você aqui na terra liga algo, você está amarrando e quando você desliga, você está soltando. 
 Mateus 18:19-20; está tudo ligado aqui.


Aula 31 - Escola Bíblica - Inicio da Igreja em Pentecoste

A Igreja não existia no V.T. Como já dissemos, a Igreja é algo novo no plano de Deus, era um mistério que foi revelado após a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
- Atos 2:1-21; a Igreja é fundada no dia de Pentecostes. A Igreja foi fundada, foi inaugurada no dia de Pentecostes, isto é, 50 dias depois que Jesus ressuscitou. Em Israel, a festa de Pentecostes é comemorada 50 dias após o dia das Primícias. No dia de Pentecostes, profeticamente, eram oferecidos dois pães com fermento, movidos diante do Senhor, simbolizando a união de judeus e gentios em um só corpo (a igreja).                                                                                                            -  Colossenses 1:17-24; a igreja é o corpo de Cristo.                                                                               -  Efésios 1:22-23                                                                                                                                       -  Romanos 12:5
Vamos analisar agora na Bíblia, porque a igreja não existia no V.T. e porque é um programa novo, após a morte e ressurreição de Jesus. Não há Igreja sem a obra de batismo do Espírito Santo, no corpo de Cristo.                                   
- I Coríntios 12:13                                                                                                                                                                    A Igreja é o corpo de Cristo e este versículo, descreve como cada pessoa, que se torna membro do corpo de                   Cristo, é introduzida nesse corpo; o corpo está sendo formado, não está ainda totalmente completo. "... em um só Espírito fomos todos nós batizados (imersos, introduzidos) em um só corpo quer judeus, quer gentios, quer escravos, quer livres ..."
Se todos os que são salvos são colocados no corpo de Cristo pelo batismo, que o Espírito Santo opera, significa que sem esse batismo, sem essa obra do Espírito, não haveria corpo. Se o Espírito não operasse esse batismo, que é pegar cada pessoa que nasce de novo e colocar no corpo, não existiria corpo. Quando começou esse batismo? Havia esse batismo no V.T.? Não; então, não era possível existir corpo de Cristo no V.T. O batismo do Espírito era uma promessa de Deus, que Jesus profetizou aos apóstolos e que se cumpriu no dia de Pentecostes.                                                           - João 14:16-17; "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro ajudador..."                                               -  Lucas 24:49; "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai..."                                                   -  Atos 1:1-14; "recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo... "
A Igreja não é continuação, é algo que começou no dia de pentecostes, teve um princípio.                      -  Atos 10:1-8; O centurião Cornélio, um gentio, recebe a visita de um anjo que lhe instrui como chegar a Deus.           
  -  Atos 10:9-23; Pedro tem uma visão e vai a casa de Cornélio.                         
 -  Atos 10:24-48; Pedro prega na casa de Cornélio e todos recebem o Espírito Santo.                            -  Atos 11:1-18; Pedro se justifica em Jerusalém por ter pregado para um gentio.
Quando Pedro foi falar com Cornélio, o primeiro gentio a vir para a Igreja, Pedro nem queria ir, pois por oito anos o evangelho foi pregado somente aos judeus. Passados oito anos, Deus determinou que era hora de pregar para os gentios e Pedro achou aquilo muito estranho; nós sempre custamos a entender as coisas de Deus. Então, Deus deu a visão do lençol a Pedro, com todos os animais que os judeus não podiam comer e a ordem era: "Pedro, mata e come"; Pedro respondeu: "Senhor, eu nunca comi nada imundo". Deus então determinou: "Não consideres imundo, o que Deus santifica".
Os judeus não entravam na casa de um gentio, porque o gentio era considerado imundo. Quando Pedro é mandado a casa de Cornélio, que era gentio, após a visão que teve, entendeu tudo o que Deus havia determinado. Então Pedro foi a casa de Cornélio, e evangelizou a todos que estavam lá e todos aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador e o Espírito Santo caiu sobre eles e falaram em novas línguas, exatamente como no dia de Pentecostes.
Quando Pedro chegou de volta a Jerusalém, os apóstolos e toda a Igreja estavam reunidos esperando a Pedro, para questioná-lo acerca de ter entrado na casa de um gentio. Então, Pedro contou como tudo havia acontecido e no final diz:
- Atos 11:15; "desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio". Então lá em Pentecostes foi o princípio de alguma coisa que não existia antes, houve um princípio. A Igreja foi chamada de mistério, pois a Igreja nunca tinha sido revelada.   Romanos 16:25-27
 "Era um mistério agora manifesto"; esse agora, é no tempo de Paulo, que o mistério foi "dado a conhecer..."  Efésios 3:3-6
Era um mistério, pois se já existisse no plano visível, a Bíblia não citaria que era um mistério, o povo já saberia; Paulo estava revelando o mistério.                                                                                           - V.5; "...como se revelou agora no Espírito...". Qual é o mistério?                                                        - V.6; "a saber, que os gentios são co-herdeiros...".  Co-herdeiros é com alguém, com quem? Com os judeus; e co-herdeiros do que? Era mistério de Deus, que a nação de Israel seria restaurada e que o reino seria implantado? Era mistério, que os judeus seriam salvos? Não, porque todas as profecias do Antigo Testamento. diziam tudo isso, as promessas para Davi de um reino eterno, as promessas para Abraão, etc.
Era mistério para os judeus que os gentios seriam salvos? Não, também não era.                                   - Isaías 49:6; "... também te porei para luz das nações, para seres a minha salvação até a extremidade da terra".  
 - Gênesis 12:3; "e em ti (Abraão) serão benditas todas as famílias da terra".                                        - Gálatas 3:8; "Em ti (Abraão) serão abençoadas todas as nações".
Não era nenhum mistério que Israel seria restaurada e que os gentios também seriam alcançados. Então, qual era o mistério? O mistério era que judeus e gentios formariam um só corpo. Todo gentio que se convertesse, passaria para a Igreja, para o corpo de Cristo, independentemente da nação a que pertencesse; o mesmo aconteceria com todo o judeu que se convertesse, ele também passaria a pertencer ao corpo de Cristo; este era o mistério.
Após o dia de Pentecostes, quando Deus olha para a humanidade, Ele vê três categorias de pessoas: judeu (não salvo), gentio (não salvo) e Igreja (os salvos, tanto judeus como gentios). O judeu aceita Jesus, ele é Igreja; o gentio aceita Jesus, ele é Igreja; entenderam? Então, que os judeus e gentios seriam salvos, não era um mistério para os judeus no V.T., porém, que após a ressurreição de Jesus e vinda do Espírito Santo, que ambos formariam um só corpo, o corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro, era totalmente um mistério.
Após o início de Igreja, Deus não está mais tratando com as nações, com grupos, com países, Deus está tratando com indivíduos. Lembram na época das nações, que estudamos? Deus organizou as nações e o que as nações fizeram? Rejeitaram, todas as nações rejeitaram a Deus. Então, por amor as nações, Deus criou Israel. A partir de Israel, Deus, quando olhava para a humanidade, via duas categorias de pessoas, israelitas e gentios. Porém, Israel também rejeitou a Deus, como estudamos. Mas, o amor de Deus pela raça humana é muito grande e então, Deus pega gentios e judeus e forma sua Igreja. Ah! as nações me rejeitaram? Ah! Israel me rejeitou? Por "desaforo" vou formar a Igreja, o "desaforo" de Deus, é assim. Deus forma a noiva do seu Filho, tirada entre as nações e entre Israel, a Igreja. A Igreja é formada de indivíduos das nações e de indivíduos de Israel.
Muitos pensam assim: então, Deus rejeitou Israel? Israel não é salva? A resposta é, como nação, não. Como nação Deus parou o Seu programa com Israel, o qual terminará no período da tribulação, após o arrebatamento da Igreja. Porém, Deus está formando Sua Igreja, formando de indivíduos, pessoas tiradas dentre as nações e dentre as tribos de Israel; são indivíduos que formam a Igreja.
Quando a Igreja começou a ser formada em Israel, quem perseguia os primeiros Cristãos? A própria nação de Israel. As autoridades diziam: "Parem de falar nesse nome, nós os proibimos". Pedro, porém, com ousadia respondeu: "Não podemos parar de falar do que temos visto e ouvido". Era a nação perseguindo os indivíduos. A morte de Estevão - foi a nação que decidiu apedrejá-lo em praça pública, ele foi apedrejado oficialmente, era pena de morte em Israel. Então, a nação perseguia os indivíduos; a Igreja era formada por indivíduos e não mais Deus lidava com nação ou grupos. Deus nivelou gentios e judeus e quebrou a parede de separação.
- Efésios 2:11-22                                                                                                                                       -  V.12; "... estáveis naquele tempo sem Cristo ..."; sem Messias, sem a promessa de um Salvador. Quem estava sem Cristo? Essa nação de gentios lá em Éfeso.                                         
 - V.13; "Mas agora ..."; é sinal que algo estava acontecendo, mudando, naquela época.                        - V.14; "... de ambos os povos fez um..."; de vocês (gentios) e judeus, Paulo estava falando: “gentios, Deus estava lidando com Israel, vocês estavam separados da comunidade de Israel e de Deus, mas agora Jesus veio e tirou essa separação, que era a lei, e de ambos os povos fez um novo homem, uma nova raça”.
-I Pedro 2:9-10; "vós que outrora nem éreis povo...”, falando aos gentios.
- V.14; "... e derrubando a parede de separação que estava no meio..."; havia uma parede entre judeus e gentios, a parede era a lei.
Percebem que era uma coisa nova, um programa novo? Esse era o mistério, que judeus e gentios formariam uma entidade, um corpo, um novo homem, a Igreja, a noiva do Cordeiro de Deus. Israel era uma nação separada das demais nações, por causa da lei. Jesus veio, cumpriu toda a lei morrendo no lugar dos transgressores da lei, substituiu o sangue dos animais e a lei, como regulador de vida, foi retirada e então, caiu a parede de separação. O que Deus estava fazendo? Estava nivelando toda a humanidade.                                                                                                   
  - Romanos 3:21-24; "... todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".                                      - Romanos 11:30-32
A lei tendo sido cumprida por Jesus e sendo retirada, como regulador de vida, estava então, sendo retirada aquela parede que separava Israel e as demais nações. A lei foi dada por um determinado tempo, até que viesse o descendente, que é Jesus.   Gálatas 3:19
- Gálatas 3:22; "mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado (da lei), para que a promessa em Jesus Cristo fosse dada aos que creem."
Não importa se é judeu ou gentio, a Escritura encerrou tudo sob o pecado; as nações tinham rejeitado a Deus e Israel também rejeitou. Então, Jesus veio, cumpriu a lei, aboliu a lei e nivelou a todos; é como se Deus falasse assim: "estão todos sob o pecado, ninguém me aceitou, agora vou nivelar todos, vou retirar a lei e todo aquele que receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, se reconcilia comigo".

É isso que aconteceu, é assim que Deus começa o programa com a Igreja, nivelando tudo, o fim da lei é Cristo, caiu a parede de separação e então, todos sob o pecado precisam da obra salvadora de Jesus Cristo.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Aula 30 - Escola Bíblica - Igreja - um intervalo profético

A Igreja é um intervalo profético; nunca foi profetizada no V.T. Lembram quando estudamos as festas que Deus instituiu para o povo de Israel? Eram sete festas: Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombetas, Expiação e Tabernáculos. As quatro primeiras eram realizadas uma em seguida da outra e, antes das últimas três, havia um intervalo de tempo. Hoje vivemos esse intervalo de tempo.
O período da Igreja é um intervalo profético, devido esse período entre as festas. Estudamos que cada festa representa uma profecia, em etapas, da obra salvadora de Jesus Cristo para a humanidade e vimos que as quatro primeiras festas já foram cumpridas, ou seja, as profecias a que se referia cada uma dessas festas, já se cumpriram através de Jesus Cristo. Vivemos o intervalo e Jesus ainda cumprirá as três festas faltantes; Trombetas, quando acontecer o arrebatamento da Igreja; Expiação, no final do período da tribulação, quando Israel será salva como nação; e a festa dos Tabernáculos, que se cumprirá no período do milênio, onde Jesus "tabernaculará", ou seja, estará na terra em Seu reino milenar.
Não existia Igreja no V.T. A Igreja não é formada sem o batismo do Espírito Santo, batismo através do qual cada pessoa, que verdadeiramente aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, nasce de novo no espírito e é colocada, inserida, imersa, batizada, no corpo de Cristo, que é a Igreja Universal que Deus vê. Então a Igreja vai sendo formada por esse batismo, nada disso existia no V.T. Portanto não podia existir Igreja no V.T. Estamos citando isso, pois há uma teologia que diz que Israel é a Igreja do V.T. Como já falamos, Israel é Israel e Igreja é Igreja; são totalmente diferentes no plano de Deus.
Israel era o povo de Deus, ainda é e sempre será; mas Igreja é algo novo. Não vimos na aula passada que a Igreja "é um mistério que agora, no tempo de Paulo, estava sendo revelada por Deus?"
-  João 7:37-39                                                                                                                                                                                           - V.38; "do seu interior correrão ...", que tempo é esse? Futuro, ou seja, ainda não havia acontecido.                                    -  V.39; fica muito claro que o Espírito Santo ia ser dado depois que Jesus fosse glorificado; e Jesus foi glorificado após Sua ressurreição.
Então, o Espírito Santo, até aquele momento, não fora dado porque Jesus não tinha sido glorificado. A principal característica da Igreja, e que difere o período da Igreja dos demais períodos, é a habitação do Espírito permanentemente nas pessoas salvas. O povo de Israel tinha o Espírito no meio deles, porém não dentro de cada indivíduo como é hoje na Igreja. O Espírito estava com eles, pois sem o Espírito Santo não há convencimento do pecado e não há conhecimento de Deus, porém não havia a habitação permanente. Após o arrebatamento da Igreja, no período da tribulação, o ministério do Espírito Santo, muda novamente e não mais será como é hoje na Igreja, não haverá mais o novo nascimento; será como no V.T., pois Deus voltará a lidar com o programa de Israel.
Somos parte desse tempo
Nós fazemos parte dessa época que estamos estudando; fazemos parte do "quadro". Quando olhamos para um quadro e estamos de longe, enxergamos o todo, porém quanto mais nos aproximamos do quadro, mais fácil perdemos a visão do todo. Então, como fazemos parte do quadro, precisamos estar muito alertas para o que se está se passando.
O período da Igreja não foge absolutamente da característica dos demais períodos que estudamos. Qual é essa característica? Deus apresenta seu plano e imediatamente vem a versão; se olharmos para a versão veremos que é muito parecida. Satanás continua com a mesma técnica, apresentando algo semelhante, com objetivo totalmente diferente do objetivo de Deus.
O objetivo de Satanás é apagar do homem o plano de Deus, distraindo-o com o seu plano, que é parecido e quem o segue, se desvia de Deus. Esse é o objetivo único de Satanás com seus planos. A batalha, em todas as épocas, tem sido essa: distinguir o plano de Deus do plano de Satanás. Só há uma maneira de não sermos confundidos, a Bíblia, não há outra. Se você desconhecer a Palavra de Deus você estará perdido, será enganado.
-Romanos 10:11; "Ninguém que nele crê será confundido."                                                                                                      - João 8:31-32; "...e a verdade vos libertará."
O que Deus está formando em nossa época? A sua Igreja, o corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro; o que Deus está formando é um corpo. Quando Satanás viu Jesus indo embora da terra, após a ressurreição, ele deve ter sentido um alívio. Porém, logo em seguida, quando a Igreja começou a ser formada, ele ficou muito preocupado, pois começou a ver novos "Cristos", ou seja, começou a ver nascerem pessoas com a mesma natureza de Jesus, nascerem do Espírito. Então começou a perseguir a Igreja de Jesus. No início ele perseguia as pessoas até a morte, pois essas pessoas começaram a pregar o evangelho com muita ousadia, quanto mais ele perseguia mais a Igreja crescia, quanto mais a Igreja perdia pessoas fisicamente, mais crescia espiritualmente.
No princípio Satanás começou a perseguir as pessoas através dos imperadores romanos e através das autoridades de Israel; a Igreja era tremendamente perseguida para ser extinta, é só estudarmos o livro de Atos do Apóstolos.   Atos 4:1-31
Porém, quando Satanás viu que a Igreja mais crescia, ele voltou à antiga técnica, ou seja, semelhança. Então Satanás se infiltrou na Igreja através do que a Bíblia chama de apóstolos fraudulentos, seus falsos ministros.               - Judas 3-4; "Porque se introduziram furtivamente certos homens..."                                                                                      -  I João 2:18-19; "... muitos anticristos se tem levantados                                                                                                          -  Mateus 7:15~23; "Guardai-vos dos falsos profetas que vêm a vós disfarçados em ovelhas.."
 Satanás então introduz, e Jesus havia falado que isso aconteceria, o joio no meio do trigo e Jesus diz literalmente: "um inimigo semeou o joio no meio do trigo, e o inimigo é o Diabo". Os enviados de Satanás chegam ao meio da Igreja e trazem confusão, provocando divisões e essa tática deu tão certo que continua com ela até hoje.
Grupos usam indevidamente o nome "Igreja", enquanto, muitas vezes, a verdadeira Igreja é perseguida. Por séculos e séculos isso aconteceu, por muito tempo a Palavra de Deus ficou "soterrada"; a própria história chama esses séculos de séculos negros. Tradições humanas, dogmas, tomaram o lugar da Palavra e a verdadeira Igreja sendo dizimada, torturada, perseguida e morta. Isso tudo está escrito nas enciclopédias, nos compêndios de história, nos livros que aprendemos nas escolas.
Quando Deus trouxe a Palavra novamente à tona e começou a espalhá-la pelo mundo, Satanás começou então com os seus ataques, agora na área da interpretação. O Diabo quer convencer o mundo e espalhou um mito: "a Bíblia é muito difícil de entender"; "é preciso luminares para ser interpretada"; "é preciso cuidado para se aproximar da Bíblia". A Bíblia é o livro mais vendido no mundo (best-seller), porém é o menos lido. "Ah, não dá para entender a Bíblia, já tentei ler, porém necessita de interpretação".
- I João 2:27; a unção que está em vós, o Espírito Santo, vos ensina todas as coisas.
A Bíblia é um livro de revelação, escrita por Deus o Pai, criador do homem, para o homem. Então Deus ia escrever um livro que o homem não entendesse? Se dependesse de outro homem, quem iria interpretá-la? Será que há algum homem superior a outro na sabedoria de Deus? Deus constitui sim mestres e pessoas com o dom de ensino na Igreja, porém é diferente de serem necessários homens interpretando a Bíblia.
Os mestres e aqueles que possuem o dom de ensino, não vão aprender por vocês e nem vão interpretar coisa alguma. O que Deus faz através dessas pessoas é diminuir o tempo da Igreja estudar a Palavra de Deus, é o que fazemos aqui neste curso, porém a responsabilidade é de cada um de nós. Se ficarmos simplesmente num ritual de assistirmos estas aulas durante todo o curso e acharmos que sabemos tudo, estamos perdidos. Temos que nos aprofundar cada vez mais na leitura e estudo da Palavra de Deus e orarmos ao Espírito Santo, que está em nós, para nos ensinar toda a verdade.
- Satanás luta "com unhas e dentes" para que a Bíblia não seja entendida e seu grande ataque hoje é na interpretação das Escrituras; cada um está querendo interpretar como quer e isso tem sido a causa maior das divisões na Igreja.  Ah! O batismo tem que ser assim, não, mas eu interpreto de outro modo; mas a ceia é assim, porém eu interpreto assim. Então você fica aí com a sua interpretação que eu fico com a minha.
E assim foram surgindo as diversas denominações. Nós fazemos parte dessa época, estamos no meio de tudo isso, e se não abrirmos nossos olhos espirituais, seremos enganados por Satanás com suas astutas ciladas. Como seria simples se ficássemos na simplicidade da Palavra de Deus, "se a Palavra diz assim então vamos assim", seria muito simples. Porém não se iludam, é na interpretação que Satanás ataca nossa mente. A Bíblia interpreta a Bíblia, isso é um dos primeiros princípios que aprendemos, a Bíblia quer dizer o que ela diz, nunca se esqueça.
As igrejas locais deveriam ter os nomes das cidades em que estão as pessoas.                                                                    - Romanos 1:1-7; Paulo, a todos os que estão em Roma, carta aos romanos                                                                                 - I Coríntios 1:1-2; Paulo, à igreja que está em Corinto                                                                                                                      -  II Coríntios 1:1; á Igreja de Deus que está em Corinto                                                                                                                        -  Gálatas 1:1-2; às Igrejas da Galácia                                                                                                                                                       -  Efésios 1:1; aos santos que estão em Éfeso

Não vemos aqui igreja Batista, Metodista, Presbiteriana, etc. Nunca foi plano de Deus as divisões. Nós que, por falta de firmeza na Palavra, entramos no jogo do Diabo e ficamos fazendo guerra entre irmãos, entre membros de um mesmo corpo, a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Aula 29 - Escola Bíblica - A escolha de Israel e da Igreja

Israel foi escolhido através do chamado de Abraão

“Então o Senhor disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados" . Gênesis 12:1-3

O capítulo 12 do livro de Gênesis trata da escolha e chamamento de Abraão por Deus com o propósito de formar uma nova nação, Israel, da qual nasceria o Salvador do mundo, pondo assim, em prática o Seu maravilhoso plano de redenção.

É imprescindível observar que Deus sempre associou o homem aos seus projetos. Isso se deu com Adão, Noé, Moisés, Josué, entre outros. Ele não associou a sua obra somente a homens de maneira isolada, mas também e especificamente associou Sua obra a um povo separado e escolhido – a nação de Israel.

Na ocasião e que se deu o chamado de Abraão, o mundo de então estava quase que de maneira geral sobre o domínio do maligno. Deus precisava de um homem especial, assim como fora Noé. Assim Deus chamou a um homem para formar uma nação – Abraão.

Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque ainda quando ele era um só, eu o chamei, e o abençoei e o multipliquei”.   Isaías 51:2

A Igreja foi escolhida antes da fundação do mundo

“... assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele...”. Efésios 1:4

A igreja de Jesus teve sua origem na eternidade. Porém a sua origem histórica e sua manifestação ao mundo se deu a partir do dia de Pentecostes, descrito no capítulo 2 do livro dos Atos dos Apóstolos.
Nos capítulos 1 e 2 da carta do apóstolo Paulo aos Efésios, é revelado a profundidade do pecado e a sua libertação por meio da obra expiatória de Cristo, destacando a sua maravilhosa obra, formando um novo povo, derrubando as diferenças entre Judeus e gentios. A Igreja, formada dentre as nações, é o novo povo de Deus. No capitulo 3, Paulo se apresenta como despenseiro da graça de Deus na revelação do grande mistério que é a igreja.

“Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios, se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, para que agora seja manifesta, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. Efésios 3:1-12

Como podemos observar, diferentemente da nação de Israel, quando Deus chama um para formar a muitos, a Igreja é o chamamento da parte de Deus a muitos para formar um único corpo.

“Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade”. Efésios 2: 11-16

Da mesma forma que Deus associou Sua obra à nação de Israel, Ele faz hoje com a Igreja. Somos designados em Cristo como sacerdócio santo e real para oferecer sacrifícios espirituais e proclamar o Seu santo evangelho.

“Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz. Vós, sim, que antes não éreis sequer povo; mas agora, sois o Povo de Deus; não tínheis recebido a misericórdia, contudo agora a recebestes”. I Pedro 2:9-10