Seguidores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Novelas e Reality Shows

Uma das mais fortes atrações televisivas no Brasil certamente são as Novelas. Praticamente todos os dias da semana podemos acompanhar novelas, em diferentes horários e, em algumas emissoras até quatro novelas por dia. Quantos de nós já nos pegamos torcendo para a mocinha (“a oprimida”) deixar o seu marido (“o carrasco”) para ficar com o amante (“o mocinho”)? A TV possui o poder de tornar algo ruim e condenável em algo mágico e romântico; a separação, um processo doloroso e dificilmente a melhor solução, acaba se tornando uma história “bela” e “envolvente”. A novela se transforma num incentivo à separação de casais, manipulando a opinião do público, uma vez que apresenta o marido como o pior homem do mundo e o amante como um ícone de “amor perfeito”.
Outro exemplo de manipulação de opiniões é quando a novela apresenta uma cena de duas pessoas homossexuais se beijando, o que, para maioria da sociedade parece algo absurdo e até desagradável, acaba se tornando, na mente de alguns, uma cena bonita graças ao enquadramento, à iluminação, ao fundo sonoro... o mesmo caso acontece quando em certos reality shows, um homossexual, com graduação ou nível cultural superior é colocado ao lado de homens mais ignorantes culturalmente. O programa acaba promovendo a idéia de que um homossexual é uma pessoa mais culta e inteligente que um homem normal, incentivando assim esta “opção sexual” condenada pela palavra de Deus. Que fique bem claro que nós devemos amar as pessoas, mas não o seu pecado. Não podemos viver uma vida cheia de preconceitos, mas devemos nortear nossa ética pela Palavra de Deus que diz:

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.” 1Co 6. 9-10
[...] porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens; e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.” Rm 1. 26-27

A Verdadeira Definição de Novela

Conhecemos a definição de Novela quase que instintivamente: conto; pequeno romance ou uma narração de aventuras. Mas existe ainda outra definição, que muitos não conhecem, uma definição que confirma ainda mais as palavras de Daniel que nos alertava acerca da mudança das leis.
No Império Romano, quando Justiniano subiu ao trono em 527-565 d.C., foi iniciado a sua obra legislativa. Seu trabalho de correção e compilação compreende em quatro obras importantes para a cultura jurídica universal: o Código, o Digesto, as Institutas e as Novelas. Formando o que é conhecido hoje como Corpus Júris Civilis.

As “Novelas”, ou “Novellae” que significa “Novas Leis” conhecidas como Novellae Constitutiones, foram o grupo de novas leis publicadas pelo imperador daquela época.
Mais que uma coincidência, as novelas que muitas pessoas assistem inocentemente podem conter novas leis vindas do príncipe deste século e, por isso devem ser encaradas com cautela.
Os bons valores aos poucos vêm sendo forçadamente mudados e transformados em coisas do passado e, em contraponto, o que é reprovável aos olhos de Deus, vem tomando uma forma atraente, uma nova visão, quase que uma imposição resultando em uma nova lei.
Devemos vigiar contra tal empreitada do inimigo, visto que tantas mudanças têm causado até tentativas de formulação de novas leis que ferem a liberdade de expressão das pessoas e a nossa liberdade religiosa, como a Lei da Homofobia, que anula a livre opinião em relação ao homossexualismo, e não apenas isto porque acaba contrariando também um conceito Bíblico, ou seja, se você ler os versículos de 1Co 6. 9-10 e de Rm 1. 26-27, você acaba de se tornar um fora-da-lei...

Ore meu irmão, fale com seu pastor(a), e analise se o programa que você assiste traz edificação ou coisas ruins à sua família. Peça a Deus que Ele te ajude a discernir o que convém e o que não convém a um servo do Senhor assistir ou acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário