Seguidores

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aspectos da santificação

A santificação não é delimitada, ou seja, tem um tamanho definido, ou quantidade de estágios a serem percorridos, mas ele tem 3 aspectos A santificação posicional, o lado experimental e o lado final. É bom lembrar que estes aspectos são essenciais para a nossa vida e devemos conhecer para que possamos experimentar estes lados da santificação. Temos que ser participantes da santificação, não pelo sentido obrigatoriedade, mas pelo sentido necessidade e principalmente por vontade própria, pois o Espírito Santo contribui plenamente com este conceito produzindo santificação. Como? Através do nosso entendimento das coisas de Deus.

Santificação Posicional
João escreveu que ainda não se manifestou o que havemos de ser. (1 Jo 3:2). Através da esperança existe a purificação (1 Jo 3:3). João diz que atingiremos a maturidade. Não mais morreremos, pois não teremos mais pecados, seremos semelhantes a Ele. Quando se dará essa transformação? Quando Ele aparecer, ou seja, no arrebatamento da Igreja (Jd 1:24). Ele diz que Cristo é poderoso para nos guardar. Isso é a nossa santificação no futuro. Porém, Paulo em Ef 5 nos fala da Santificação no presente.
Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Ef 5:26).
Não devemos deixar de atender, ouvir, meditar e principalmente obedecer a palavra de Deus pois ela é quem nos santifica, (Jo 17:17)
A Palavra nos santifica e Jesus nos santifica pelo seu Sangue (Hb 13:12). Jesus colocou o seu selo de identificação, ou seja, o Espírito Santo. A partir daí podemos ser chamados filhos de Deus.

Santificação Experimental
O crente verdadeiramente separado para Deus, alem de experimentar uma nova vida, é dirigido a santificação, não só aparentemente, mas interiormente (Rm 12:1). Os nossos membros têm que ser oferecidos a Deus e não mais ao pecado (Rm 6:13). O nosso controle agora não é pela simples emoção, mas pelo Espírito Santo de Deus. Quando estamos separados o pecado não tem mais domínio sobre nós. (Rm 6:14-16).
Quando estamos experimentando a santidade se manifesta em nos a graça o conhecimento (2 Pe 3:18).
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2 Co 3:18)
Como podemos ser santificados se somos pecadores? Pela obra do Espírito mediante o reconhecimento ( 1 Jo 1:9).

Santificação Final
1 Jo 3:2
diz: "Amados, agora somos filhos de Deus"
Se somos filhos de Deus, sendo um Deus Santo (Sl 99:9), temos que ser santos. Nós nascemos de Deus, mas a completa santificação se dará quando Aquele que é perfeito voltar, o qual nos aperfeiçoará através do Espírito Santo (Jd 1:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário