Seguidores

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cristo, nossa oferta pacífica

"Porque tenho tomado dos sacrifícios de paz dos filhos do Israel o peito movido e a coxa elevada em oferta, eu o tenho dado a Arão o sacerdote e a seus filhos, como estatuto perpétuo para os filhos do Israel" (Lv. 7:34).

Os diferentes tipos de sacrifícios - cruentos e incruentos- que encontramos no sacerdócio do Antigo Pacto, representam a perfeição do Senhor Jesus Cristo: sua perfeita divindade, sua perfeita humanidade, seu perfeito amor, sua perfeita comunhão com o Pai. São, do mesmo modo, figura de nossa comunhão com Deus.
Nos sacrifícios ou ofertas de paz havia uma porção reservada aos sacerdotes - os crentes de hoje. No sacrifício de holocausto, o animal devotado era queimado inteiramente, tal como o Senhor Jesus se ofereceu por inteiro ao Pai. Neste sacrifício, o sacerdote não tinha parte. Entretanto, no sacrifício de paz, era apartada uma porção para o sustento dos sacerdotes.
Assim também nós, tendo sido feita já a propiciação por nossos pecados, mediante o sacrifício de Cristo na cruz, podemos desfrutar da oferta de paz - Cristo mesmo.

"Porque ele é a nossa paz ... porque por meio dele ambos temos entrada por um mesmo Espírito ao Pai" (Ef. 2:14, 18).

A porção dada aos sacerdotes era o peito e a coxa do animal sacrificado. O peito nos fala do amor de Cristo, de sua consolação em nossas provas e aflições. A coxa nos fala da fortaleza do Senhor, que nos sustenta em nossas fraquezas.
Pelo sangue derramado na cruz -o holocausto do Cordeiro- fomos limpos de nossos pecados e reconciliados com o Pai. Agora, Cristo é nossa porção, nossa oferta de paz. Podemos desfrutar plenamente dele, e nele, ter comunhão com o Pai. Esta perfeita comunhão só é possível se andarmos na luz (1 Jo. 1:7).

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados, e nos limpar de toda a maldade" (1 João 1:9).

O pecado nos separa da comunhão, nubla nossa vista da presença de Deus. Embora ele nos segue olhando, nossos olhos estão velados para ver-lhe. Mas se confessarmos, há perdão. A confissão implica julgamento. Logo então é recuperada a comunhão com o Senhor.

"Com bolos de pão levedo apresentará a sua oferta no sacrifício de ações de graças de paz" (Lv. 7:13).

Os bolos de pão levedo representam nossa natureza pecaminosa, ainda presente. Quão grande é a misericórdia do Senhor, que apesar desta condição, aceita nossa oferta de paz!

"Mas a pessoa que comer a carne do sacrifício de paz, o qual é do Senhor, estando imunda, aquela pessoa será cortada de entre o seu povo" (Lv. 7:20).

A palavra de Deus nos adverte que, se tiver pecados sem confessar, não haverá comunhão.
Se andarmos em luz, podemos tomar a provisão de Deus. O peito e a coxa -Cristo, nossa oferta de paz, seu amor e sua fortaleza- estão a nossa disposição, e nossa comunhão verdadeiramente é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário