Seguidores

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Estações Espirituais


Na gênesis do mundo, lemos: Gênesis 8:22: “Enquanto durar a terra, não deixará de haver semente, ira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”.Na gênesis da igreja, encontramos:Atos 14:17: “contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria”.
Todos sabemos que são 4 as estações do ano; Primavera, Verão, Outono e Inverno. A Primavera é a estação das flores, o verão é a época do calor, o outono é a época das frutas e finalmente o inverno é a época do frio.Ec 3.1 diz: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu.”Os problemas surgem quando uma pessoa não consegue discernir a estação espiritual que está vivendo. Se não soubermos identificar corretamente a estação e o seu propósito responderemos de maneira errada.

1°. PRIMAVERA – Tempo de cumprimento de promessas

É a estação das flores e onde os dias ficam mais longos do que a noite.Sl 30:5: “…Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. A primavera sempre sucede ao inverno. Devemos sempre esperar uma primavera espiritual logo depois de um difícil inverno.Ct 2:11: “Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem”. Aqui vemos promessas de Deus florescendo em nossas vidas. É a estação onde experimentamos prosperidade.Is 27:6: “Dias virão em que Jacó lançará raízes, florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto o mundo”.

2°. VERÃO – Encontrando Deus na escassez

Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos. A chuva é o derramar do Espírito Santo (avivamento). Algumas vezes o verão trás calor e enfado (sequidão espiritual). Nesses momentos devemos aprender a cavar mais fundo para encontrar água e experimentar refrigério. O verão produz é a habilidade de encontrar Jesus sem o auxílio de terceiros (estímulos externos), ou artifícios. Aprendemos a adorar sozinhos e recebermos diretamente do Senhor, sem fazer uso de intermediários.

3°. OUTONO – Tempo dos frutos

O Outono é uma estação que indica a passagem do verão para o inverno e suas principais características são: O amarelar das folhas e posteriormente suas quedas que pode causar um visual bastante agradável para nossos olhos. O outono é a estação dos frutos (maior variedade de frutas). O clima e a temperatura desta época do ano são a mais propicia para a produção de diversas frutas. E, além de aproveitar o aroma e sabor das frutas, podemos cuidar de nossa saúde, pois muitas frutas têm o poder curativo. Ezequiel 47:12: “Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio”. A todos nós, Deus dá a oportunidade de frutificarmos e enchermos a terra dos frutos do Senhor.3. Infelizmente, muitos deixam passar essa estação sem manifestar os frutos:Jd 1:12b: “…árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas”;

4°. INVERNO – Tempo para se aquecer

A principal característica do inverno é a queda da temperatura. Representa a estação de frieza espiritual – não significa que devemos ficar frios espiritualmente. O que fazer?
Alimentar-se com a Palavra de Deus (instintivamente ficamos com mais fome no inverno – isso é um mecanismo que nosso corpo encontra para aquecer-se, criando mais gordura, protegendo-nos, dessa forma, do frio). A Palavra de Deus tem todos os nutrientes espirituais necessários para nosso espírito. Estar mais perto das pessoas. Quando nos aproximamos uns dos outros, o calor de um passa para outro e então ficamos todos aquecidos.
Ec 4:9,11: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”. Aquecer-se junto ao “fogo do Espírito”! Geralmente no período do inverno somos tomados por um instinto de “hibernar”. É aquela estação de nossas vidas onde não desejamos realizações, falta-nos motivação suficiente para caminhar. Precisamos ter cuidado com a passividade e a preguiça espiritual, senão ficaremos sem frutos:
Pv 20:4: “O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra”.
Mas existe uma quinta estação na vida de um servo de Deus:

5°. A QUINTA ESTAÇÃO: A ESTAÇÃO DA COLHEITA DE ALMAS

Jo 4:35: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.
OBS.: A ceifa começava no mês de Abril, mais ou menos no tempo da Páscoa, e perdurava até a festa do Pentecoste. Isso significa que 4 meses antes da ceifa seria o mês de dezembro. O tempo próprio da semeadura era mais ou menos nos começos de dezembro.
1. Aqui está a estação que Jesus Cristo inaugurou quando veio a este mundo.
2. No mundo natural, há um período definido para a semeadura e para a ceifa, mas no mundo espiritual, essa estação é permanente. O tempo de colheita para a igreja não é daqui a “quatro meses”, mas agora mesmo!
Mt 9:37: “E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

CONCLUSÃO: Cada estação espiritual produz em nós os frutos apropriados. Mas não importa em que estação espiritual estamos, não podemos negligenciar a estação da colheita em função das outras.

Por Marcos Arrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário