Seguidores

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Desertos na vida do salvo


"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei ao deserto, e lhe falarei ao coração." Oséias 2:14

É impressionante o que Deus já realizou nos desertos! Para Ele desertos são lugares estratégicos, abençoadores, poderosos agentes de transformação e de aperfeiçoamento.
Para o deserto conduziu Moisés afim de prepará-lo, para o deserto do Sinai Deus conduziu o povo após libertação espetacular do poderio egípcio, no deserto Deus deu um código de ética para uma sociedade que viveria em canaã, para o deserto conduziu a Elias e posteriormente a João, o Batista, e de lá estes voltaram com grande poder e unção. O deserto foi o seminário de Paulo, no deserto Jesus foi tentado e prevaleceu...
Estes fatos nos mostram que desertos fazem parte do cotidiano daqueles a quem Deus quer ensinar, transformar e usar pois o deserto é a olaria de Deus!
Sem dúvida você já teve, em sua vida cristã, experiências com desertos ou está passado por um. Saiba porém que Deus está contigo ( Gn.21:20 ) e jamais te levará para lá se não for para te trazer de lá abençoado !!!

O deserto é um lugar de depressão.

Porque lá não há alimento ou sustento!
Passar pelo deserto é se expor à uma tremenda sensação de ausência, há no deserto uma sensação de perda de tudo o que nos é importante à vida, de tudo aquilo que mais desejamos. Israel se sentiu assim. ( Êx.14:12 ; 16:2-3 ) Sem dúvida, passar pelo deserto significa se expor ao desconforto, ao incômodo, é privar-se da cama, do cobertor, do sofá, da geladeira, do sustento...

O deserto é lugar de depressão também porque lá há solidão e amargor!
Jesus buscava lugares desertos ( Mt.14:13 ; Mc.1:12 ), Elias deixou seu ajudante e migrou para o deserto assustado com a ameaça de Jezabel ( I Rs.19:3-4 ), Moisés foi para o deserto fugindo da justiça egípcia ( Êx.2:15 ), e o que isso tem a ver comigo e com você ? Tem a ver que, conquanto nos encontremos nos desertos de nossa existência, abrasados pela chama de nossa consciência, sedentos pela água que sacia a sede da nossa alma, na mais absoluta e degradante solidão, Deus nos encontra e nos ajuda no deserto. Foi assim com Israel ( Êx.16:10 ), com Moisés (Êx.3:4), com Elias ( I Rs.19:11 ), e também é com você ( Is.44:21 ), não há deserto tão distante que possa vencer o incansável e indestrutível amor que Deus tem por nós!

O deserto é um lugar de provação.

E lá Deus nos prova para nos ver crescer ! Israel passou 40 anos peregrinando no deserto, Moisés passou 40 anos apascentando no deserto, João viveu a maior parte de sua vida no deserto e o resultado disso é que estes saíram do deserto transformados e qualificados para servir a Deus.
Não vos esqueçais do que vos diz Romamos 5:1-5 e II Coríntios 4:8-9, pois no deserto não devemos desfalecer mas confiar que Deus nos susterá pelas mãos, e vai nos sustentar em meio à adversidade.

No que esta provação no deserto nos faz crescer?
Ela prova nossa a fragilidade da auto-suficiência, transformando-a em dependência, prova nossos luxos fazendo-nos enxergar o suprimento das necessidades, prova nosso orgulho conduzindo-nos à humildade... sem dúvida o deserto é a olaria de Deus ! Satanás nos tenta no deserto para nos ver cair. Esse era o seu alvo ao tentar Jesus ( Mt.4 ) tentando-o através das necessidades carnais ( v.3 ), emocionais ( v.5-6 ) e materiais ( v.8-9 ).
Mas Jesus prevaleceu sobre a tentação e não caiu mostrando-nos que também podemos prevalecer sobre as tentações que procuram "suprir" nossas necessidades, e graças a Deus que Filipenses 4:19 está na Bíblia.
Deixe Deus suprir tuas necessidades no deserto !!!

O deserto é um lugar de provisão.

Porque mesmo no deserto Deus está conosco e nos sustenta ! ( Gn.21:20 ) Ele sustentou a Elias através dos corvos ( I Rs.17:3-7 ), através de uma viúva ( I Rs.17:8-16 ), através de um anjo. ( I Rs.19:4-7 )
No desespero do deserto o Senhor nos sustenta por todos os lados, em todas as aéreas da nossa vida. ( Salmo 139:5 )
Ele sustentou a Moisés e a Israel através do maná e das codornizes ( Êx.16:35 ; Sl.105:40 ), através da água da rocha. ( Deut.8:15 ), através da nuvem de dia e da coluna de fogo à noite, nuvem que os protegia do que não viam mas podiam sentir e coluna de fogo os protegia do que viam e sentiam, ou seja, isso revela um sustento material e espiritual ! Por isso com alegria afirmo que Ele também sustenta você !

Desertos são realidades existenciais inegáveis e muitas pessoas se tornam vítimas dos desertos ao longo da vida. Não conhecer a Deus implica em coexistir com os desertos para sempre, mas em Deus, nenhum deserto é eterno, em Deus, desertos tem fim porque todas as armas que o deserto lança sobre nós enfraquecem na medida em que somos sustentados e protegidos por Deus ! Os desertos estão à nossa volta mas não há o que temer pois jamais o deserto será, para nós os salvos, sinônimo de solidão e necessidade se com fé clamarmos e assim por Deus formos noldados como vaso de barro em pleno deserto!

Pr.Ebenézer Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário