Seguidores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Princípio de Imputação da Escritura

Jesus tornou a palavra viva para os seus discípulos (João 6:63; Hebreus 4:12)
O princípio de imputação da Escritura nada mais é senão tornar a Palavra de Deus em uma Realidade em nossa vida pessoal.

Este princípio funciona na base de quatro passos básicos:
1 – Crer na Palavra;
2 – Se apropriar da Escritura como algo pessoal;
3 – Confessar (perante Deus, homens e demônios) o que a Bíblia diz;
4– Agir de acordo com o que confessamos;

Vamos desenvolver os tópicos.

1 – Crer
“Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.” João 6:29.

Quando Jesus falou aos seus discípulos que a obra de Deus é crer Nele Cristo quis dizer se nós estivermos Nele a sua obra é realizada por Ele através de nós.

Paulo explica muito bem esta verdade nestas palavras.

“Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.” I Coríntios 15:10.

O crer abre a porta dos impossíveis na presença de Deus.

“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” Marcos 9:23.

A Igreja perdeu muito através da história quando não agiu crendo em Deus. Durante praticamente 1.500 anos o homem não sabia o que era a salvação por meio da fé. Mesmo a igreja descobrindo esta verdade, os cristãos continuaram enfermos fisicamente, até vir uma nova revelação afirmando que a cura pertence por direito aos cristãos, a partir daí Deus começou a liberar o seu poder curador sobre a Igreja. Mais recente é a questão da libertação de espíritos imundos e a teologia da prosperidade financeira. Com certeza, estas coisas não aconteceram antes de alguém crer que Deus podia e queria fazer isso. Por isso é muito importante os cristãos velarem sobre as suas convicções e sobre aquilo que crêem.

Gostaria de deixar alguns conselhos com base na Sagrada Escritura.

1- Não limite a Deus nem a sua obra. Muitas pessoas constróem “castelos teológicos” dizendo o que Deus pode e o que ele não pode fazer. Muitas opiniões hoje são ensinadas como verdades. O triste fato é que como medimos a Deus será a sua manifestação em nossas vidas (Provérbios 23:7a e Lucas 6:38). Portanto, joguemos fora nossas medidas pequenas e creiamos em toda a palavra revelada por Deus.

2- Não duvide de alguma manifestação de Deus se não a viveu, Deus não deu todas as experiências espirituais a todos os seus filhos, mas ele exige que todos creiam no que ele pode fazer.

3- Não duvide no escuro daquilo que Deus já te revelou no claro;

2 – Se Apropriar da Palavra

Este princípio é muito simples, e é o principal. Na verdade ele pega uma Escritura e a torna real na nossa vida.

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4:4.

Jesus compara a Bíblia ao alimento. Assim como o pão é alimento para o corpo natural, a Bíblia é alimento para o espiritual. O cristão que deseja ter a palavra de Deus como parte de sua vida deve tomar a Escritura Sagrada não como uma palavra de conhecimento apenas. Deve tomar a palavra de Deus como alimento. Ela não deve entrar apenas no nosso intelecto (isso também é importante, mas não gera poder). A palavra deve entrar no nosso espírito. Muitas vezes esse processo é lento, através da leitura, repetição e oração para que Deus avive a palavra e a torne viva em nosso interior. Uma coisa é certa, apenas vislumbrarmos a palavra assim como olhamos um pão, não nos alimentará o espírito. Necessitamos fazer com que a Palavra se torne parte de nós assim como um alimento que entra em nossas entranhas e nos dá vigor para podermos agir.

“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.” Jeremias 15:16.

3 – Confessar

Muitos cristãos aprenderam somente o aspecto de Confissão Negativa (a de pecados), mas nada sabem sobre a sua Confissão Positiva (afirmação de verdades espirituais sobre nossa condição em Cristo). Muitos ainda desconhecem o poder da nossa língua.

“E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.” II Coríntios 4:13.

Quem crê fala daquilo que crê. Muitos cristãos esperam as coisas acontecerem para então falar, isso é correto de certa forma mas não é fé. A fé é antecipar uma realidade espiritual ainda não concretizada (Hb 11:1), é dar substância aquilo que não se vê.

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” I Pedro 4:11

Muitos cristãos tropeçam naquilo que dizem. Costumam confessar que estão enfermos enquanto Deus diz que eles estão curados (I Pedro 2:24). Muitos confessam fracassos sendo mais que vitoriosos (Romanos 8:37). A nossa proposta não é que ignoremos as adversidades da vida, mas creio que devemos sempre dar mais valor ao que Deus diz do que ao que o homem, as circunstâncias ou os demônios andam falando. Falemos de acordo com o que Deus tem falado.

4 – Faça de Acordo com o que você Crê e Confessa

Um desejo de Deus para seus filhos é que eles sejam íntegros. A palavra íntegro no original significa inteiro, não dividido. Ora, se um cristão crê em alguma coisa, se apropria da escritura, confessa a palavra mas age em desacordo com o que diz é como um homem que dá graças a Deus pelo alimento e logo depois de terminada a oração murmura contra a quantidade de sal colocada no alimento.

“E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.” Salmo 90:17.

Por filhotes de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário