Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O secularismo na igreja

Na 2ª carta a Timóteo, Paulo, já ao final da jornada, disse:
“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos a verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.”

Temos chegado a esse tempo referido pelo apóstolo: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina...”.

O secularismo invadiu as nossas igrejas, os princípios bíblicos se tornaram relativos e os que ainda defendem a sã doutrina são tidos como radicais ultrapassados. Afinal, a sociedade mudou, os valores mudaram, a liturgia tem que ser renovada, cantar salmos e hinos é coisa do século passado, pregação pode ser dispensada e oração é cousa para os fracos.

O apóstolo João, em sua 2ª Carta, adverte:
“Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.”

A Bíblia é o manual de fé e prática que Deus deixou aos homens. Esse manual não muda, não poderá ser adaptado ao pecado. Tudo que se levante contra a santidade de Deus continua sendo pecado. Pecado é pecado, não importa o tempo passado, presente ou futuro.

Hoje, a mensagem do apóstolo Paulo aos coríntios continua na ordem do dia:
“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.”

Devido à multiplicidade e banalização do conceito de Igreja, temos para todos os gostos.
Há muitas que, de acordo com sua conveniência, a palavra pecado é proibida de ser ventilada. Atitudes, comportamentos devem ser tolerados, mesmo que se choquem com os valores absolutos da Bíblia Sagrada.

Justifica-se que tudo é plausível de aceitação em nome do amor. No entanto, a Igreja que prima pela Palavra de Deus, que ora, que não abre mão dos princípios absolutos nela contidos, que ama o pecador, mas não compactua com o pecado, que consola os angustiados de espírito, que dá de comer aos que têm fome essa é a verdadeira Igreja de Jesus.

“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” Tito 2: 1.

A preocupação do grande apóstolo foi sempre com a doutrina. Todavia, o secularismo reinante em nossas Igrejas tem tomado conta do tempo e do pensamento do povo. Igrejas vazias nos trabalhos semanais, desinteresse com os Estudos Bíblicos,Reuniões de Orações, Escolas Dominicais, falta de pontualidade e assiduidade. O descompromisso é geral.

Voltemos ao primeiro amor, isto é: compromisso com as coisas de Deus, compromisso com as atividades da Igreja, zelo para com a Igreja. Afinal, Cristo morreu por você e o preço que Ele pagou foi muito alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário