Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A unidade

"Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo." (Ef 4:11-13).

O Caráter de Cristo em Nós
È o Espírito de Deus que forma em nós o caráter de Cristo e o equilíbrio da nossa vida.
Cabe aqui esclarecer o que é caráter, personalidade temperamento.
O caráter é a somatória das influências positivas e negativas que se vivencia ao longo da nossa vida. É o conjunto de qualidades que distingue uma pessoa da outra.
A personalidade é o caráter ou pessoalidade, o que determina a individualidade duma pessoa moral; o elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser.

O temperamento é o conjunto dos traços psicofisiológicos de uma pessoa, e que determinam as reações emocionais, os estados de humor, o caráter. Existem basicamente quatro temperamentos numa só pessoa e um deles é predominante, são eles: melancólico, sangüíneo, colérico e fleumático.

Vida Natural e Vida Espiritual
A psicologia e pedagogia, que estudam processos mentais e de aprendizado da vida natural, concluem que tudo o que nos é ensinado vem através de quatro vias: identificação, punição, recompensa e imitação. Vinte e cinco por cento do que sou herdei dos meus avós, cinqüenta por cento dos meus pais e vinte e cinco por cento vem da somatória de influências do meio (escola, faculdade, televisão, amigos, trabalho).

Estrutura Triúna
O homem é um espírito que tem uma alma que habita no corpo. (I Ts 5:23)
O corpo é o veículo para que o homem tenha contato com o mundo exterior. Exemplo: locomover e expressar.
O espírito é onde está a presença de Deus no homem e está no mais interior, no mais íntimo do seu ser.

A alma é o Ego, o Eu, a vida natural, todos estes termos são sinônimos, querem dizer a mesma coisa. Na alma está orgulho, prepotência, petulância, avareza, que funcionam como um bloqueio à saída de Deus na vida do homem. Alma é tudo o que o homem é, sua personalidade; é o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está ligada ao mundo material através do corpo e ligada ao mundo espiritual através do espírito.
O homem espiritual é aquele que tem o seu espírito governando todo o seu ser. E o homem carnal é aquele que tem a alma dirigindo todo o seu ser.

Obs.: Quando Adão, no Jardim do Édem, caiu da graça de Deus, o Criador não pôde mais falar com o homem. O diabo colocou em choque a vontade de Deus (espírito) em relação vontade do homem (alma). Despertou no homem dúvida, medo, desconfiança e incredulidade; e cortou o cabo de ligação do homem com Deus, porque Deus é espírito. O homem imediatamente morreu espiritualmente.

Quebrantamento da Alma
A alma sem quebrantamento e a mente indisciplinada seguem a própria vontade, independente, e se torna impedimento ao fluir espiritual. Precisamos orar para que Deus discipline a nossa alma e coloque a nossa mente em linha com o espírito.
Não se devem confundir emoção, sentimento, choro e lágrimas com quebrantamento. É algo mais profundo, é quando o nosso homem exterior (eu, ego, alma) é quebrado e o espírito passa pela fenda e expressa a Deus.
A alma tem três faculdades: a mente (intelecto, raciocínio), as emoções (sentimentos, alegria, tristeza, amor, raiva) e vontade (querer, escolhas).

Transformação do Homem para União com Deus
"...E tu serás mudado em outro homem" (I Sm 10:6).

Na vida espiritual, Espírito Santo é o responsável de formar o caráter de Cristo no homem, a partir do momento que ele se torna maleável, moldável, flexível e sensível, aceitando o tratamento de Deus sem resistência. O Espírito Santo molda o nosso caráter usando como principal instrumento a CRUZ. Caso sejamos resistentes, Ele ainda lança mão de instrumentos que são: as circunstâncias e o deserto. Desta forma, alcança o objetivo descrito em At 11:26 de fazer de cada crente um protótipo (modelo em menor escala) de Cristo. (ver também Rm 8:12 e II Pe 1:4)

CRUZ – É um instrumento de Deus que aceitamos voluntariamente, negando a nós mesmos sem que para isso alguém precise nos ordenar. As áreas que a cruz opera são nos relacionamentos, nos meus bens e sobre a minha vontade.
É importante separar a cruz de conseqüências de atitudes erradas.
Negar-se a si mesmo não é anulação da vontade. A cruz é a harmonia com a vontade de Deus.
Negar-se a si mesmo não é ser alienado. Não ler revistas, jornais, assistir tv,...
Andar na cruz não é viver uma vida contra tudo o que é material.

CIRCUNSTÂNCIAS – É um processo involuntário que Deus impõe às nossas vidas nos levando a renúncias. Por exemplo, o “espinho na carne” de Paulo, pessoas que nos incomodam, situações desagradáveis e constrangedoras a que não podemos fugir.

DESERTO – Este processo é para quem é de dura cerviz, que não se dobra, e que possui resistência reiterada à ação de Deus. São situações extremas que a pessoa se sente sozinha e sai viva mas marcada para sempre. Pv 6:12-15.

Características do Caráter
O caráter se divide em três partes:
Sua forma de pensar;
Seu estilo de vida;
Sua conduta.
A pessoa revela o seu caráter através de suas atitudes.

A Importância do Caráter na Igreja
Os dons e ministérios expressam o poder [aspecto] de Deus, o que Ele faz. Já o caráter do cristão, manifesta a personalidade [brandura] de Deus. (Mt 7:22; I Sm 10:9-12) Esta é a diferença entre DONS e FRUTO do Espírito Santo. (Gl 5:22).
Uma pessoa pode ter os dons e não expressar o caráter de Deus, como no caso do crente caloteiro, fofoqueiro, perseguidor, mentiroso, falso, adúltero, etc.

Uma pessoa pode ter o caráter de Deus e não expressar o aspecto (dons) de Deus. Como o crente que é amoroso, bondoso, sensível, que perdoa, porém tem medo de demônios, de escuro, de “sexta-feira treze”.
Temos que buscar o equilíbrio entre o aspecto e o caráter de Deus.

O meu tempo de igreja, o título de pastor, o diploma de Teologia, Psicologia, títulos seculares, etc, não podem formar o caráter de Cristo em mim. Quanto maior for o meu chamado ministerial, mais Deus vai cavar minhas bases para estruturar, como na construção de um prédio, que quanto mais alto ele for, mais fundo e fortes devem ser os alicerces. Neste caso, o nosso maior exemplo foi o que aconteceu com José do Egito.

Para se tornar um líder, o cristão precisa observar pelo menos quatro traços elementares e indispensáveis:

Espírito Ensinável – ele precisa ter a disposição o desejo de aprender para poder crescer. A vida é uma escola. Como já disse um filósofo “só sei que nada sei”; partindo deste princípio a pessoa interessa-se na busca do conhecimento. (Oséias 4:6: "O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento")

Disposição Para Servir – “o Filho do Homem não veio para ser servido e sim para servir e dar a Sua vida” (Mc 10:45). “Quem não vive para servir, não serve para viver.”

Caráter Humilde – há um provérbio inglês que diz que a soberba precede a queda. “Deus resiste aos soberbos, porém concede sua graça aos humildes” Tg 4:6; Dn 4:37.

Fidelidade– é uma das nove características do Fruto do Espírito (Gl 5:22). Jesus foi o maior modelo de fidelidade, foi fiel e obediente ao Pai (Fp 2:8).

Bispo Paulo Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário