Seguidores

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O corte da aliança entre Deus e Abraão

Quando Abraão tinha noventa e nove anos de idade, Deus apareceu a ele como o “Deus Todo-Poderoso” ou “El Shaddai.” Deus disse a Abraão: "Anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti, eu te multiplicarei grandissimamente.” Abraão então cai com o rosto em terra. Deus fala com ele e lhe diz: "Quanto a mim, eis a aliança que faço contigo. Serás o pai de uma multidão de nações. Não será mais o teu nome Abrão, mas teu nome será Abraão porque por pai de uma multidão de nações te tenho posto.”
Em Gn. 15:6 nos diz que seus fez uma promessa e Abraão e também que “Abraão creu a Deus e isto lhe foi imputado como Justiça”.
Esta palavra “crer” significa que Abraão “comprometeu-se absolutamente a Deus” tudo o que era ou viesse a ser.
Abraão deu-se a si mesmo a Deus em renúncia total de si mesmo. Nesta passagem a palavra “crer”, no hebraico, não significa apenas uma confiança em amor, mas também significa “dar-se completamente” ou “ser parte de Deus” ou “ir em direção a Ele” ou ainda “comprometer-se absolutamente.” Sobre estas bases Deus disse: “Tome para mim”, isto é, um substituto de Deus, “um animal e mate-o.” Abraão obedeceu.
Então Deus disse: “Meu substituto foi morto e eu quero que você se circuncide, assim seu sangue será misturado com o sangue do substituto de Deus.” Quando isto foi completado, Deus e Abraão entraram em Aliança. Isto significou que tudo o que Abraão tinha ou viesse a ter estava depositado no altar. Significou que Deus deveria manter e proteger Abraão até o fim. Quando Deus cortou a Aliança com Abraão a nação israelita veio a existir como Povo da Aliança por causa desta Aliança. Esta Aliança que tinha por trás de si a promessa e o juramento de Deus era restrita a Israel, os filhos de Abraão. Gn. 22:16-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário