Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2011

20º rei a ser vencido - Afeca

Js 12:18
18 “o rei de Afeca, outro; o de Lasarom, outro;”


2 Co 10:3-5
3 “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando sofismas;
5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.”


Josué venceu o rei de Afeca. Afeca significa “fortaleza” ou “cerco”. Espiritualmente essa vitória tem um significado: O inimigo levanta fortalezas para tentar impedir o avanço do povo de Deus. As fortalezas podem ser:

• Exteriores – são os cercos aparentes e visíveis, como ocorreu em Samaria em 2 Rs 6:24-25 que rouba a paz e tranqüilidade do dia a dias das pessoas. São constantes ameaças que buscam desequilibrar o homem. Estas fortalezas exteriores o mundo ao redor provocam ansiedade que gera seqüelas das lutas sem êxito e desta forma acarreta desgaste emocional, o stress, o sentimento de incapacidade de viver a promessa, e como conseqüência monta fortalezas interiores.

• Interiores – o povo de Deus andando num deserto exterior, criou no seu interior um deserto e um local de morte. Os espias que se sentiram gafanhotos Nm 13:33. As fortalezas interiores são formadas por causa da incredulidade, contaminações, traumas ou comprometimentos espirituais, são pessoas que mesmo debaixo de uma palavra não conseguem viver o cumprimento dela, porque elas perdem o vigor de lutar pela sua conquista.

O QUE AS FORTALEZAS DO INIMIGO PROVOCAM NA VIDA DO HOMEM
O objetivo das fortalezas do inimigo é destruir e matar o homem, elas agem da seguinte maneira:
• Colocando limites na vida do homem, através de prisões – em Samaria ninguém entrava nem saia 2 Rs 6:23
• Gerando a miséria – havia fome em Samaria 2 Rs 6:25.
• Habilitando o espírito de loucura – o homem tomado pelo desespero e a falta de perspectivas e roubado do seu futuro 2Rs 6:29.
• Gerando o Conformismo, a resignação dentro do coração e a falta de reação 2 Rs 6:30.
• Gerando apostasia e provoca questionamentos na relação com Deus 2 Rs 7:2
• Matando através da prisão provocada pela fortaleza – como os espias e o povo no deserto

O diabo quer matar o mover através da fortaleza, como fez com Paulo.
Atos 21:34 “E na multidão uns clamavam de uma maneira, outros de outra; mas, como nada podia saber ao certo, por causa do alvoroço, mandou conduzi-lo para a fortaleza.”

Deus não nos livra de enfrentarmos as fortalezas do inimigo, mas, sim, nos capacita e habilita e entra conosco nesta guerra nela para nos dar vitória. Ninguém pode paralisar um ungido de Deus. As portas do inferno, as suas fortalezas não resistem a Igreja de Cristo. Nada poderá nos resistir.
Toda fortaleza que Deus permite que seja levantada é para nos habilitarmos e para reafirmar que as portas do inferno não prevalece contra a Igreja de Cristo.

TOMAR POSIÇÃO, PARA QUE VENCERMOS AS FORTALEZAS DO INIMIGO
É necessário:

1) COLOCAR A FÉ EM AÇÃO
A Palavra diz: A fé sem obras é morta, o justo viverá ela fé.

I Jo 5:4
4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”


E esta é a vitória que vence as fortalezas mundo: a nossa fé.
Fé para crer que Deus é capaz de nos dar vitória. Mesmo no meio de um deserto eu sei que vou sair e conquistar como Josué, mesmo num cerco como o de Samaria amanhã estas horas terá ocorrido o maior milagre da minha vida.
Mesmo como Paulo, lançado na fortaleza eu sei que vou romper limites e levar a palavra e testemunhar o poder de Deus até os confins da terra.
Um homem conquistador tem uma fé invencível que o impulsiona na direção da fortaleza para vencê-la.
Fé para andar segundo a palavra de Deus e não segundo a sabedoria humana.
Fé que não desiste diante das lutas e dos problemas, mas insiste e resiste.

2) GUERREAR FOCADO NO ALVO
Ef 6:12
12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”


Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e , sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.
Muitas vezes nos desgastamos porque estamos batalhando pela carne não pelos objetivos maiores do reino.Precisamos saber contra o que e contra quem estamos lutando.

3) PRECISAMOS USAR ARMAS ESPIRITUAIS
2 Co 10:3-4
3 “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;”


Que armas são essas?
3.1. Prática da palavra
Ap 12:11
“Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho...“


3.2. Oração intercessória
Ex 17:11 e 12

11” E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pós.”


3.3. Jejum destrói fortalezas
Mt 17:21
Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.”

3.4. Clamor
Mt 7:7
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”


3.5. A busca de Deus
Is 55:6 “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Jr 33:3 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas que não sabes.”

Tg 5:16 “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

3.6. Louvor
At 16:25 e 26
25 “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros resos os escutavam.
26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.”


2 Cr 20:22 “E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”

3.7. Espírito conquistador - Tomar posse, no espírito, da promessa e andai por ela.
Js 14:6-1
1 “Isto, pois, é o que os filhos de Israel tiveram em herança, na terra de Canaã, o que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel lhes fizeram repartir,
2 Por sorte da sua herança, como o SENHOR ordenara, pelo ministério de Moisés, acerca das nove tribos e da meia tribo.
3 Porquanto às duas tribos e à meia tribo já dera Moisés herança além do Jordão; mas aos levitas não tinha dado herança entre eles.
4 Porque os filhos de José eram duas tribos, Manassés e Efraim, e aos levitas não se deu herança na terra, senão cidades em que habitassem, e os seus arrabaldes para seu gado e para seus bens.
5 Como o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel, e repartiram a terra
6 Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou
a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.”

ESSA VITÓRIA CONTRA AS FORTALEZAS NOS TRARÁ
Um tempo de desfrutarmos de valores jamais sonhados.
Is 45:1-3
1 “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
3 Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.”


Tudo que é precioso está guardado por fortalezas e tudo que é precioso pertence por direito aos filhos de Deus. Somos filhos de Deus, logo somos destruidores de fortalezas.

1 Co 2:9 “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”

Tempo de expansão das fronteiras do Reino de Deus.
Mt 11:12 “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.”

A conquista de todas as nossas promessas Js 23.14, ninguém poderá nos resistir.
Js 23:14 “E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou.”

Js 1.5-6
5 “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário