Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

30º rei a ser vencido - Dor

Js 11:2 “e aos reis que estavam ao norte, na região montanhosa, na Arabá, ao sul de Quinerete, nas planícies e nos planaltos de Dor, do lado do mar”

Js 12:23 “o rei de Dor, em Nafate-Dor, outro; o de Goim, em Gilgal, outro”

Js 17:11 “Porque, em Issacar e em Aser, tinha Manassés a Bete-Seã e suas vilas, Ibleão e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os habitantes de En-Dor e suas vilas, os habitantes de Taanaque e suas vilas e os habitantes de Megido e suas vilas, a região dos três outeiros.”

Jz 1:27 “Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Seã, nem os de Taanaque, nem os de Dor, nem os de Ibleão, nem os de Megido, todas com suas respectivas aldeias; pelo que os cananeus lograram permanecer na mesma terra.”

DOR, uma cidade costeira do mar mediterrâneo em Manassés, ao sul do monte Carmelo.
DOR significa período (idade, geração, período de tempo) ou geração (caracterizada por qualidade, condição, classe de homens).
Cidade cujo rei aliou-se a Jabim, rei de Hazor, em sua luta contra Israel e que compartilhou de sua derrota (Js 11:1-2; 12:23). Embora estivesse situada na fronteira de Aser, foi dada a Manassés, que falhou em expulsar os habitantes cananeus (Jz 1:27).

O QUE SIGNIFICA ESPIRITUALMENTE VENCER A CIDADE DE DOR
Js 17:14-18
14 “Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado?
15 Disse-lhe Josué: Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais.
16 Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel.
17 Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas;
18 porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes.”


Quando Josué fez a divisão das terras e das cidades a tribo de Manassés passou a ocupar terras em ambos os lados do rio Jordão sendo que uma parte da tribo (metade) ficou com a parte ocidental da região que incluía uma cadeia de fortalezas cananitas e cidades fortificadas entre as quais estavam Megido, Taanaque, Ibleão, Bete-Seã e também DOR.
Não contentes com aquilo que receberam foram até Josué e reclamaram mais terras, mas Josué os exortou dizendo que demonstrassem seus valores conquistando, derrubando e se apoderando (Js 17:14-18).
Não é por acaso que Gideão (descendente da tribo de Manassés) tinha tantos problemas e deformações, se prestarmos atenção na conversa das tribos com Josué até parece a conversa de Gideão com o Senhor, pois era uma herança maldita de baixa imagem, rebeldia e religiosidade (Jz 6:15).

Murmuração e insatisfação são aberturas para que o diabo destrua qualquer possibilidade. Espiritualmente a tribo de Manassés simboliza a segunda geração que deveria suceder a Josué, mas Manasses não andou nos passos de seu líder, significando a sucessão que não deu certo, porque não viveu a plenitude. O medo do sofrimento não é um sentimento de conquista, mas uma deformação da alma. Esse medo nasce na falta de convicção do que o espírito de Deus está nos reservando.
Quem tem um espírito de conquista, é preparado para enfrentar e vencer, é convicto do que Deus está realizando. Vive na promessa.

VENCEREMOS A CIDADE DE DOR
Hb 12:1-4
1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”


1) Desembaraçar-nos-emos do peso e do pecado.
Muitas vezes nos limpamos do pecado, mais ainda continuamos pesados. Peso significa descaracterização, amarração espiritual, porque não nos sentimos capazes. Josué era pessoa completamente desembaraçada e pronta para viver as promessas.

2) Correremos com perseverança a nossa carreira.
Quando damos plena vazão à manifestação do Espírito Santo nas nossas vidas, há um ajuste espiritual com a vontade de Deus e com o tempo de Deus, pois Ele tem uma unção para que nós não andemos em descompasso. A unção de conquista que está sobre nós, nos faz acelerar o ritmo, agilizar os milagres e promessas, pensar com o raciocínio do Espírito Santo.

3) Olharemos para o Autor e Consumador da nossa fé.
Ter um referencial, um padrão em Cristo, pois Ele é aquele que fazia a vontade do Pai. O Senhor Jesus se movia no Espírito. E o nosso referencial é exatamente aquilo que Jesus realizou.

4) Consideraremos o sacrifício de Jesus Cristo.
Nós como povo da conquista, temos que assumir um modo de vida que seja caracterizado por sermos completamente diferente dos outros. O Senhor Jesus gastou-Se inteiramente para Deus. Temos que adotar um modo de vida sacrificial, que significa abrir mão de muitas coisas que nós gostaríamos de fazer na carne, mas que vamos oferecer como sacrifício de louvor.

5) Não nos fatigaremos desmaiando na alma.
Nós desmaiamos quando não temos resistência espiritual. Muitas vezes deixamos de alcançar a concretização das promessas, porque retrocedemos quando encontramos grandes desafios. Mas apartir de hoje não vamos engavetar projetos que um dia o Senhor colocou em nossas mãos. Quem envelhece na alma e na mente faz um pacto com a morte. Josué e Calebe não desmaiaram na alma.

2 Co 4:16-18
16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”


Is 40:28-31
28 “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”


Hb 12:4 “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”.

Nós somos a geração da conquista que foi levantada, para resgatar aquilo que a geração Manassés não conseguiu, pois temos o envio e as credenciais de Josué para arrancar, derribar, para destruir e arruinar e também para edificar e para plantar (Jr 1:10).
Na Guerra contra o pecado, contra a enfermidade, contra os problemas familiares, contra as dificuldades financeiras e profissionais, contra as más noticias e todo e qualquer obstáculo que se nos apresentar.
Temos uma certeza... “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor dessa terra”...(Is 1:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário