Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

31º rei a ser vencido - Goim

Js 12:23 “o rei de Dor, em Nafate-Dor, outro; o de Goim, em Gilgal, outro”

Dt 7:1-6
1 “Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
2 e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
3 nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;
4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.
5 Porém assim lhes fareis: derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura.
6 Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.”


O rei de Goim que significa “nações pagãs”.
Vencer este rei significa espiritualmente tirar toda a estrangeirice que esta ocupando o lugar da nossa benção.
Significa que Josué não deveria deixar com que o povo absorvesse o tipo de comportamento dos estrangeiros que estavam morando na terra prometida, por que só contaminaria o povo e atrairia a irá de Deus sobre o povo e o destruiria.
Quanto a conexões geográficas, o vocábulo veio ser associado à porção nordeste da Síria. Um território governado por um certo Tidal, mencionado em Gênesis 14:1, á chamado por este nome. Além disso, há uma força armada gentílica, na Galileia, derrotada pelas tropas comandadas por Josué que tem esse nome (Js 12:23).

Em Juizes 4:1, 13, o nome de uma localidade Harosete-Hagoim, parece ser outra alusão a essa idéia, indicando uma área da Galileia.
Onde Goim estaria localizada, depende de como identificarmos Tidal. A maioria dos estudiosos identifica Tidal como um nome hitita ou sírio (nesse caso relacionado à Tudalia). E esse é nome de uma certa região da Síria.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA ESTRANGEIRICE

Dt 7:4” pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.”

Quando faço uma aliança com o estrangeiro, começo a perder:
- Minha fé
- Minha visão
- Minha santidade
- Minha capacidade realizadora
- Minha identidade de povo conquistador
O inimigo quer que o homem de Deus se contamine com os costumes da terra para que venha contra ele a irá de Deus e o destrua.

COMO VENCER A ESTRANGEIRICE
Nm 13:23-30
23 “Vi também, naqueles dias, que judeus haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
24 Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo.
25 Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
26 Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado.
27 Dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras?
28 Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe, era genro de Sambalate, o horonita, pelo que o afugentei de mim.
29 Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também a aliança sacerdotal e levítica.
30 Limpei-os, pois, de toda estrangeirice e designei o serviço dos sacerdotes e dos levitas, cada um no seu mister”


Deus disse a Josué que não fizesse aliança e ao mesmo tempo não tivesse piedade, mas era para arrancá-los da terra prometida.
Da mesma maneira agiu Neemias que conseguiu tirar a estrangeirice deixada pelos seus antecessores.
Como povo de Deus, estamos nesta terra para conquista - lá e isto acontecerá quanto tirarmos toda a contaminação e santificarmos a terra a consagrando para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deus te chama a abandonar toda contaminação da terra, seja por habito, por cultura, para começar a viver como povo separado de propriedade exclusiva de Deus!
A vitória contra a estrangeirice acontece quando:

1) Enxergamos que somos um povo santo, e qualquer contaminação habilitará a ação de demônios.
Nm 25: 1, 2 e 9 – “Habitando Israel em Sitim, começou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos deuses delas. 9 Os que morreram da praga foram vinte e quatro mil”

O Senhor já havia trazido a palavra de forma clara: conformar-se com os costumes da terra traria sobre o povo de Israel condenação e habilitaria em suas vidas os demônios que comprometiam a vida daqueles povos e os fazia repugnantes diante de Deus a ponto do Senhor os repelir. Porém eles se corromperam com os moabitas influenciados por Balaão e foram destruídos – o tratamento teve de ser radical e houve perdas entre Israel.

Neemias e Josué entendiam que Deus quer que sejamos diferentes dos povos, não apenas por uma questão moral, mas para que não percamos nossa própria vida espiritual e nos tornemos presa de demônios – Deus já te separou disso tudo!

1 Pe 2: 9 – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”

2) Entendemos que por esse motivo foi que Deus aborreceu-se também deles (dos moabitas) tirando-lhes a terra, a herança.

Nm 21: 25 a 30 – “Assim, Israel tomou todas estas cidades dos amorreus e habitou em todas elas, em Hesbom e em todas as suas aldeias. Porque Hesbom era cidade de Seom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas, de cuja mão tomara toda a sua terra até ao Arnom. Pelo que dizem os poetas: Vinde a Hesbom! Edifique-se, estabeleça-se a cidade de Seom! Porque fogo saiu de Hesbom, e chama, da cidade de Seom, e consumiu a Ar, de Moabe, e os senhores dos altos do Arnom. Ai de ti, Moabe! Perdido estás, povo de Quemos; entregou seus filhos como fugitivos e suas filhas, como cativas a Seom, rei dos amorreus. Nós os asseteamos; estão destruídos desde Hesbom até Dibom; e os assolamos até Nofa e com fogo, até Medeba”

Os moabitas eram parentes de Israel e poderiam ter caminhado de maneira diferente, porém fizeram a opção em caminhar conforme a terra e perderam aquilo que poderiam ter da parte de Deus: uma herança, uma promessa, uma terra – os moabitas eram verdadeiros sem terra que buscavam lugar para estabelecer-se.

Neemias e Josué entendiam que Deus não faz acepção de pessoas, Ele julga conforme as obras de cada um para dar o Seu galardão – aquele que se separa para Deus tem lugar na promessa e na Sua herança! O diabo, porém traz os costumes para roubar a porção que Deus tem para as nossas vidas que infinitamente melhor.

Salmos 37:3 “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.”

3) Enxergamos que abriríamos oportunidade para que nossos descendentes perdessem o referencial de Deus, comprometendo assim as futuras gerações.

Ex 34: 12, 15 e 16
12 “Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.”
15 e 16 “para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com seus deuses, façam que também os teus filhos se prostituam com seus deuses”


Antes que Israel se estabelecesse em Canaã, Deus já havia alertado para que não fizessem aliança com aqueles povos. Fazer aliança é diferente de conviver – neste mundo conviveremos com o ímpio, porém nossa aliança tem de ser com o Senhor para que não nos corrompamos e percamos nossa herança futura.

Nós temos uma herança pra deixar como servos de Deus e o maior tesouro que podemos deixar às futuras gerações não é o dinheiro, mas sim o Senhor!
Neemias tomou uma posição radical para garantir a herança de Deus para o povo.

Nm 13:25 “Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos”

4) Entendemos que não há nada no mundo que se compare com o que o nosso Deus nos possa fazer.

Nm 24: 5 a 7 – “Que boas são as tuas tendas, ó Jacó! Que boas são as tuas moradas, ó Israel! Como vales que se estendem, como jardins à beira dos rios, como árvores de sândalo que o SENHOR plantou, como cedros junto às águas. Águas manarão de seus baldes, e as suas sementeiras terão águas abundantes; o seu rei se levantará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado”

Quem estava reconhecendo isso era Balaão, o mago, o ímpio. O ímpio já tem reconhecido a igreja como soberana e já tem recorrido a ela, mas muitas vezes os próprios da fé não enxergaram ainda essa verdade e se fascinam com o pouco e o inferior que há lá fora!
Nós vamos repreender e lançar fora toda estrangeirice, assim como Neemias e Josué fizeram.

Rm 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Js 24:14-18
14 “Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR.
15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
16 Então, respondeu o povo e disse: Longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses;
17 porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18 O SENHOR expulsou de diante de nós todas estas gentes, até o amorreu, morador da terra; portanto, nós também serviremos ao SENHOR, pois ele é o nosso Deus. “


Nenhum comentário:

Postar um comentário