Seguidores

sexta-feira, 15 de julho de 2011

28º rei a ser vencido - Quedes

Js 12:22 “o rei de Quedes, outro; o de Jocneão do Carmelo, outro”

1 Rs 12:28-33
28 “Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito!
29 Pôs um em Betel e o outro, em Dã.
30 E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um para adorar o bezerro.
31 Jeroboão fez também santuários nos altos e, dentre o povo, constituiu sacerdotes que não eram dos filhos de Levi.
32 Fez uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, igual à festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel e ofereceu sacrifícios aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que levantara.
33 No décimo quinto dia do oitavo mês, escolhido a seu bel-prazer, subiu ele ao altar que fizera em Betel e ordenou uma festa para os filhos de Israel; subiu para queimar incenso.”


Quedes significa “lugar santo” ou “lugar de consagração”. Vencer este rei significa espiritualmente vencer aquilo que foi consagrado ao inimigo no passado.
Consagrar significa “encher de”. Você mprecisa vencer aquilo que foi dado espaço ao inimigo por palavra ou palavras que abriram espaço para a ação de inimigo em qualquer área, por exemplo, na sua vida, ou de sua família, ou no seu casamento, ou no seu trabalho.
No coração do homem, por causa do pecado no Édem, existem manifestações do bem e do mal, portanto, deve o homem estar cheio do Espírito Santo, para através do discernimento, optar em fazer a vontade de Deus.

No caso de Jeroboão, 1 Rs 11:26, 28,29 , que era um capataz de Salomão e pelo pecado de Salomão o reino foi divido e foi entregue a Jeroboão 10 tribos.
Jeroboão foi o primeiro rei do reino do norte, Israel, quando este dividiu-se após a morte de Salomão e as dez tribos separaram-se de Judá e Benjamim e do reino sob o filho de Salomão, Reoboão; a idolatria foi introduzida no início do seu reinado sem este entendimento construiu altares estranhos , isto é, consagrou ao inimigo que o levou a viver um grande roubo sobre o povo e a descendência.

O que leva o homem a consagrações a outros deuses
. Insegurança 1 Rs 12:26 - Jeroboão achava que as tribos votariam para o reino da descendência de Davi.
. Falta de conhecimento do mundo espiritual 1 Rs 12:28 – desprezou o Senhor e seus feitos, declarando ao povo que os bezerros eram os seus deuses e libertadores.
. Falta de capacidade pessoal 1 Rs 11.28 – era um homem preparado para trabalhos braçais, mas não tinha capacidade pessoal para governar um povo.
. Complexo de inferioridade 1 Rs 12.27 – ele tinha medo que o povo fosse para Jerusalém para adorar e voltassem para matá-lo.

CONSEQUÊNCIAS DAS CONSAGRAÇÕES DO PASSADO
1 Rs 13:33-34
33 “Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote dos lugares altos.
34 Isso se tornou em pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.”


1. Destruição da família (sucessores)
2. Miséria, opróbrio e maldição familiar:
• O primeiro filho morre (1 Rs 14:12,17-18)
• O segundo filho que reina é morto numa conspiração (conspirador mata toda a família) (1 Rs 15:25,29-30)

A malignidade gerada por estas consagrações continuou atuando sobre a nação, tendo continuidade na vida de outros reis, e como conseqüência veio sobre todas as tribos, todo Israel e Judá, chegando e levando destruição a futuros reis, entre eles: Manassés 2 Cr 33:9 e seu filho Amom 2 Cr 33:22-24, pai do rei Josias.

COMO VENCER AS CONSAGRAÇÕES DO PASSADO
1 Rs 13:1-4
1 “Eis que, por ordem do SENHOR, veio de Judá a Betel um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
2 Clamou o profeta contra o altar, por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos humanos se queimarão sobre ti.
3 Deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e se derramará a cinza que há sobre ele.
4 Tendo o rei ouvido as palavras do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Prendei-o! Mas a mão que estendera contra o homem de Deus secou, e não a podia recolher.”


1) SER RADICAL
2 Cr 34:3-4
3 “Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição.
4 Na presença dele, derribaram os altares dos baalins; ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles; os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição, quebrou-os, reduziu-os a pó e o aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.”


• Limpar – purificar, derrubar altares, isto é santificar-se
• Queimar ossos - profanar os altares erguidos, destruir as obras do diabo
• Reduzir a pó – para que estejam debaixo dos nossos pés sem que possam ser remontadas.
Como Josué Js 1:16,18, foi radical para levar o povo a conquista da terra, quando foi descoberto Ação também foi destruído e queimado Js 7:25.

2) SER RENOVADOR DE ALIANÇAS COM DEUS
2 Cr 34:31 “O rei se pôs no seu lugar e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro.”

Assim também Josué para a conquista da terra prometida fez a circuncisão Js 5:6-9, e hoje em Cristo temos a circuncisão espiritual que significa que o Senhor removeu o opróbrio do Egito, do velho homem, com o derramamento de sangue de Jesus nós temos uma nova aliança no Senhor.

3) SER UM CUMPRIDOR DA PALAVRA DE DEUS (NÃO SER RELIGIOSO)
2 Cr 34:33 “Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel; e a todos quantos se acharam em Israel os obrigou a que servissem ao SENHOR, seu Deus. Enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR, Deus de seus pais.”

Atitude preventiva para que a contaminação não se remonte mais. Não se desviar, profanou, colocou as consagrações ao inimigo debaixo dos seus pés.
Quando Josué iria conquistar a terra Deus ordenou, não se desvies nem para a direita, nem para a esquerda, medite no livro da lei de dia e de noite Js 1:7-8.
E após a conquista Josué, foi fiel ao Senhor e declarou que a sua casa iria servir o Senhor Js 24:15.
Assim a mão deste rei de Quedes está mirrada e não pode mais alcançar a sua vida 1 Rs 13.4.

FRUTOS DE QUEM VENCE AS CONSAGRAÇÕES DO PASSADO
Celebração da Páscoa – fruto total
2 Cr 35:1-2,18
1 “Josias celebrou a Páscoa ao SENHOR, em Jerusalém; e mataram o cordeiro da Páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês.
2 Estabeleceu os sacerdotes nos seus cargos e os animou a servirem na Casa do SENHOR.”
18” Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; e nenhum dos reis de Israel celebrou tal Páscoa, como a que celebrou Josias com os sacerdotes e levitas, e todo o Judá e Israel, que se acharam ali, e os habitantes de Jerusalém.”


Poder da ressurreição
- Prosperidade
Mt 6:22 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso”

Is 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”

- Alegria
Is 60:5 “Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo.”

- Vitória total
1 Co 15:54
“E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”


2 Co 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário