Seguidores

sexta-feira, 1 de julho de 2011

18º rei a ser vencido - Tapua


Js 12:17 “o rei de Tapua, outro; o de Héfer, outro;”

Js 16:8 “De Tapua vai o limite, para o ocidente, ao ribeiro de Caná, terminando no mar; esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias,”

Js 17:7 “O limite de Manassés foi desde Aser até Micmetate, que está a leste de Siquém; e vai este limite, rumo sul, até aos moradores de En-Tapua.”

Js 17:8 “Tinha Manassés a terra de Tapua; porém Tapua, ainda que situada no limite de Manassés, era dos filhos de Efraim.”

O QUE SIGNIFICA TAPUA
Tapua, significa "a cidade da maçã". Uma cidade nas terras baixas de Judá, um território dentro das fronteiras de Manassés vizinha do território de Efraim. Esta região teve ainda mais um nome En-Tapua tendo o significado de “a fonte da cidade da maçã".

De maneira profética, Josué conquistou a cidade que significa descanso, proteção, o lugar onde somos alimentados com alegria e com o melhor dessa terra.

O QUE SIMBOLIZA ESPIRITUALMENTE VENCER TAPUA
Jl 1:12 “A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.”

Vencer Tapua significa vencer o que nos impede de desfrutar as delícias da terra, o que nos rouba a paz e a alegria da conquista.

A religiosidade sempre ensinou que aquele que deseja servir a Deus, de uma maneira profunda, tem que abdicar das coisas “terrenas” que demonstrem conforto, prazer, alegria e etc.Como se pra ser santo, a pessoa precisaria fazer um voto de pobreza, num flagelo voluntário constante. Para que as pessoas notassem sua “santidade” e exclamassem... Que pessoa santa! Essa sim é digna de carregar a cruz! Mas a verdade da Palavra é que na nossa aliança com o Senhor nós temos acesso às delícias da terra.

Is 1:19 e 20
19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.”

O sofrimento é para o rebelde e não para o filho.

COMO SOMOS IMPEDIDOS DE DESFRUTAR?
1) Pela Ansiedade em colher o fruto antes da hora.
Mt 6:25-27
25 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”


A precipitação não permite que no tempo de Deus Sua vontade se manifeste.
Exemplo claro foram Sara e Abraão que se precipitaram em relação a aquilo que o Senhor já havia prometido a eles, que um filho nasceria herdando todas as promessas. Como também o povo no deserto que não aguardaram nas promessas do Senhor e murmuraram resultando em morte.

2) Pela Incredulidade.
Pela incerteza da Concretização das promessas, que faz com que as nossas dúvidas falem mais alto do que a palavra de Deus.
Nm 11:19-23
19 “Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco, nem dez, nem ainda vinte;
20 mas um mês inteiro, até vos sair pelos narizes, até que vos enfastieis dela, porquanto rejeitastes o SENHOR, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?
21 Respondeu Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo no meio do qual estou; e tu disseste: Dar-lhes-ei carne, e a comerão um mês inteiro.
22 Matar-se-ão para eles rebanhos de ovelhas e de gado que lhes bastem? Ou se ajuntarão para eles todos os peixes do mar que lhes bastem?
23 Porém o SENHOR respondeu a Moisés: Ter-se-ia encurtado a mão do SENHOR? Agora mesmo, verás se cumprirá ou não a minha palavra!”


O próprio Moisés, grande libertador foi tomado da incredulidade e da incerteza porque começou a olhar o deserto e não a promessa - por fim Moisés acabou morrendo no deserto porque se solidarizou com ele.
Cada vez que interiorizamos a luta estamos fazendo aliança com o deserto.
Muitos hoje são impedidos de desfrutar das delícias que Deus tem porque são incrédulos, ou porque deixaram que a luta / deserto se transformasse na sua realidade, por isso a vida dessas pessoas é uma luta

A vida de um homem conquistador é uma delícia constante pois ele é alimentado pela esperança.
Um homem conquistador rejeita aquilo que vê naturalmente e se apega à promessa – é assim que se vive na Terra Prometida.
2 Co 4:17 e 18
17 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”


3) Desânimo, demonstrando falta de reação em face à luta.
Nm 13:31 e 32
31 “Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
32 E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.”


O desânimo uma das doenças mais graves e mais mortais que existem, pois essa enfermidade desabilita o poder de Deus, em nos.

Ef 3:20-21
20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”


Os milagres e todo o mover do Espírito Santo. Esta doença é pior do que qualquer enfermidade que a Ciência possa catalogar. E foi através desse sentimento que o diabo trabalhou a impossibilidade do povo viver a vontade de Deus.
2 Co 4:16 a 18
16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”


4) O Pecado
Is 59: 1 e 2, 9
1 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.
2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”


9 “Por isso, está longe de nós o juízo, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que há só trevas; pelo resplendor, mas andamos na escuridão.”

COMO VENCER O REI DE TAPUA

1) Descansando a sombra do Onipotente.(Sl 91:1-10)
Ct 2:3
“Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os jovens; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar.”

Jesus é a nossa sombra, a nossa proteção, pois quem tem a marca do seu sangue é protegido. O diabo já não tem mais poder. E as Suas palavras são de vida, e através delas fomos purificados, fomos enxertados Nele. Ao contrário da religiosidade que se utilizava da palavra para escravizar e matar a essência de Jesus que é o amor, hoje a Igreja se alimenta de Suas palavras com prazer, como quem se alimenta de algo doce.

Sl 37:7 “Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.”

2) Recebendo o dom da Fé, tendo a certeza de que o Senhor não nos desamparará, mas nos levantará em vitória.(Hb 11:1-3)
Ct 8:5
“Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.”

A Igreja tem a certeza de que o Senhor Jesus é o seu amparo, até mesmo quando no deserto. Fomos ressuscitados (despertados) com Ele, porque a promessa já se cumpriu. Um menino nos nasceu e um filho se nos deu e o Seu nome será Maravilhoso. E o governo está sobre os Seus ombros. E hoje estamos reinando com Ele. A maior Autoridade do Universo está sobre a Igreja .

3) Dispondo-nos em Força e Coragem. (Js 1:5-10)
Jo 5:6-8
6 “Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?
7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.”


A Religião apregoou e aguardou por muito tempo um falso avivamento, e até hoje ainda aguarda alguém colocá-la nesse tanque de poder. Enquanto isso nós nos dispomos em nos levantar obedecendo à ordem do nosso Senhor Jesus Cristo e com coragem e intrepidez, como no tempo de Josué estamos marcando a história com as nossas conquistas e realizações.

Is 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”

Ec 2:26
26 “Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.”


Nós como povo de conquista, fomos levantados para sermos os diferenciais na nossa geração, para vivermos e ensinarmos que é possível sim andar em santidade, termos uma comunhão plena com Deus e ainda sermos felizes, termos uma vida de realizações e conquistas e ainda comermos o melhor dessa Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário