Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

17º rei a ser vencido - Betel

Js 12: 7 e 16
7 “São estes os reis da terra aos quais Josué e os filhos de Israel feriram daquém do Jordão, para o ocidente, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até ao monte Halaque, que sobe a Seir, e cuja terra Josué deu em possessão às tribos de Israel, segundo as suas divisões”
16 “o rei de Maquedá, outro; o de Betel, outro;”


Gn 28:10-22
10 “Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã.
11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir.
12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência.
14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.
15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir aquilo que te hei referido.
16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia. 17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.
18 Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite.
19 E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel.
20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,
21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;
22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.”


Josué sabia que Betel era um lugar muito importante, pois foi ali que Jacó havia tido uma experiência poderosa com o Senhor, e havia estabelecido aquele local como a Casa de Deus, ou seja, aquele local era de exaltação ao Senhor, local onde Deus se manifestava , local onde os céus se abriam para abençoar.

Hoje a Casa de Deus, o local em que Deus se manifesta, envolve toda a obra que Jesus Cristo nos designou para realizar. E satanás sabe que quando a obra de Deus esta sendo edificada por alguém, as portas do inferno ficam bloqueadas, impedindo satanás de operar seu roubo, morte e destruição, por que as portas do inferno não prevalecem contra os edificadores da obra de Deus, A IGREJA.

Temos que entender que este levante espiritual é para que nós não vivamos o que o Senhor nos deu de mais precioso, que é o nosso chamado, a eleição, que nos dá o privilégio de exercermos o sacerdócio, sermos continuadores da obra de Cristo, sermos sucessores.

VAMOS DERROTAR O MAIOR OPOSITOR QUE SE LEVANTA PARA QUE VOCÊ NÃO EDIFIQUE A CASA DE DEUS.

ESPÍRITO DE RELIGIOSIDADE.
Este foi o espírito que Jesus mais alertou os discípulos, pois ele vem para influenciar nossa vida ministerial e parar o mover de Deus.

Mt 16:6 “E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.”
Mt 16:11 “Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.”


Vemos abaixo alguns dos principais sintomas do espírito de religiosidade, que fazem servos de Deus parar de Edificar a Casa de Deus.

Religioso: É tempo de cuidar da minha vida, tenho me dedicado tanto a obra que esqueci de cuidar de mim.
Conquistador: Senhor a tua obra é a minha vida, se eu parar eu morro. Meu maior prazer é saber que o Senhor me usa. Eu amo ver as vidas restauradas e curadas.
O meu chamado é maior do que a minha própria vida.

Mt 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Religioso: Preciso dar um tempo para me dedicar a minha família
Esta visão é mentirosa pois o religioso, não vai se dedicar mais a família e sim a televisão, vai dormir, vai brigar... Enfim nem cuida da Família e nem edifica a Casa de Deus.
Conquistador: Se eu cuidar da Casa do Senhor Deus vai cuidar da minha casa.
O homem conquistador não se deixa levar por apelos emocionais, nem se acusa por aquilo que momentaneamente não esta bem, porem ele age com sabedoria, ama a sua casa, dá um bom testemunho, não deixa a família carente, pois o seu tempo para a família é um tempo de qualidade.

Religioso: Como vou dar para Deus o que não tenho nem para mim.
O religioso estabelece limites e níveis de comprometimento.
Conquistador: Sou como Davi.

I Cr 29.2 Eu, pois, com todas as minhas forças já preparei para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, prata para as de prata, bronze para as de bronze, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira; pedras de ônix, pedras de engaste, pedras de várias cores, de mosaicos e toda sorte de pedras preciosas, e mármore, e tudo em abundância.
3 E ainda, porque amo a casa de meu Deus, o ouro e a prata particulares que tenho dou para a casa de meu Deus, afora tudo quanto preparei para o santuário:


Religioso: Deus sabe que eu faço o que eu posso.
Para o religioso a obra de Deus é seria mais nem tanto, não tanto quanto a minha vida pessoal. A obra de Deus é algo secundário, tipo uma obra de caridade.
Conquistador: Sou como os valentes de Davi. O conquistador não faz para a obra de Deus o que ele pode, e sim o que a obra precisa, e principalmente conhece no espírito a água que o Senhor quer beber.

Religioso: Depois que parei de me dedicar tanto a obra, parece até que as coisas deram uma melhorada. O religioso não entende que satanás simula este bem estar, justamente para lhe isolar, e o tirar da cobertura da Igreja.
Apostólico: O conquistador sabe que a Cobertura da Igreja é o que lhe livra das ciladas de satanás. Sabe o que é guerra espiritual.Não se espanta as situações de dificuldade. Faz a obra de Deus até as ultimas conseqüências. Quando vencemos a religiosidade e edificamos a casa de Deus recebemos as bênçãos do povo conquistador, que edifica a obra de Senhor nesta terra.

1) VAMOS COMER A PORÇÃO DO SACERDOTE
Js 13:14 “Tão somente à tribo de Levi não deu herança; as ofertas queimadas do SENHOR, Deus de Israel, são a sua herança, como já lhe tinha dito.”

Js 13:33 “Porém à tribo de Levi Moisés não deu herança; o SENHOR, Deus de Israel, é a sua herança, como já lhes tinha dito.”

A nossa maior terra prometida é o Senhor, ele é a nossa porção.
Muitos estão querendo a porção dos homens na terra, só que aquele que edifica a Casa do Senhor come da maior porção que existe, a porção dos sacerdotes.
Continue edificando a obra de Deus, pois em Jesus nos somos uma nação de sacerdotes, que não dependem de homens nem de situações, independente das circunstancias a nossa porção nunca é afetada, a nossa porção é eterna.

2) VAMOS TER NOSSA FAMÍLIA COMO HERANÇA BENDITA
Js 24:15 “Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”

Josué ao colocar a obra de Deus em primeiro lugar, conquistou o milagre de ver toda a sua casa salva, servindo ao Senhor.

Vamos viver a palavra do Sl 128
1 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
5 O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,
6 vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”


3) SEREMOS RECONHECIDOS COMO AQUELES QUE DEUS CONFIA. AQUELES QUE CARREGAM AS CHAVES DA CASA DO SENHOR

Is 22:15-25
15 “Assim diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos: Anda, vai ter com esse administrador, com Sebna, o mordomo, e pergunta-lhe:
16 Que é que tens aqui? Ou a quem tens tu aqui, para que abrisses aqui uma sepultura, lavrando em lugar alto a tua sepultura, cinzelando na rocha a tua própria morada?
17 Eis que como homem forte o SENHOR te arrojará violentamente; agarrar-te-á com firmeza,
18 enrolar-te-á num invólucro e te fará rolar como uma bola para terra espaçosa; ali morrerás, e ali acabarão os carros da tua glória, ó tu, vergonha da casa do teu senhor.
19 Eu te lançarei fora do teu posto, e serás derribado da tua posição.
20 Naquele dia, chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias,
21 vesti-lo-ei da tua túnica, cingi-lo-ei com a tua faixa e lhe entregarei nas mãos o teu poder, e ele será como pai para os moradores de Jerusalém e para a casa de Judá.
22 Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá.
23 Fincá-lo-ei como estaca em lugar firme, e ele será como um trono de honra para a casa de seu pai.
24 Nele, pendurarão toda a responsabilidade da casa de seu pai, a prole e os descendentes, todos os utensílios menores, desde as taças até as garrafas.
25 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, a estaca que fora fincada em lugar firme será tirada, será arrancada e cairá, e a carga que nela estava se desprenderá, porque o SENHOR o disse.”


Sebna era o religioso, que fazia a obra por obrigação, com leviandade.
Eliaquim era um homem de honra, temente a Deus. Por isto o Senhor deu a ele o privilégio de poder tocar na obra. Hoje como Igreja temos este privilégio, Jesus nos deu a honra de carregarmos o Seu nome, nos deu um ministério. Aquilo que o mundo nunca enxergou em nós, Jesus enxergou.

Ninguém pode edificar a Casa de Deus, sem antes ter a sua própria vida como uma Casa onde Deus quer habitar.

1 Pe 2:5 “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário