Seguidores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

4º rei a ser vencido - O rei de Ai.

Ser Restituído Na Promessa

Js 7:1-5
1 “Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, ao oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram Ai.
3 E voltaram a Josué e lhe disseram: Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, a ferir Ai; não fatigueis ali todo o povo, porque são poucos os inimigos.
4 Assim, subiram lá do povo uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
5 Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.”


Era a 4ª batalha e sua 1ª derrota, Josué está arruinado, já abrindo a boca para murmurar, ele estava com o medo do pequeno, pois foi para a guerra sem se santificar, havia pecado no meio do povo e isso habilitou a derrota para Ai.

Js 7:7,11-13
7 “Disse Josué: Ah! SENHOR Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão.”
11 “Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.
12 Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.
13 Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.”


Parece aos olhos de Josué que tudo estava perdido, e muitas vezes desistimos das promessas por causa de um tropeço, erro queda, será que não há uma nova chance ou oportunidade?

O QUE O REI AI SIMBOLIZA
O rei de Ai simboliza aquele que vem para arruinar, estragar e destruir os nossos sonhos, projetos e acabar com as nossas esperança, foi o que aconteceu com Josué, no dia anterior ele estava animado, confiante e com isso não atentou para os seguintes detalhes:

1º) Falta de santidade - Josué 7:1
Tinha pecado no meio do povo, Acã havia tomado das coisas condenadas e isto era o motivo para a maldição.
2º) Desprezo para com o inimigo - Josué 7:3
Josué manda espiar a terra de Ai, e baseado no relatório dos espias despreza o inimigo e manda poucas pessoas.
3º) Não se preocupou em buscar a estratégia de Deus - Josué 7:4
Josué tinha uma direção de Deus.

Js 1:7,8
7 “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”


Assim como Josué, você vai se erguer e enfrentar Ai, agora para vencer e sair vitorioso em nome de Jesus e ter suas promessas restituídas, nada vai parar o teu avanço.

COMO TER A RESTITUIÇÃO DAS PROMESSAS

Js 8:1-7
1 “Disse o SENHOR a Josué: Não temas, não te atemorizes; toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
2 Farás a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei; somente que para vós outros saqueareis os seus despojos e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.
3 Então, Josué se levantou, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai; escolheu Josué trinta mil homens valentes e os enviou de noite.
4 Deu-lhes ordem, dizendo: Eis que vos poreis de emboscada contra a cidade, por detrás dela; não vos distancieis muito da cidade; e todos estareis alertas.
5 Porém eu e todo o povo que está comigo nos aproximaremos da cidade; e será que, quando saírem, como dantes, contra nós, fugiremos diante deles.
6 Deixemo-los, pois, sair atrás de nós, até que os tiremos da cidade; porque dirão: Fogem diante de nós como dantes. Assim, fugiremos diante deles.
7 Então, saireis vós da emboscada e tomareis a cidade; porque o SENHOR, vosso Deus, vo-la entregará nas vossas mãos.”


TIRE TODA A CONTAMINAÇÃO QUE HÁ NA SUA VIDA

Js 7:13,24-26
13 “Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.”
24 “Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor.
25 Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os.
26 E levantaram sobre ele um montão de pedras, que permanece até ao dia de hoje; assim, o SENHOR
apagou o furor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor até ao dia de hoje.”

O salário do pecado é a morte e sendo assim não há vitória para aquele que anda na prática do pecado.

I Jo 1:9
9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

DISPONIBILIZE TODOS OS RECURSOS PARA A BATALHA

Js 8:1,3
1 “Disse o SENHOR a Josué: Não temas, não te atemorizes; toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.”
3 “Então, Josué se levantou, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai; escolheu Josué trinta mil homens valentes e os enviou de noite.”


Economizar na hora da batalha trouxe a derrota para o povo, não podemos economizar esforços para vencer cada batalha temos que entrar na guerra de corpo, alma e espírito.

Mt 11:12 “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

LUTE SEGUNDO A ESTRATEGIA QUE DEUS TE DEU

Js 8:2,4
2 “Farás a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei; somente que para vós outros saqueareis os seus despojos e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.
4 Deu-lhes ordem, dizendo: Eis que vos poreis de emboscada contra a cidade, por detrás dela; não vos distancieis muito da cidade; e todos estareis alertas.”


O segredo da vitória está na submissão total a vontade de Deus, quando obedecemos a risca o que Deus mandou fazer, certamente alcançaremos êxito naquilo que fizermos.

Dt 28:1,2 - 1 “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”


PERMANEÇA DE POSSE DA PROMESSA E NÃO ABRA MÃO DELA

Js 8:18,26
18 “Então, disse o SENHOR a Josué: Estende para Ai a lança que tens na mão; porque a esta darei na tua mão; e Josué estendeu para a cidade a lança que tinha na mão.”
26 “Porque Josué não retirou a mão que estendera com a lança até haver destruído totalmente os moradores de Ai.”


A palavra de Deus não voltará vazia, mais precisamos tomar posse da promessa e não retrocedermos avance de olho firme na promessa.

Jo 15:7 - 7 “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.”

DESTRUA TOTALMENTE O INIMIGO PARA QUE ELE NUNCA MAIS SE LEVANTE CONTRA VOCE NESTA AREA

Js 8:27-29
27 “Os israelitas saquearam, entretanto, para si o gado e os despojos daquela cidade, segundo a palavra do SENHOR, que ordenara a Josué.
28 Então, Josué pôs fogo a Ai e a reduziu, para sempre, a um montão, a ruínas até ao dia de hoje.
29 Ao rei de Ai, enforcou-o e o deixou no madeiro até à tarde; ao pôr-do-sol, por ordem de Josué, tiraram do madeiro o cadáver, e o lançaram à porta da cidade, e sobre ele levantaram um montão de pedras, que até hoje permanece.”


Deus quer te libertar de uma vez por todas desta situação, Jesus disse: “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:36).

Dt 7:1,2
1 “Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
2 e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;”


CONCLUSÃO

Js 23:14 “Eis que, já hoje, sigo pelo caminho de todos os da terra; e vós bem sabeis de todo o vosso coração e de toda a vossa alma que nem uma só promessa caiu de todas as boas palavras que falou de vós o SENHOR, vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem uma delas falhou.”

Js 21:45 “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.”

Nm 23:19-20
19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
20 Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário