Seguidores

sábado, 18 de junho de 2011

10º rei a ser vencido - Debir

O Santuário De Deus

Js 10:38-39, 11: 21
“38 Então, Josué, e todo o Israel com ele, voltou a Debir e pelejou contra ela;
39 e tomou-a com o seu rei e todas as suas cidades e as feriu à espada; todos os que nelas estavam, destruiu-os totalmente sem deixar nem sequer um; como fizera a Hebrom, a Libna e a seu rei, também fez a Debir e a seu rei”.
“21 Naquele tempo, veio Josué e eliminou os anaquins da região montanhosa, de Hebrom, de Debir, de Anabe, e de todas as montanhas de Judá, e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades”.


Js 15:15,49
“15 Subiu aos habitantes de Debir, cujo nome, dantes, era Quiriate-Sefer. 49 Daná, Quiriate-Sana, que é Debir,”

Debir, significa "santuário". Uma cidade nas montanhas de Judá a oeste de Hebrom, dada aos “sacerdotes”, e também uma “cidade de refúgio”, um lugar na fronteira norte de Judá e uma cidade no território de Gade.
Esta região teve ainda mais dois nomes Quiriate-Sefer ou Quiriate-Sana ambos tendo o mesmo significado “cidade do livro".
De maneira profética, Josué conquistou a cidade do santuário e/ou à cidade do Livro. Significando a conquista, de Jesus Cristo, do lugar mais alto e mais importante de todo o universo.

O QUE SIMBOLIZA ESPIRITUALMENTE VENCER DEBIR
Ap 5:6-8
6 “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.
7 Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;
8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo
cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”.

Quando Josué tomou a Debir e destruiu toda a região, na verdade ele estava simbolizando a Jesus Cristo, que tomou o Livro e Teve o direito de Estar junto ao Trono,pois é aquilo que o Homem entregou ao diabo.Esse Livro significa uma escritura de propriedade.
Vencer a cidade de Debir, é ser habilitado pelo nosso Resgatador, para nos assentarmos juntamente com Ele nas Regiões Celestiais acima de todo principado, potestade, poder e domínio (Ef 1:20-23, 2: 5-6), e também nos transformamos no Santuário de Deus.

PARA QUE SEJAMOS SANTUÁRIO DE DEUS É NECESSÁRIO

1) ACHAR O CAMINHO DO ARREPENDIMENTO (SL 5L)
Hb 4:16 “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.”

Como Davi nós devemos achar o caminho de arrependimento e reconhecer a nossa total dependência das misericórdias de Deus.(Lm 3:22).

2) TIRAR TODA IMUNDÍCIA BUSCANDO UMA PURIFICAÇÃO PROFUNDA.
2 Cr 29:5,16-17
5 “e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do SENHOR, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia.”

16 “Os sacerdotes entraram na Casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da Casa do SENHOR, toda imundícia que acharam no templo do SENHOR; e os levitas a tomaram, para a levarem fora, ao ribeiro de Cedrom.
17 Começaram, pois, a santificar no primeiro dia do primeiro mês; ao oitavo dia do mês, vieram ao pórtico do SENHOR e santificaram a Casa do SENHOR em oito dias; no décimo sexto dia do mês, acabaram.”


Limpar-nos totalmente de contaminações do passado, pecados e de qualquer coisa que não venha da parte de Deus.

I Co 6:19-20)
19 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”


3) ENTREGAR AS NOSSAS OFERTAS EM GRATIDÃO POR AQUILO, QUE O SENHOR ESTÁ INAUGURANDO EM NOSSAS VIDAS.

2 Crônicas 29:24,31
24 “Os sacerdotes os mataram e, com o sangue, fizeram uma oferta pelo pecado, ao pé do altar, para expiação de todo o Israel, porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e oferta pelo pecado, por todo o Israel. 31 Disse ainda Ezequias: Agora, vos consagrastes a vós mesmos ao SENHOR; chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas de ações de graças à Casa do SENHOR. A congregação trouxe sacrifícios e ofertas de ações de graças, e todos os que estavam de coração disposto trouxeram holocaustos.”

4) TOMAR POSSE DO NOSSO VERDADEIRO CHAMADO.
2 Crônicas 29:10-11

10 “Agora, estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.
11 Filhos meus, não sejais negligentes, pois o SENHOR vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso.”


A consciência que devemos nos apropriar é que O Senhor Jesus nos escolheu para sermos Seus representantes (embaixadores) aqui na terra. E nós nos movemos como labaredas de fogo (Hb 1:

II Co 6:16 “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

O Senhor Jesus nos resgatou para que pudéssemos ser o Santuário do Altíssimo. Estamos sendo purificados de todo o pecado pois encontramos o caminho do arrependimento, e o Senhor aceitará a oferta das nossas vidas para que através do nosso chamado de conquistadores possamos viver como Santuários de Deus e com a Autoridade que o Senhor Jesus nos habilita, viveremos aquilo que estava sobre Josué, Davi, Ezequias... Que encontraram lugar de Honra e dignidade, visto que o inimigo foi derrotado. E como eles nós também estamos no lugar de Refugio, só que o nosso Refugio é eterno. Debir é nossa a partir de hoje, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário