Seguidores

terça-feira, 28 de junho de 2011

15º rei a ser vencido - Adulão

Js 12:15 "o rei de Libna, outro; o de Adulão, outro;"

Sl 18:2 "O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte."

Adulão quer dizer refugio, a idéia que temos pelo significado do nome é que este rei representa uma fuga aonde nos escondemos e não enfrentamos as situações adversas.
É tempo de sair da caverna e enfrentar toda e qualquer oposição que se levante, toda e qualquer ameaça que esteja liberada contra a nossa vida e crer que o nosso refugio é o Senhor e também socorro bem presente em todas as situações.
Não estaremos seguros fugindo e se escondendo mais sim enfrentando e resolvendo.

O QUE LEVA O HOMEM Á CAVERNA?

1) O MEDO DA PERSEGUIÇÃO DO INIMIGO
I Sm 22:1-5
1 "Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele.
2 Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
3 Dali passou Davi a Mispa de Moabe e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim.
4 Trouxe-os perante o rei de Moabe, e com este moraram por todo o tempo que Davi esteve neste lugar seguro.
5 Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Herete."


Davi começou a temer os mais poderosos, e com os iguais e inferiores ele encontrou um ponto de conforto e equilíbrio.
Davi se refugiou na caverna de Adulão porque estava sendo perseguido pelo rei Saul que desejava matá-lo e queria proteger sua vida e família.

2) O MEDO DA AMEAÇA DO INIMIGO
I Rs 19:8-9
8 "Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?"


Elias se refugiou na caverna porque estava com medo da ameaça feita por Jezabel esposa do rei Acabe que falou que iria matá-lo.

3) O MEDO DO PODER DO INIMIGO
Jz 6:2
"Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações."

Gideão juntamente com os israelitas se refugiaram nas cavernas com medo do poder que os midianitas tinham para roubá-los e até destruí-los.

PORQUE SAIR DA CAVERNA?
O que Davi, Elias e Gideão entenderam é que por mais que pareça um lugar seguro a caverna não irá nos proteger das ameaças que o inimigo faz, não e fugindo para a caverna, mas sim enfrentando as ameaças que venceremos o inimigo e experimentaremos o poder do nosso Deus o Todo Poderoso.
Deus tem algo maior para você e isto esta do lado de fora da caverna, e foi isso que Davi, Elias e Gideão enxergaram e por isso saíram do lugar seguro.
O que tem do lado de fora da caverna:

1) UM REINO A SER CONQUISTADO
2 Sm 5:4
"Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos."

Deus escolheu Davi e o chamou para assumir o trono de Israel, somos filhos do rei, Deus nos chamou para reinar soberanamente.
Deus chamou o homem e lhe deu a ordem de dominar e sujeitar.

Gn 1:28 "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra."

2) SUCESSORES A SEREM FORMADOS
I Rs 19:15,16
15 "Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar."


Deus tinha um novo rei para coroar, um novo profeta para enviar, e Deus escolheu e chamou Elias para fazer isto.
Deus nos escolheu e nos enviou para que déssemos frutos e nosso fruto permaneça.
Deus chamou o homem e lhe deu a ordem de multiplicar.

Mt 28:18-20
18 "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."


3) UMA GRANDE GUERRA A SER VENCIDA
Jz 8:28 "Assim, foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel e nunca mais levantaram a cabeça; e ficou a terra em paz durante quarenta anos nos dias de Gideão."

Deus enxergava em Gideão o que ele nunca havia visto, Deus o chamou de valente, onde estava esta valentia se o comportamento de Gideão era de um covarde se escondendo.
Deus fala ao nosso espírito e não com as nossas deformações, por isso ta na hora de você sair desta caverna e vencer no poder de Deus todo inimigo que vem para te roubar.

At 1:8 "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra."

Sl 91:1-7
1 "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
2 diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,
6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido."


Sl 46:1 "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário