Seguidores

segunda-feira, 20 de junho de 2011

11º rei a ser vencido - Geder

Js 12:13 “o rei de Debir, outro; o de Geder, outro;”

Is 54:2,3
2 “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.
3 Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.”


Geder quer dizer muralha, a idéia que temos pelo significado do nome é que este rei representa um impedimento que se levanta como muro ao nosso redor e nos cerca com a finalidade de nos devorar.

I Pe 5:8,9
8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”

O diabo anda rodeando o homem, procurando cercar-lo e assim levá-lo ao desespero, loucura e assim destruí-lo, impedi-lo de viver o cumprimento da promessa.
O objetivo principal deste rei é tirar toda e qualquer perspectiva de um bom futuro para o homem.

O QUE ESTE CERCO TRAZ DE DANO PARA NOSSA VIDA?

1) PERDA DOS BONS REFERÊNCIAIS
II Rs 6:25

25 “Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.”

2) DESESPERO E PRECIPITAÇÃO
II Rs 6:26-29.
26 “Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor! 27 Ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?
28 Perguntou-lhe o rei: Que tens? Respondeu ela: Esta mulher me disse: Dá teu filho, para que, hoje, o comamos e, amanhã, comeremos o meu.
29 Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; mas, dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá o teu filho, para que o comamos, ela o escondeu.”


4) NECESSIDADES EXTREMAS
II Rs 6:25
25 “Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.”

5) VISÃO ESPIRITUAL ATROFIADA.
II Rs 7:2 “Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.”

COMO QUEBRAR O CERCO QUE NOS IMPEDE DE CHEGAR À PROMESSA?

1) PRESTANDO MAIS ATENÇÃO Á PALAVRA DO SENHOR
II Rs 7:1 ”Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.”

O Senhor diz que o povo perece porque lhes falta conhecimento (Os 4:6), devemos muito mais do que ficar prestando atenção naquilo que o mundo diz medita dia e noite (Js 1:7,8) na palavra de Deus que sempre terá para cada um uma grande promessa.
Tg 1:25
25 “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

2) ROMPENDO COM TODA INERCIA E A PASSIVIDADE

II Rs 7:3-5
3 “Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?
4 Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos.
5 Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém.”


Ficar parado vendo o diabo roubar, matar e destruir não é uma atitude de conquista, devemos fazer como os leprosos tomar uma atitude em direção a solução do problema e não ficarmos contemplando a nossa própria derrota.
Seja como Davi vá de encontro aos amalequitas que você vencerá (I Sm 30).

Fp 3:12-14
12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão
14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”


3) ANUNCIANDO SEMPRE AS BOAS NOVAS DE DEUS.
II Rs 7:9-12
9 “Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.
10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos siros, e eis que lá não havia ninguém
, voz de ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam.”

Ficar lamentando e murmurando só libera contra nossa vida a ação do exterminador (I Co 10:10), devemos estar sempre dando louvores ao Senhor e profetizando, ou seja, concordando com a sua palavra.

Rm 1:1616Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”

4) EXPANDINDO COM O FRUTO DA TUA FÉ .
II Rs 7:13-20
16 “Então, saiu o povo e saqueou o arraial dos siros; e, assim, se vendia um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, segundo a palavra do SENHOR.”

O homem não deve ter medo de confiar em Deus, pois Deus é bom e a sua misericórdia dura para sempre, o deus carrasco que o mundo inventou não tem nada a ver com o Deus da bíblia, precisamos aprender a esperar confiando que Deus está no controle de tudo. (Sl 37:5)

Nm 23:19,20
19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
20 Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar.”


Is 55:11 “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

Hb 10:36-39
36 “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

Sl 23:4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário