Seguidores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

2º Rei a ser vencido: Ogue, rei de Basã

A Esterilidade

Dt. 4: 32-35
32 “Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tamanha como esta ou se ouviu coisa como esta;
33 ou se algum povo ouviu falar a voz de algum deus do meio do fogo, como tu a ouviste, ficando vivo;
34 ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo, com provas, e com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão poderosa, e com braço estendido, e com grandes espantos, segundo tudo quanto o SENHOR, vosso Deus, vos fez no Egito, aos vossos olhos.
35 A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele.”


Dt 3:1,3,10 e 11

1 “Depois, nos viramos e subimos o caminho de Basã; e Ogue, rei de Basã, nos saiu ao encontro, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei.
3 Deu-nos o SENHOR, nosso Deus, em nossas mãos também a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; e ferimo-lo, até que lhe não ficou nenhum sobrevivente.
10 tomamos todas as cidades do planalto, e todo o Gileade, e todo o Basã, até Salca e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã
11 (Porque só Ogue, rei de Basã, restou dos refains; eis que o seu leito, leito de ferro, não está, porventura, em Rabá dos filhos de Amom, sendo de nove côvados o seu comprimento, e de quatro, a sua largura, pelo côvado comum?).”


Basã = “fértil” ou “frutífero”
Ogue = “pescoço longo” ou “gigante”

Basã era uma planície destituída de pedras no lado oriental do alto do rio Jordão, ladeando o mar da Galiléia. Era um lugar reconhecido como um dos mais bonitos e prósperos daquela região.
O povo de Israel enfrentou e venceu a Ogue, que era o rei dessa região. O significado do seu nome é gigante, que nos revela a oposição que se levanta contra a nossa fertilidade.
Obviamente, este foi um inimigo que se levantou antes da entrada da terra prometida, pois esta é uma forte ação de satanás, para impedir o povo de desfrutar da promessa.

Durante muito tempo este gigante agiu e dominou o meio evangélico, fazendo com que este fosse sinônimo de miséria, falta de cultura, sofrimento e todas as outras malignidades que formaram este estereótipo.
Por tratar-se de um forte inimigo Deus revestiu Josué com a unção de Conquista
Você vai derrubar o gigante da esterilidade, porque nesta geração de Josué a unção de conquista te capacita para derrubar toda oposição que quer te impedir de frutificar.

COMO JOSUÉ VENCEREMOS O GIGANTE DA ESTERILIDADE, DA SEGUINTE FORMA:

1) TENHA O ESFORÇO COMO PARTE DE SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS.
Mt 11:12

“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

O esforço é uma chave espiritual que derruba o gigante da esterilidade. A maioria das pessoas só não conquista mais porque se sentem limitados diante das adversidades. Porém vemos no texto acima a verdade espiritual ensinada por Jesus, “O REINO SÓ PODE SER CONQUISTADO POR ESFORÇO”.
Deus nos habilita no esforço, por que se esforçar é quebrar limites, é não se conformar, é dar o máximo de si, e quando entendemos isto podemos frutificar na dimensão espiritual que o Senhor deseja.

2 Co 6:12 “Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.”
Vemos que Deus estabeleceu esta lei espiritual na própria natureza, pois a semente para frutificar tem que se esforçar e rasgar a terra, a mulher no parto precisa se esforçar para dar a luz. O fruto vem pelo Esforço.

2) NUNCA SE ENTREGUE AOS COSTUMES DA TERRA, MANTENHA-SE LIMPO.

Jr 2:7 “Eu vos introduzi numa terra fértil, para que comêsseis o seu fruto e o seu bem; mas, depois de terdes entrado nela, vós a contaminastes e da minha herança fizestes abominação.”
O gigante da esterilidade se habilita no pecado, para roubar nossa capacidade espiritual de frutificarmos.
A capacidade de dar frutos esta totalmente ligada a nossa santidade, pois como pode uma arvore doente, produzir bons frutos.

Jo 15:5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.”

Nós vencemos os costumes da terra quando entendemos a orientação do Sl 1:1
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

A) Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios.
Aquele que anda no conselho do ímpio, é aquele que abre mão de uma direção espiritual para seguir o óbvio, prático e seguro na ótica do homem natural, que não conhece os caminhos de Deus.
Chega de seguir o caminho dos ímpios, pois são os caminhos de Pv 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

B) Não se detém no caminho dos pecadores. Quem para, para ouvir o que não é de Deus sempre abre espaços para se contaminar. Muitos estão caminhando tão bem no trabalho, no ministério, na família, só que de repente e atraído por alguma conversa, comentário, falatório, ponto de vista, que são setas do diabo para paralisar o crescimento.

C) Nem se assenta na roda dos escarnecedores. Este é o pior estágio do roubo espiritual, porque aquele que se assenta com o escarnecedor, já esta tomado por aquela malignidade, porque aquele que se assenta é porque tem comunhão, concorda, e como já se assentou, abriu mão da caminhada de vitória que estava tendo.

DESASSOCIE A SUA VIDA DE QUALQUER PENSAMENTO DE MISÉRIA, E ASSOCIE-SE COM A PROMESSA.

Pv 23:7 “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.”

3 Jo 2 “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”

Ogue ocupava o lugar mais próspero da região e queria se manter lá e deixar Josué na esterilidade do deserto. Eu não posso frutificar se dentro de mim não existe a prosperidade para poder chamar a existência o que não existe.
Vemos que 10 dos espias tinham a alma estéril, pois não conseguiam vislumbrar ao menos a mínima chance de conquistar aquela terra, pois ao invés de terem uma alma próspera, se enxergavam como gafanhotos, pois não estavam associados a promessa e sim a miséria .

Ninguém pode conquistar o que não enxerga. Quando agimos como Josué e Calebe, que mesmo habitando no deserto, em condições desfavoráveis, conseguiam enxergar no espírito a grande mudança de sorte que Deus estava por fazer.
Se Ogue era um gigante, tinha bênçãos gigantes, só a sua cama tinha 4,5metros x 4,00 metros.
Comece a agir na certeza de que tudo que você fizer prosperará.
Comece a agir na certeza de que a tua promessa sempre será maior do que a maior luta que você possa enfrentar.
Comece a agir na convicção de que hoje você é Herdeiro de uma promessa muito maior, que excede o teu histórico familiar de dor e maldição, que impediam você e sua família de frutificar.
Diga: 'Eu não sou estéril, sou árvore frondosa, plantada junto a ribeiro de águas, que no devido tempo da o seu fruto. Eu “nunca vou deixar de frutificar na minha vida, em nome de Jesus.”

AO DERRUBAR A AÇÃO DESTE GIGANTE A SUA VIDA ESTÁ LIBERADA, COMO JOSUÉ, PARA:
1) TUDO O QUE VOCÊ FIZER PROSPERARA ACIMA DA MEDIDA
2) EM TUDO VOCÊ SERÁ BEM SUCEDIDO
3) OS TEUS FRUTOS PERMANECERÃO, NÃO HAVERÁ MAIS ROUBO, POIS VOCÊ ESTÁ ENXERTADO NA VIDEIRA, QUE É JESUS

João 15:16 “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

SABERÃO QUE ESTA PROSPERIDADE NÃO É DA TERRA, MAS É UNÇÃO DO SENHOR NA TUA VIDA, QUE TE FAZ VIVER MILAGRES PODEROSOS DE MULTIPLICAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário