Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

8º rei a ser vencido - Eglon

Derrubando as prisões carnais

Js 10:5,8
5 “Então, se ajuntaram e subiram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom, eles e todas as suas tropas; e se acamparam junto a Gibeão e pelejaram contra ela.
8 Disse o SENHOR a Josué: Não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles te poderá resistir.”


Rm 8:5-11,19
5 “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.”


O rei de Eglon representa as prisões carnais que prendem o homem. Jesus falou Mt 26:41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”
Através do Espírito que habita em nós, aflora da nossa mente (1 Co 2:16) a consciência que somos filhos de Deus. Mas existe outra lei que devemos lutar contra, é a lei da carne, que antes governava nossa vida.
Este é um constante conflito, pois se processa na nossa mente e a vencemos pelo Espírito (Gl 5:17). Se a tua carne é mais forte que a unção que está sobre você, que o seu chamado, que as suas convicções no Senhor, significa que você está se enganando e vivendo um roubo na sua vida, que te afasta do potencial de conquista das promessas do Senhor.

A palavra nos mostra as obras da carne:
Gl 5:19-21 “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”


Aquele que é salvo é transformado e não tem prazer nas coisas da carne, não se inclina para estas coisas. Não deixe a carne ter domínio sobre tua vida. A conseqüência de uma vida na carne é de ser tirado da presença do Senhor Jesus.

Há pessoas que vivem um efeito pendular, um dia pendem para o lado da carne, um dia pendem para o lado do Espírito. Em nós habita o Espírito, ressuscitamos com Cristo e agora vivemos no Espírito (Gl 5:18).
Através da comunhão profunda com o Espírito acontece uma ação poderosa no homem e conseqüentemente a carne não tem poder de vitória.

Andar no Espírito significa ter a dinâmica do Espírito Santo em sua vida, pois a dinâmica da carne traz inanição, vida vegetativa. Já a dinâmica do Espírito vem pela fé associada à autoridade de andar na dimensão espiritual de conquistas, sem que ninguém possa te resistir no seu avanço.

COMO OCORRE O ROUBO DA PROMESSA PELAS PRISÕES CARNAIS
Muita gente deixa de andar na vontade de Deus e ver um fluir no seu espírito, mas prefere ser uma pessoa complicada e opta por dificultar o seu relacionamento com Deus e acolher as deformações carnais.
Como podem ser montadas as prisões carnais:
- quando a tentação te guia
- quando se anda com más companhias
- através de antigas amizades
- através das pressões da própria carne

Vivemos dias de pessoas instáveis, que oscilam no seu animo ou disposição, a instabilidade leva as pessoas a rejeitarem o plano de Deus, afastar-se deste plano, perder as oportunidades que Deus tem reservado para elas, leva à precipitação da carne, como Moisés diante da rocha quando a feriu, enfim, esta instabilidade da carne acaba marcando-as pessoas como problemáticas e que se distanciam das promessas.
Um homem guiado pelas emoções da carne pode facilmente ser roubado pelo diabo.

COMO SE REALIZA A QUEDA DESTAS PRISÕES CARNAIS

1) QUANDO PAGAMOS UM PREÇO, RESISTINDO A CARNE ATÉ O SANGUE
Hb 12:3-4
3 “Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”
Js 3:5 5 “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.”


O povo de Deus foi roubado pelas prisões carnais, porque fugiram da sua constituição e remontaram as suas deformações por permitir o domínio da carne.
Moisés não resistiu até o sangue e viveu o impedimento do avanço e conseqüentemente a conquista da terra.
Isto se processa da seguinte maneira: O inimigo nos leva a viver atitudes carnais, pela aparente falta de ação e milagres em nossas vidas através do espírito da ansiedade, tomamos atitudes precipitadas que nos impedirão viver a concretização da benção.

Moisés no deserto que ficou ansioso, nervoso, pressionado, desesperado, não falou com a rocha, mas agrediu a rocha e por essa atitude não entrou na terra prometida (Nm 20:8-12).
Resista e persevere nem que custe o seu sangue, isto é, resista acima das forças da sua carne. Quando você entra neste nível de resistência, inicia-se um período de maravilhas, os milagres são liberados porque você persevera para vencer e conquistar a terra prometida.

Hb 10.36 “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.”

2) COMO HOMENS CONQUISTADORES COLOCAMOS EM BAIXO DOS NOSSOS PÉS TODA NATUREZA TERRENA
Cl 3:5-7, 10
5 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.”
10 “e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”


A carne é dirigida por propósitos terrenos e não para servir a Deus.
O homem que em meio aos conflitos, quando manifesta sua natureza terrena, fica irado, insano, perde as promessas, como ocorreu com Moisés que cometeu este erro, deixando-se envolver emocionalmente com o problema, deixando sua carne entrar num processo de esgotamento nervoso.

Pessoas assim permitem que Satanás venha “apagar” da memória os milagres que o Senhor já fez. Moisés esqueceu o que o Senhor já havia feito em sua vida e na trajetória do deserto, deixando-se possuir por um ódio que o levou a incredulidade.
O diabo rouba homens da conquista através da falta de autoridade diante dos desafios. Gerando o desânimo, que é fruto de uma motivação errada voltada para as coisas naturais.

Um homem motivado na carne perde suas motivações por circunstâncias, mas um homem motivado no espírito, avança incansavelmente até a conquista. Josué era guiado pelo Espírito (Nm 27:18)

Js 10:22-24
22 “Depois, disse Josué: Abri a boca da cova e dali trazei-me aqueles cinco reis.
23 Fizeram, pois, assim e da cova lhe trouxeram os cinco reis: o rei de Jerusalém, o de Hebrom, o de Jarmute, o de Laquis e o de Eglom.
24 Trazidos os reis a Josué, chamou este todos os homens de Israel e disse aos capitães do exército que tinham ido com ele: Chegai, ponde o pé sobre o pescoço destes reis. E chegaram e puseram os pés sobre os pescoços deles.”


QUAL O FRUTO AO DERRUBAR AS PRISÕES CARNAIS
Você a dimensão do Espírito, e nesta dimensão:
1) Você será reconhecido como homem a quem Deus CONFIA
Js 1:6 “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.”

2) Você será reconhecido como homem a quem Deus OUVE
Js 10:14Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o SENHOR, assim, atendido à voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.”

3) Você será reconhecido como homem a quem Deus CONSTITUI COM PODER
Js 10:25 “Então, Josué lhes disse: Não temais, nem vos atemorizeis; sede fortes e corajosos, porque assim fará o SENHOR a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes.”

Você é aquele que conquista a terra porque é marcado pelo Senhor.

Rm 8:1-2, 8-9
1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
8 “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário