Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2011

12º rei a ser vencido - Horma

Js 12.7,14
7 “São estes os reis da terra aos quais Josué e os filhos de Israel feriram daquém do Jordão, para o ocidente, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até ao monte Halaque, que sobe a Seir, e cuja terra Josué deu em possessão às tribos de Israel, segundo as suas divisões,
14 o rei de Horma, outro; o de Arade, outro;”


Is 33.1,22
1 “Ai de ti, destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia! Acabando tu de destruir, serás destruído, acabando de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia.
22 Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará.”


O Senhor escolheu a Josué como sucessor de Moisés. Josué foi o homem sobre o qual o Senhor derramaria a maior unção de conquista da Bíblia. Josué era separado no ventre da sua mãe e tinha constituição de Guerreiro e sacerdote.
Josué era um homem que tinha o espírito de Deus; Senhor o marcou com uma unção até então não conhecida. A unção de Josué está derramada sobre nossas vidas e somos marcados como:

GUERREIROS
Estamos lutando todas as lutas do Senhor com força, animo e coragem.
Vamos levar nossos amados e nossas famílias a conquistar as terras das nossas promessas

Js 1.9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.”

CONQUISTADORES
Estamos conquistando todas as nossas promessas, nossos desafios e nossos sonhos, Deus colocou nossos pés na Terra Prometida – Js 1.3 “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.”
Durante quarenta anos os israelitas aguardaram a terra prometida, o tempo chegou quando a unção de Josué foi manifestada.

SACERDOTES
Vamos oficiar a vontade do Senhor, conhecer os planos e as estratégias das batalhas, fazer da nossa comunhão íntima e santa com Deus um diferencial que nos marque como sacerdotes 2 Cr 20.13-17.

SUCESSORES
Somos sucessores espirituais, isso significa ter as mesmas características espirituais.
Assim como no caso de Elias e Eliseu, ser sucessor é ter as mesmas manifestações, e no caso de Moisés e Josué, os mesmos eventos e milagres que aconteceram com Moisés. Josué também foi instruído por Deus para realizá-los.

Js 1.3 “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.”

Somos sucessores das mesmas características pessoais de Jesus! Vamos vencer o rei de HORMA, que significa DESTRUIDOR.

O QUE PROCURA ESTE REI
Este rei busca destruir é a Unção de Josué.
Destruir as 4 marcas colocadas pelo Senhor sobre nós
• Sucessor
• Conquistador
• Sacerdote
• Guerreiro
De que forma?

1) TIRANDO-NOS DA COBERTURA DO SANGUE DO CORDEIRO (SUCESSOR)
Ex 12.23 “Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o SENHOR aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir.”

A casa que não estivesse debaixo da cobertura do sangue do cordeiro não seria preservada sua sucessão da ação do destruidor, haveria a morte do primogênito.
O que nos tira da cobertura do sangue do cordeiro:
- pecado
- incredulidade
- idolatria
- religiosidade
- apostasia

2) DEIXANDO DE CONFIAR 100% NA PALAVRA (CONQUISTADOR)
1 Co 10.10 “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.
12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”


O povo que saiu do Egito, não confiou na promessa, através de um coração enganoso Jr 17.9, se corrompeu pelas circunstâncias e deixou ser dominado pela murmuração e incredulidade que habilitou a destruição do seu poder de conquista.

3) DEIXANDO DE HONRAR O NOSSO SACERDÓCIO PARA SERVIR AO NOSSO EGO (SACERDOTE)
1 Sm 2.29,30,36
29 “Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?
30 Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.”
36 “Será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele, para obter uma moeda de prata e um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum dos cargos sacerdotais, para ter um pedaço de pão, que coma.”


Eli honrou mais os seus filhos, que viviam abominações diante do Senhor (1 Sm 2.22), seu ventre e suas deformações do que o seu ofício sacerdotal. Trouxe a destruição do sacerdócio na sua vida e sua linhagem.

4) QUANDO NOS CORROMPEMOS PELOS VALORES PESSOAIS E DESPREZAMOS OS DE DEUS (GUERREIRO)
1 Cr 21.12-15,30
12 “ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que por três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o Anjo do SENHOR causem destruição em todos os territórios de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de dar ao que me enviou.
13 Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu.
14 Então, enviou o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.
15 Enviou Deus um anjo a Jerusalém, para a destruir; ao destruí-la, olhou o SENHOR, e se arrependeu do mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, retira, agora, a mão. O Anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.”
30 “Davi não podia ir até lá para consultar a Deus, porque estava atemorizado por causa da espada do Anjo do SENHOR.”


Davi confiou no seu exército e no seu poderio bélico, esqueceu de onde Deus o havia tirado.
1 Cr 17.7, para torná-lo um rei que sempre andava em vitórias 2 Sm 8.6, habitou a destruição, Davi temeu o mal sobre si, desprezou o povo de Deus, o mesmo povo que venceu, ao seu lado, as suas batalhas, o povo que o elegeu. Davi ficou atemorizado.

COMO VENCER ESTE REI DESTRUIDOR

1) CONSTRUIR UM ALTAR AO SENHOR
1 Cr 21.18 “Então, o Anjo do SENHOR disse a Gade que mandasse Davi subir para levantar um altar ao SENHOR, na eira de Ornã, o jebuseu.”

. O sacerdote serve no altar Lv 2.9, Ap 1.6
. O conquistador amplia o altar, abre o caminho, Davi conquistou tudo o que era preciso para ampliar o altar, não seria mais um tabernáculo, mas sim um templo. Jesus conquistou tudo na cruz do calvário, ampliou para a IGREJA, o Corpo de Cristo.
. O sucessor aperfeiçoa o altar, Salomão executou a construção do templo, fez obras maiores do que Davi. Nós como igreja vivemos Jo 14.12, realizamos obras maiores ainda que Jesus.
. O guerreiro defende o altar, nós lutamos hoje pelo Corpo de Cristo.

Jo 10.10O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário