Seguidores

sábado, 11 de junho de 2011

5º rei a ser vencido: Adoni-Zedeque

Jerusalém - Vencer Aquilo Que Tira A Nossa Paz

Js 10.1,2,6-8
1 “Tendo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouvido que Josué tomara a Ai e a havia destruído totalmente e feito a Ai e ao seu rei como fizera a Jericó e ao seu rei e que os moradores de Gibeão fizeram paz com os israelitas e estavam no meio deles,
2 temeu muito; porque Gibeão era cidade grande como uma das cidades reais e ainda maior do que Ai, e todos os seus homens eram valentes.”
6 “Os homens de Gibeão mandaram dizer a Josué, no arraial de Gilgal: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, pois todos os reis dos amorreus que habitam nas montanhas se ajuntaram contra nós.
7 Então, subiu Josué de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele e todos os valentes.
8 Disse o SENHOR a Josué: Não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles te poderá resistir.”


Josué já estava na terra prometida, vivendo dias de grandes conquistas. O povo veio para conquistar a terra e tem poder para isso, pois estava debaixo de uma unção de conquista. Acabara de vencer Jericó e Ai, após estas vitórias os Gibeonitas, moradores da próxima cidade a ser conquistada, se aproximaram e se entregaram em paz. Esta entrega foi através de uma ação enganadora, marcada por mentiras.

Quando Josué descobriu quem realmente eles eram, aceitou-os como servos.
Js 9:15 “Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.”

Josué estava vivendo o que Deus havia ordenado ao povo: oferecer a paz e sujeitar o inimigo, caso contrário destruir.

Dt 20:10 -12
10 “Quando te aproximares de alguma cidade para pelejar contra ela, oferecer-lhe-ás a paz.
11 Se a sua resposta é de paz, e te abrir as portas, todo o povo que nela se achar será sujeito a trabalhos forçados e te servirá.
12 Porém, se ela não fizer paz contigo, mas te fizer guerra, então, a sitiarás.”


Diante destes fatos, o Rei de Jerusalém articulou uma investida contra Gibeão a fim tirar a paz de Josué.
Jerusalém significa “Lugar de Paz”, aquele lugar era uma promessa para ser possessão do povo de Deus e não o lugar de habitação do inimigo.
O que o inimigo busca sempre fazer é nos tirar a paz, a falta de paz é provocada por conflitos na alma da pessoa que geram:
- Ansiedade
- Preocupação
- Stress
- Angústia
Enfim, tirar a nossa paz é a ferramenta do inimigo para minar o nosso potencial de avanço.

COMO O INIMIGO PROCEDE PARA TIRAR A PAZ

Sl 120.1 -7
1 “Na minha angústia, clamo ao SENHOR, e ele me ouve.
2 SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora.
3 Que te será dado ou que te será acrescentado, ó língua enganadora?
4 Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro.
5 Ai de mim, que peregrino em Meseque e habito nas tendas de Quedar.
6 Já há tempo demais que habito com os que odeiam a paz.
7 Sou pela paz; quando, porém, eu falo, eles teimam pela guerra.”


Neste salmo são mostrados 4 pontos que Satanás utiliza para tirar a paz dos servos de Deus:

1. Lábios mentirosos – são as mentiras do diabo. Os Gibeonitas quando se aproximaram de Josué falaram que eram de terra distante (Js 9:6), mas na verdade era a próxima cidade a ser conquistada.
2. Língua enganadora – lisonjas falsas, os gebeonitas fizeram elogios a Josué e ao povo
3. Setas agudas do valente – são as más notícias, quando foram invadidos, trouxeram para Josué a notícia que cinco reis haviam tomado Gibeão (Js 10:6), queriam agora a proteção de Josué.
4. Brasas vivas de zimbro – palavras de rancor, que trazem a dor no coração, o inferno desejava que Josué ficasse ressentido com as sua atitude de acolher e sujeitar os gebeonitas, conforme a palavra de Deus em Dt 20.

O SEU POSICIONAMENTO PARA VENCER

Quando você esta na dimensão de conquista, você está espiritualmente acima dos bloqueios, acusações e palavras que satanás quer trazer contra a sua vida.
Na dimensão espiritual de conquistas, satanás não pode mais impedir as suas vitórias e conquistas, o seu avanço será como o de Josué, sem ninguém poder resistir, para isso você precisa:
• Avanço que é Rápido e Objetivo

Js 10. 7 -9
7 “Então, subiu Josué de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele e todos os valentes.
8 Disse o SENHOR a Josué: Não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles te poderá resistir.
9 Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal.”


Josué teve paz, não ficou se remoendo
• Por causa do passado de erros cometidos;
• Por causa do problema que foi gerado;
• Por causa da presença do inimigo (5 poderosos reis – Josué nunca havia lutado uma luta nesta envergadura);
• Por ter confiado no ímpio.

Josué teve paz, não ficou em baixo do peso do acusador, mas agiu, foi para Gibeão contra o rei de Jerusalém, e enquanto do inimigo se deleitava, Josué o surpreendeu já ao amanhecer, porque Josué subiu a noite toda, com o objetivo de ver o cumprimento da palavra de Deus: ninguém poderá te resistir.

Deus fala a você, este rei que roubava a sua paz, da sua casa, da sua família, do seu trabalho, não poderá te resistir, Deus fará maravilhas e entregará em suas mãos a vitória.

QUAL O FRUTO DE VENCER ESSE REI TIRAVA A SUA PAZ

Paz para usufruir as conquistas sem que movam suas línguas contra sua vida
Js 10:21voltou todo o povo em paz ao acampamento a Josué, em Maquedá; não havendo ninguém que movesse a língua contra os filhos de Israel.”

Através das suas vitórias no Senhor nenhuma língua contrária (Tg 3:6) não vai se mover contra a sua vida, porque todos te temerão e saberão que Deus é Deus da sua vida.

Coragem para esmagar com os pés este Rei ainda hoje
Rm 16:20 “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.”

Js 10:24-25
24 “Trazidos os reis a Josué, chamou este todos os homens de Israel e disse aos capitães do exército que tinham ido com ele: Chegai, ponde o pé sobre o pescoço destes reis. E chegaram e puseram os pés sobre os pescoços deles.
25 Então, Josué lhes disse: Não temais, nem vos atemorizeis; sede fortes e corajosos, porque assim fará o SENHOR a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes.”

Você é marcado para avançar para novas e maiores conquistas, este rei que tirava sua paz no passado, hoje está debaixo dos seus pés.

Autoridade para vencer definitivamente este Rei que tirava a tua paz

Js 10:27 “Ao pôr-do-sol, deu Josué ordem que os tirassem dos madeiros; e lançaram nos na cova onde se tinham escondido e, na boca da cova, puseram grandes pedras que ainda lá se encontram até ao dia de hoje.”

Este rei foi lançado para a cova, e foram colocadas grandes pedras sobre a boca da cova para nunca mais tirar a sua paz.

Este rei ficou na cova. Mas também na cova, em Jerusalém, a Nossa Esperança havia sido enterrada, mas ao terceiro dia ressuscitou a esperança, ressuscitou Jesus Cristo o PRÍNCIPE DA PAZ. A sua esperança não será confundida, deveras haverá bom futuro, haverá um futuro apostólico.

CONCLUSÃO
Deus falou: “eles se intitulavam reis e Josué os pendurou no madeiro e os colocou numa cova e colocou uma pedra na porta. Satanás fez o mesmo com Jesus e o pendurou no madeiro, o pôs numa cova e pôs uma pedra na porta, só que eles morreram lá dentro, mas o nosso Senhor ressuscitou porque a vitória é da igreja de Jesus Cristo”. “Js 10:26-27”

Toda língua maligna que foi levantada para tirar a sua paz em juízo cairá.
Is 54:17 ”Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.”

Is 9:6-7
6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.”


Para que aumente o seu governo e venha paz, abra-se hoje a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário