Seguidores

segunda-feira, 13 de junho de 2011

6º rei a ser vencido - Pirã, rei de Jarmute

Ocupar As Dimensões Dos Lugares Altos

Js 10:3-6, 24-27
3 “Pelo que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou mensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
4 Subi a mim e ajudai-me; firamos Gibeão, porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel. 5 Então, se ajuntaram e subiram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom, eles e todas as suas tropas; e se acamparam junto a Gibeão e pelejaram contra ela.
6 Os homens de Gibeão mandaram dizer a Josué, no arraial de Gilgal: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, pois todos os reis dos amorreus que habitam nas montanhas se ajuntaram contra nós.”
24 “Trazidos os reis a Josué, chamou este todos os homens de Israel e disse aos capitães do exército que tinham ido com ele: Chegai, ponde o pé sobre o pescoço destes reis. E chegaram e puseram os pés sobre os pescoços deles.
25 Então, Josué lhes disse: Não temais, nem vos atemorizeis; sede fortes e corajosos, porque assim fará o SENHOR a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes.
26 Depois disto, Josué, ferindo-os, os matou e os pendurou em cinco madeiros; e ficaram eles pendentes dos madeiros até à tarde.
27 Ao pôr-do-sol, deu Josué ordem que os tirassem dos madeiros; e lançaram-nos na cova onde se tinham escondido e, na boca da cova, puseram grandes pedras que ainda lá se encontram até ao dia de hoje.”


CONQUISTANDO PRINCIPALMENTE OS LUGARES ALTOS
Entre os reis que Josué estava vencendo e conquistando suas terras havia esse rei “Pirã” que significa: como um jumento selvagem.
Pirã era o rei de “Jarmute” (uma cidade Cananéia nas planícies de Judá localizada entre Hebrom e Laquis) que significa lugares altos ou colinas.
Em termos de guerra e estratégia, conquistar lugares altos sempre foi, desde a antiguidade um desafio de batalha, pois não obstante o aspecto psicológico, o inimigo que conseguisse alcançar os lugares mais altos tinha mais condição de vencer o opositor, face à visão (360º) privilegiada do campo de batalha e a dificuldade de subir para um confronto direto.

O QUE SIMBOLIZA ESPIRITUALMENTE VENCER JARMUTE
O significado de alcançar os lugares altos não é apenas uma estratégia de guerra ou mais um outro avanço geográfico, mas é uma conquista espiritual, visto que era costume dos povos sacrificar e consagrar suas oferendas nesses lugares.

Os lugares altos representam:
1) O lugar do socorro, e da segurança – Sl 121.1-4
2) O lugar de sacrificar para cessar a praga – II Sm 24.20-25
3) O lugar onde o fogo do Senhor é derramado – I Rs 18:19,38-40
4) O lugar onde levo o meu Isaque para habilitar a promessa – Gn 22:13-19
5) O lugar da minha comunhão e transformação (transfiguração) – Lc 9.29
6) O lugar onde recebo a revelação e a palavra que me alimenta – Ex 19:3,9; Ex 24.12
7) Lugar onde Deus me responde – Hb 2.1
8) Lugar do meu descanso – Sl 91.1-2
Vencer o rei de Jarmute é vencer todas as oposições que me impedem de estar nesta dimensão.
Para alcançarmos estes lugares altos é necessário vencer todas as oposições que nos impedem de subir até ele e ocupá-lo.

1) VENCER O PECADO
Sl 15:1 Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?
2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;
3 o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;
4 o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata;
5 o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.


Só é possível subir em santidade, ninguém pode alcançar o lugar da presença de Deus onde recebemos poder, sem santidade.
2) VENCER A INCREDULIDADE
II Sm 5:19 “Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos.”

Sem fé não alcançamos o favor do Senhor e não somos agradáveis a Deus (Hb 11.6). Deus se alegra com a nossa fé, com ela subimos aos lugares de conquista.

3) VENCER A PASSIVIDADE
Js 14:8 “Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus.
9 Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.”


Nossa perseverança quebrando toda passividade, nos torna habilitados a conquistar o monte da nossa promessa. Muitos não são abençoados, não porque Deus não deseje, mas porque foram vencidos pela passividade. Josué foi subindo por toda madrugada (Js 10.9), Davi perseverou e subiu pelos canais subterrâneos (II Sm 5.8-9). A perseverança nos faz subir e conquistar.

Quando desfaço, me livro dos impedimentos, alcanço um nível superior de autoridade, unção, comunhão e conquista, e as bênçãos são derramadas dos lugares mais altos, dos céus.

Tg 1:17Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

Josué recebeu do alto, um milagre, o sol e a lua pararam, e grande vitória foi alcançada.
Vamos vencer o rei de Jarmute, conquistar os lugares altos, em santidade, perseverança e fé, e nos habilitarmos para estar assentados com Cristo acima deste principado. colocá-lo debaixo dos nossos pés e andarmos na dimensão que o Senhor reservou para cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário