Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vencendo os 31 reis que querem impedir a sua conquista

Quando Josué assumiu o comando da nação de Israel ele tinha 65 anos e em 6 anos ele conquistou todo território que deu origem a herança das tribos de Israel.
Deus nos deu uma herança nessa terra e vamos, na força de Seu poder, conquistá-la. Somos a geração que foi treinada e qualificada nos caminhos do deserto das aflições, que se esqueceu dos alhos e cebolas do Egito.
Josué é Calebe venceram 31 reis antes de tomar posse da terra prometida e cada um desses reis representam no mundo espiritual um inimigo a ser vencido.

Vencer Aquilo Que Impede O Crescimento. (Dt 2:17-19, 24-27, 30-32, 35-36 )

17 “o SENHOR me falou, dizendo:
18 Hoje, passarás por Ar, pelos limites de Moabe,
19 e chegarás até defronte dos filhos de Amom; não os molestes e com eles não contendas, porque da terra dos filhos de Amom te não darei possessão, porquanto aos filhos de Ló a tenho dado por possessão.”
24 “Levantai-vos, parti e passai o ribeiro de Arnom; eis aqui na tua mão tenho dado a Seom, amorreu, rei de Hesbom, e a sua terra; passa a possuí-la e contende com eles em peleja.
25 Hoje, começarei a meter o terror e o medo de ti aos povos que estão debaixo de todo o céu; os que ouvirem a tua fama tremerão diante de ti e se angustiarão.
26 Então, mandei mensageiros desde o deserto de Quedemote a Seom, rei de Hesbom, com palavras de paz, dizendo:
27 deixa-me passar pela tua terra; somente pela estrada irei; não me desviarei para a direita nem para a esquerda”
30 “Mas Seom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar por sua terra, porquanto o SENHOR, teu Deus, endurecera o seu espírito e fizera obstinado o seu coração, para to dar nas mãos, como hoje se vê.
31 Disse-me, pois, o SENHOR: Eis aqui, tenho começado a dar-te Seom e a sua terra; passa a desapossá-lo, para lhe ocupares o país.
32 Então, Seom saiu-nos ao encontro, ele e todo o seu povo, à peleja em Jasa.”
35 “Somente tomamos, por presa, o gado para nós e o despojo das cidades que tínhamos tomado.
36 Desde Aroer, que está à borda do vale de Arnom, e a cidade que nele está, até Gileade, nenhuma cidade houve alta demais para nós; tudo isto o SENHOR, nosso Deus, nos entregou.”
Dt 31:4, 7-8
4 “O SENHOR lhes fará como fez a Seom e a Ogue, reis dos amorreus, os quais destruiu, bem como a sua terra.”
7 “Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la.
8 O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.”


Viver a Dimensão Espiritual De Conquista
Josué estava para entrar numa dimensão de conquistas que até então o mundo não conhecia.
Antes de alcançar esta dimensão o inimigo quis paralisar o seu avanço. Pois o inferno sabia que após entrar na terra da promessa ninguém os poderia resistir.
O povo de Deus tentou passar em paz, mas foram barrados pelo rei de Hesbom, que significa Fortaleza, pelo seu rei Seom, que significa Opositor ou Impetuoso.
Deus endureceu o coração o espírito de Seom e o fizera obstinado o seu coração para levar o povo de Deus a vitórias e a um novo patamar ainda fora da terra da promessa.
Era o momento de maior habilitação para Josué que era o servidor de Moisés para se tornar o líder de todo o povo na conquista da terra. Ao vencer os 2 reis que antecediam a terra da promessa ele assumiria a dimensão de grande conquistador.
Deus tem para o seu povo esta dimensão espiritual, é a dimensão espiritual de conquista.
Deus conquistou em Josué seu desejo de fazer com que esta plenitude espiritual e esta dimensão espiritual fossem conhecidas de todos os homens. Porque ninguém conquistou como Josué e ninguém teve experiências tão profundas nesta área de conquistas como Josué. E a partir do momento que Deus usa um servo dele para manifestar essas dimensões espirituais, elas ficam liberadas na terra para que ao termos a revelação (o conhecimento) nós possamos então vivê-la, e Deus deu isso a Josué.
Essa é a dimensão que a igreja do Senhor deve viver.
Hoje vai cair diante de você este rei que impede as suas aspirações de ocupar uma nova dimensão no espírito e ter um futuro abençoado.

O QUE O REI SEOM SIMBOLIZA
O Rei Seom simboliza o poderio de Satanás que quer paralisar Josué antes de alcançar a dimensão espiritual de conquista e bem assim o povo de Deus.
O rei Seom, como impetuoso opositor, desperta 3 características do povo que não deseja crescer:
• Estagnação – leva o povo à paralisia, o povo ficou 40 anos no deserto. Há pessoas que sempre vivem a mesma luta.
• Retrocesso – o povo queria retornar Nm 14:3, Hb 10:38. Pessoas que voltam e remontam o que já haviam vencido.
• “Avanço limitado” – o povo desejava fazer um acordo com o inimigo Dt 2:27-28. Pessoas que não vivem a plenitude da palavra e promessas, ficam sempre aquém do plano de Deus Dt 2:24-25.
Hoje você vai confrontar toda oposição de Seom para derrotá-lo e avançar para a terra prometida.

O AVANÇO DAQUELES QUE CONQUISTAM
Quando você entra nesta dimensão de conquista, você está espiritualmente acima dos bloqueios que satanás pode fazer na sua vida.
Nesta dimensão espiritual, satanás não pode mais impedir suas conquistas. E o seu avanço é:
1) É O AVANÇO DA IGREJA DE JESUS CRISTO, AONDE VOCÊ PISAR DEUS VAI TE DAR. (Js 1:3,4,5 )
3 “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”


Aonde o religioso coloca a planta dos pés não dá certo.
Aonde você colocar seus pés ninguém poderá te resistir, você vai ser o melhor funcionário, você vai ser o melhor empresário, você vai ser o melhor servo de Deus, você vai ser a melhor pessoa porque os teus pés são proféticos.

2) É O AVANÇO QUE ESMAGA TODA RESISTÊNCIA DO INFERNO (Dt 2:31-33 )
31 “Disse-me, pois, o SENHOR: Eis aqui, tenho começado a dar-te Seom e a sua terra; passa a desapossá-lo, para lhe ocupares o país.
32 Então, Seom saiu-nos ao encontro, ele e todo o seu povo, à peleja em Jasa.
33 E o SENHOR, nosso Deus, no-lo entregou, e o derrotamos, a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo.”


Quem anda poderosamente na direção do inimigo, vive a vitória esmagadora do Senhor. O povo de Deus venceu na batalha em Jasa – que significa “esmagado”.
Deus está esmagando satanás debaixo dos nossos pés.
Rm 16:20 “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.”
Tudo aquilo que queria te resistir e impedir de entrar na terra da promessa e te manter no deserto acabou. Agora é o momento de esmagar toda a resistência do inimigo, você vai viver as suas promessas, na sua vida, na sua casa, no seu trabalho, no seu ministério.

3) É ASSUMIR ANTECIPADAMENTE AUTORIDADE ESPIRITUAL PARA DIGNIFICAR O NOME DO SENHOR. (Dt 2:24-25 )
24 “Levantai-vos, parti e passai o ribeiro de Arnom; eis aqui na tua mão tenho dado a Seom, amorreu, rei de Hesbom, e a sua terra; passa a possuí-la e contende com eles em peleja.
25 Hoje, começarei a meter o terror e o medo de ti aos povos que estão debaixo de todo o céu; os que ouvirem a tua fama tremerão diante de ti e se angustiarão.”


Js 2:10-11
10 “Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.”
11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.”


Esta primeira vitória preparou para Josué uma base, tomaram do inimigo as armas, gado, despojo e cidades.
Foram reconhecidos e temidos pelos inimigos e impulsionados como uma catapulta para a dimensão de conquistas.
É a Vitória que impele,lança o povo para maiores conquistas, a terra prometida. É a vitória que hoje te lança para viver o que você nunca viveu.
Onde o diabo quis envergonhar a sua vida, você o envergonha em nome de Jesus porque você está na dimensão espiritual da conquista.
Deus te escolheu para que você seja um referencial do poder dele aqui na terra.

CONCLUSÃO
Hoje é o dia de avançar e nunca mais fazer nenhum tipo de concessão ao inimigo.
Deus já entregou o que te parava sua mão para você avançar.

Js 1:9 “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

3 comentários:

  1. O que representa cada rei vencido? Segundo o Dr. Brian J.bailey, esses 31 reis representam 31 senhores que governam a vida interior e que deve ser dissecados pela palavra de Deus. Só que ele não mencionou quais são esses senhores. Vocês sabem quais são?

    ResponderExcluir
  2. O judaísmo poderá te ajudar meu irmão. Estudos sobre midrashim e cabalá. Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse comentário desse texto,trouxe grandes esclarecimentos. Obrigada

    ResponderExcluir