Seguidores

segunda-feira, 27 de junho de 2011

14º rei a ser vencido - Libna

Js 10:29-30
29 “Então, Josué, e todo o Israel com ele, passou de Maquedá a Libna e pelejou contra ela.
30 E o SENHOR a deu nas mãos de Israel, a ela e ao seu rei, e a feriu à espada, a ela e todos os que nela estavam, sem deixar nem sequer um. Fez ao seu rei como fizera ao rei de Jericó.”


Gl 3:1-3
1 “Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?
2 Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 3 Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?”


Libna significa “pavimento”, “branqueado”, ou seja, algo falso. Josué venceu o rei de Libna e da cidade não deixou sequer um. Para conquistar a terra é preciso vencer a fascinação. Muitas pessoas fracassam pela fascinação.

A fascinação é um instrumento de engano que o diabo usa para roubar o homem. Uma pessoa fascinada vive num mundo irreal. Tem satisfações na alma que a entorpecem, fica anestesiada e já não enxerga sua real condição. Por causa da fascinação homens vivem uma vida dupla destruindo seus lares. Por causa da fascinação, profissionais acreditam estar no caminho certo e investem errado, cavando suas próprias covas. Por causa da fascinação o homem investe toda sua vida em um projeto impossível acreditando estar certo, porém desperdiçando tempo e a sua própria vida.

Josué venceu este espírito de fascinação. Ninguém que quer conquistar uma terra pode viver iludido, não se conquista uma terra vivendo no mundo da lua, no mundo da fascinação. Deus move o seu espírito e utiliza nossos sentimentos e nossa razão.

A ciência do Espírito Santo é exata. Não é inteligível pela razão dos incrédulos, mas é coerente com a palavra. Muitos servem a Deus na religiosidade e vivem no surreal. Passam horas em transe mas não tem efetivamente a unção traduzida em realização. O poder fica sempre no campo transcendental e nunca transcende para o natural. Isso significa também fascinação. Pois Deus não tem uma palavra para nos fascinar, Ele tem uma promessa para nos fazer realizar.

COMO AGE A FASCINAÇÃO, E O QUE ELA PRODUZ


Mt 13:22-23
22 “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
23 Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”


A fascinação é um conjunto de sentimentos, começa com atração.
O homem se sente atraído por aquilo que seu coração deseja, às vezes o desejo é genuinamente bom, mas o inimigo tem um caminho de morte para ele.

Depois da atração vem a justificação. O homem começa a encontrar uma boa desculpa para continuar andando na direção de sua atração, satisfazendo sua carne, porém justificando-se interiormente. Depois vem a pseudo-satisfação. Sente-se satisfeito, e muitos até religiosamente atribuem isso a Deus, como se Ele estivesse por trás de tudo.

Quando vem a satisfação, ela abre espaço para alienação, o homem já não consegue enxergar o erro, nem a sua escolha errada, nem as conseqüências, mas apenas o que a sua carne sente. Daí em diante, é apenas um passo para a destruição. Pois há caminhos que ao homem parece ser bons, mas o final deles é a morte.

Pv 14:12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.”
Assim a fascinação age sufocando a palavra e matando a possibilidade de viver as bênçãos e as promessas de Deus.

COMO VENCER A FASCINAÇÃO?
Para vencer a fascinação é preciso destruir este ciclo maligno. Vencer o rei de Libna significa avançar na terra, e hoje estamos denunciando este rei e o venceremos para avançar na terra.

1) VENCER AQUILO QUE ME ATRAI
1 Co 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”

Posso desejar ser abençoado, próspero e bem aventurado em tudo, só não posso ser dominado pelo desejo. Posso desejar uma bênção, mas a bênção não é maior que Deus na minha vida. Nem maior que minha posição de santidade. Muitos começam desejando uma bênção e ela se torna mais importante do que servir a Deus. Nem tudo que te atrai vem de Deus.

2) CUIDADO COM A JUSTIFICAÇÃO
I Sm 15:20-23
20 “Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente;
21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”


Quando preciso dar explicações é porque algo está errado. Espiritualmente não há desculpas. Quando tento me justificar, é porque estou procurando uma auto-afirmação, minha alma busca um antídoto contra a acusação que sinto no espírito, e assim tento enganar a mim mesmo, aos outros, e até a Deus. Mas esta tentativa, apesar de muitas vezes me satisfazer, não consegue aplacar as conseqüências espirituais.

3) NUNCA PERMITA-SE ENCONTRAR UM LUGAR DE SATISFAÇÃO NA CARNE
Sl 137:5-6
5 “Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita.
6 Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria.”


Este é o erro de muitos. Jerusalém representa a casa de Deus, a comunhão. Muitos trocam sua fonte de satisfação ficando a um passo da destruição. Se hoje você tem uma satisfação que não nasceu no altar de Deus, desfaça. Não aceite. Por melhor que possa parecer. Ainda que pareça pura perda. Desfaça. Agrada-te do senhor e ele satisfará o desejo do teu coração.

4) DESTRUA A ALIENAÇÃO
Lc 15:17 “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!”

O que é cair em si. É destruir a alienação, é descortinar a verdade. É desfazer toda mentira que te envolve e reconhecer o erro da opção. É conversão, mudança de rota. É quebrar o invólucro nebuloso da fascinação. Quando o homem cai em si, ele desfaz o domínio do inimigo. E somente pelo Espírito Santo isso acontece. Destrua a alienação, caia em si, acorde!! Deseje sentir de novo a presença do senhor e a comunhão perdida e vença esta malignidade.

Vencer a alienação é vencer a destruição. Homens de Deus foram vencidos por ela. Saul, Sansão, Davi com Bate Seba, o próprio Caim, e assim caíram.

Hb 12:1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,”

Vencer a fascinação é avançar. Étempo de avançar, vencer a fascinação. Denuncie, quebre, se desvencilhe, reconheça, vença e avance na terra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário