Seguidores

sábado, 16 de julho de 2011

29º Rei a ser vencido - Jocneão do Carmelo

Dt 7:14 “Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre os teus animais.”

Js 12:22 “o rei de Quedes, outro; o de Jocneão do Carmelo, outro;

Jocneão = tristeza do povo
Carmelo = campo fértil

A esterilidade é uma das piores seqüelas da queda, pois contraria o que era o plano original de Deus para o homem no Éden – “E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela terra” – Gn 1:28. A ausência de fertilidade traz vergonha e tristeza sobre o homem, e impedem que ele possa conquistar e avançar.

O plano de Deus para a geração de Josué é que eles ocupassem e usufruíssem a fertilidade de Canaã. A queda do rei de Jocneão é profética, pois simboliza a vitória sobre toda assolação que traz esterilidade sobre nossas vidas

TEMPOS PARA VENCER A ASSOLAÇÃO DA ESTERILIDADE
Lc 1:24, 25 e 36
24 “Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.”
36 “E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.”


A Bíblia fala sobre diversas pessoas estéreis: Ana, mãe de Samuel, Raquel, esposa de Jacó e outras. Mas os que mais honra receberam após vencerem a esterilidade foram Zacarias e Isabel, pais de João Batista – “Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor do reino dos céus é maior do que ele” - Mt. 11:11, pois geraram aquele que abriria o caminho para o ministério de Jesus. Porém, Zacarias e Isabel viveram um processo difícil antes de gerarem a João e assim se tornarem férteis em todas as áreas de suas vidas. Apesar disso, tudo o que Deus prometera se cumpriu.

Eles passaram por um processo de cinco meses para ver a promessa se cumprir e esses cinco meses foram cinco tempos proféticos para alcançarem a vitória e estão hoje aqui simbolizando um tempo novo para as nossas vidas.
Zacarias, resistente por causa da sua esterilidade, demorou a entender o que Deus havia prometido, porém, conseguiu superar essa resistência e se abrir para viver a concretização do milagre:

1) TEMPO: VENCER A VISÃO RELIGIOSA, DE NÃO REALIZAR NADA PARA O FUTURO.
Lc 1:5-8
5 “Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
6 Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte”


O estéril entra para a vida apenas para vê-la passar, pois não pode pensar em fruto. Pensa somente em cumprir com os seus compromissos e obrigações.
Zacarias era de linhagem de Abias, descendentes de Eleazar, da linhagem de Levi, e sua linhagem cessaria na sua geração.
Isabel, da mesma forma, era descendente de Levi, e a mulher estéril era tida como amaldiçoada e responsável pelo término da linhagem de uma família.
O sacerdócio de sua família chegava ao fim. A lâmpada de sua geração estaria se apagando e o pior é que ambos estavam velhos.
Às vezes chegamos nessa situação em várias áreas de nossa vida; somos fiéis a Deus e de repente sofremos e nos entristecemos porque existem áreas infrutíferas na nossa vida. Então nos acomodamos, esperando o tempo passar.

2) TEMPO: VENCER A VISÃO DO HOMEM – TEMPO DE ANDAR SEGUNDO O QUE SE VÊ E NÃO NO QUE SE CRÊ
Lc 1:13, 18-20
13 “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.”
18 “Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.
19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.”


Zacarias ficou mudo porque já não enxergava que Deus pudesse lhe dar um filho, perpetuar seu fruto.
A esterilidade causa a falta de visão de conquista, e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11:6). E a conseqüência da falta de fé é a perda dos sentidos espirituais. João ficou sem poder expressar seus sentimentos; ficou mudo . E muitas vezes, pela falta de frutos, perdemos a fé e, diante da possibilidade de uma mudança de um milagre, emudecemos. Durante os nove meses de gestação de João Batista, Zacarias ficou sem poder expressar a alegria do milagre. Ficou mudo porque era cego espiritualmente.
E, da mesma forma, nossos milagres estão sendo gerados no mundo espiritual e, pela falta de visão, pela esterilidade, vivemos uma vida fria e apática com o Senhor.

Is 54:1 “Canta alegremente ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto, e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o Senhor.”

3) TEMPO: TER A VISÃO DE RESTAURAÇÃO – TEMPO DE ACABAR COM A RELIGIOSIDADE E VIVER O MOVER DA CONQUISTA.
Lc 1:23-25
23 “Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.”


“Terminados os dias de seu ministério”: isso é a representação espiritual de que o tempo de Zacarias como um sacerdote da lei estava encerrado, porque agora João Batista acabara de ser concebido, ou seja, o mover da conquista daquele que anuncia o reino de Deus estava começando a nascer dentro de Isabel.,
Era a ultima vez que cumpriria religiosidade o seu ministério, a partir de hoje Deus tem um novo mover na sua vida, e do seu interior vai sair o poder para transformar, assim como Isabel viveu.

Lc 1:19 “Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas.”

4) TEMPO: TER A VISÃO DE FAMÍLIA REALIZADA AOS OLHOS DE TODOS.
Lc 1:57,63-65
57 “A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho.”
63 “Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram.
64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.
65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia foram divulgadas estas coisas.”


Finalmente, o tempo da geração passara e Zacarias já podia agora expressar a alegria da fertilidade. Agora era o tempo dos vizinhos e familiares verem o fruto deles e era o melhor dos frutos, só suplantado por Jesus, que ainda não nascera.
Era a honra em meio à família, que só olhava e nem podia comentar nada sobre o estado frutífero. Não seria mais motivo de dó ou escárnio. Zacarias fazia parte dos planos de Deus e a palavra não tardaria a se cumprir.

Ez 12:25 “Porque eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá e não será retardada; porque em vossos dias, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus.”

Talvez hoje você esteja vivendo momentos de expectativa de uma mudança radical na sua vida. Por isso, comece a se alegrar porque o Senhor Jesus é fértil no que faz:

Jo 15:5 “Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

5) TEMPO: A VISÃO DE FUTURO - TEMPO DE VER RENASCER O SEU MINISTÉRIO, E DE SEUS SUCESSORES.
Lc 1:67, 76, 80
67 “Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:”
76 “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos,
80 O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.”


Zacarias e Ana, agora, se alegrariam e voltariam à condição ministerial que Deus tinha para eles. As provas de que Deus estava na vida deles estavam agora flagrantes. Zacarias não podia mais conter a unção do Espírito Santo, que estava sobre sua vida e começou a liberar a palavra profética que há muito estava em sua vida, contida pela esterilidade, agora brotava de dentro uma água viva que não dava para segurar. E, da mesma forma, você está debaixo da unção de uma palavra viva que vai mudar a tua vida e você vai dar adeus à esterilidade.

João Batista (filho de Isabel) foi o precursor de Jesus Cristo, foi aquele que veio para preparar o caminho do Senhor, e ele nasceu daquela que era estéril. A quebra da esterilidade de Isabel gerou algo muito maior do que ela mesma poderia supor, alguém que prepararia o caminho para que o mundo todo recebesse a “luz, que vinda ao mundo ilumina a todo homem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário