Seguidores

quarta-feira, 6 de julho de 2011

22º rei a ser vencido - Madom

Js 11:1, 4-9
1 “Tendo Jabim, rei de Hazor, ouvido isto, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e ao rei Sinrom, e ao rei Acsafe”
4 “Saíram, pois, estes e todas as suas tropas com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar, e muitíssimos cavalos e carros.
5 Todos estes reis se ajuntaram, e vieram, e se acamparam junto às águas de Merom, para pelejarem contra Israel.
6 Disse o SENHOR a Josué: Não temas diante deles, porque amanhã, a esta mesma hora, já os terás traspassado diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás e queimarás os seus carros.
7 Josué, e todos os homens de guerra com ele, veio apressadamente contra eles às águas de Merom, e os atacaram.
8 O SENHOR os entregou nas mãos de Israel; e os feriram e os perseguiram até à grande Sidom, e até Misrefote-Maim, e até ao vale de Mispa, ao oriente; feriram-nos sem deixar nem sequer um.
9 Fez-lhes Josué como o SENHOR lhe dissera; os seus cavalos jarretou e os seus carros queimou.”


Js 12:19 “o rei de Madom, outro; o de Hazor, outro”

O QUE SIGNIFICA O REI JOBABE E A CIDADE DE MADOM
Jobabe significa, "um deserto". E era O rei de Madom, localizado no norte de Canaã; um dos reis que se opôs a Josué durante a conquista e foi derrotado em Merom. E Madom significa "conflito". Era uma das principais cidades de Canaã que se juntou a Jabim e seus confederados na batalha contra Josué próximo às águas de Merom e foram derrotados.
E o Senhor dá uma ordem, que era para jarretar os cavalos, ou seja, aleijar os cavalos rompendo o tendão da perna na região posterior do joelho. E queimar os carros de guerra. Pois o cavalo significava poder de guerra, conquista e também de domínio, e Josué tomando essa atitude, na verdade ele estava inutilizando qualquer possibilidade dos inimigos se levantarem futuramente.
Espiritualmente Josué conquistou não somente mais uma cidade, mas quebrou tudo aquilo que poderia significar o contra ataque do diabo, querendo remontar coisas e sentimentos do passado que havia derrotado a primeira geração, e que agora estaria tentando se levantar novamente.

O QUE SIGNIFICA ESPIRITUALMENTE VENCER O REI DE MADOM
Significa, não somente vencer mais uma batalha, mas sim, adquirir habilitação definitiva sobre situações que nos afligiram no passado e que a primeira vista vão se levantar de novo, querendo nos confundir causando dúvida e insegurança quanto a nossa vitória e principalmente em relação à promessa do Senhor Deus. É a tentativa do diabo em criar circunstanciais e adversidades, para que possamos fraquejar. Mas quando identificamos essas possibilidades, como Igreja, quebramos toda e qualquer possibilidade do diabo voltar à contra atacar.
E quando o diabo consegue chamamos de “remontar as deformações ou os sentimentos.”

COMO O INIMIGO AGE PARA REMONTAR AS DEFORMAÇÕES E OS SENTIMENTOS DO PASSADO?
Jz 6:11-13
11 “Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas.
12 Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.
13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do
Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. “

Gideão foi chamado para vencer suas deformações, se sentia incapaz e inferior. Mas o Senhor queria lhe dar vitórias sobre seus próprios sentimentos para que pudesse conquistar pelo Senhor, por ele, por sua família e pelo povo. E num primeiro momento, ele se abriu para viver as promessas do Senhor e quebrar todos os seus conflitos interiores, que se manifestavam:

1) Através da baixa auto-estima.(Nm 13:31)
Jz 6:15 “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.”

A partir do momento que o Senhor Jesus entrou nas nossas vidas, somos vencedores com Ele e ninguém nos resistirá, nos não podemos nos enxergar como gafanhotos, ou incapazes .

2) Através dos questionamentos quanto ao agir de Deus.(Nm 14:3)
Jz 6:13 “Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.”

O ter que passar pela luta não é uma condenação mas sim uma Habilitação poderosa, porque naquilo que fomos vencidos no passado viveremos a dupla honra e a perpétua alegria.

3) Através do Medo, por causa do novo e do “desconhecido”.(Nm 13:28)
Jz 6:27 “Então, Gideão tomou dez homens dentre os seus servos e fez como o SENHOR lhe dissera; temendo ele, porém, a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite.”

Gideão não somente estava deixando as suas práticas religiosas anteriores, mas se tornou inimigo. Muitas vezes temos que enfrentar os nossos próprios fantasmas para entendermos que a Autoridade que o Senhor Jesus nos delega é muito maior do que qualquer entidade ou situação de adversidade.

COMO VENCER MADOM
1) Crer na nossa constituição e não olhar para as deformações da carne -Nm 14:6-9
O Espírito Santo de Deus Habita em você, o Senhor já fez de você um valente, você tem a maior constituição espiritual que alguém poderia ter.
-Desligando-se de todo o referencial de derrota para não ser aprisionado pela carne.
-Desligando-se de todo sentimento de pequenez.
-Desligando-se de todo o espírito de impossibilidade.

2) Ter o espírito de conquistador – Nm 14:24
O grande fiel da balança para vencermos os conflitos interiores é a nossa alma. Os sentimentos do homem são responsáveis pelas suas atitudes e posicionamentos.
Ter um sentimento de conquista é ter sua alma sarada e tratada para ser conduzido pelo Espírito Santo, e não pelas deformações e questionamentos da carne.

Fp 2:5 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,”

Rm 8:1-6Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário