Seguidores

terça-feira, 5 de julho de 2011

21º rei a ser vencido - Lasarom

Provérbios 23:7 “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.”

A mediocridade é uma deformação na alma que faz o homem realizar aquém de todo o seu potencial e se conformar com isso. No mundo espiritual o inimigo quer colocar diante de nós uma imagem completamente distorcida, para que não reconhecendo o que verdadeiramente somos para o Senhor, não vivamos a plenitude da unção e do chamado que está sobre nós.

SITUAÇÕES QUE O INIMIGO APROVEITA PARA NOS COLOCAR NA MEDIOCRIDADE

1) SITUAÇÃO – QUANDO DEUS QUER NOS DAR MAIORES RESPONSABILIDADES E NÃO NOS ENXERGAMOS CAPAZES.
Jz 6:15 “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.”

Jz 8:22-27
22 “Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu, como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas.
23 Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o SENHOR sobre vós dominará.
24 E disse-lhes mais Gideão: Uma petição vos farei: Dá-me, cada um de vós, os pendentes do seu despojo (porque tinham pendentes de ouro, porquanto eram ismaelitas).
25 E disseram eles: De boa vontade os daremos. E estenderam uma capa, e cada um deles deitou ali um pendente do seu despojo.
26 E foi o peso dos pendentes de ouro, que pediu, mil e setecentos siclos de ouro, afora os ornamentos, e as cadeias, e as vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas, e afora as coleiras que os camelos traziam ao pescoço.
27 E fez Gideão dele um éfode, e colocou-o na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel prostituiu-se ali após ele; e foi por tropeço a Gideão e à sua casa.”


Gideão tinha a oportunidade de se tornar o líder do povo de Israel. O Senhor o estava colocando nessa condição, mas ele preferiu permanecer como alguém mediano, do que ocupar um lugar diferenciado.

2) SITUAÇÃO – QUANDO DEUS QUER NOS HONRAR E ENTENDEMOS DE FORMA ERRADA, E NOS OMITIMOS.

I Sm 9:20-24
20 “E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel? Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai?
21 Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?
22 Porém Samuel tomou a Saul e ao seu moço, e os levou à câmara; e deu-lhes lugar acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens.
23 Então disse Samuel ao cozinheiro: Dá aqui a porção que te dei, de que te disse: Põe-na à parte contigo.
24 Levantou, pois, o cozinheiro a espádua, com o que havia nela, e pô-la diante de Saul; e disse Samuel: Eis que o que foi reservado está diante de ti. Come; porque se guardou para ti para esta ocasião, dizendo eu: Tenho convidado o povo. Assim comeu Saul aquele dia com Samuel.”


I Sm 10:22-24
22 “Então, tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem viera ali. Respondeu o SENHOR: Está aí escondido entre a bagagem.
23 Correram e o tomaram dali. Estando ele no meio do povo, era o mais alto e sobressaía de todo o povo do ombro para cima.
24 Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes a quem o SENHOR escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, todo o povo rompeu em gritos, exclamando: Viva o rei!”


Vemos que Saul havia sido escolhido por Deus para ser o rei de Israel e o Senhor o queria honrar. Em seu encontro com o profeta Samuel lhe foi dado o lugar de honra entre os convidados do jantar, mas vemos no versículo 21 qual era a sua verdadeira auto-imagem: da menor tribo, da menor família.
Quando então ele seria apresentado a todo o povo como rei de Israel sua atitude foi de fuga. Escondeu-se entre as bagagens. Da mesma forma quando temos nossa auto-imagem distorcida, perdemos grandes oportunidades de sermos honrados. Ao invés de comparecermos nos ausentamos, e esta omissão nos rouba.

Saul tinha sido marcado por uma unção poderosa. Vemos em I Sm. 10:6 que ele seria transformado em outro homem, mas ao longo de seu reinado a carne sempre norteou seus posicionamentos, porque sua baixa auto-imagem o roubava de viver debaixo do mover do Espírito Santo.
A unção não se move em meio a justificativas e desculpas, e vemos na vida dele que isso era uma constante. É tempo de termos consciência de que aquilo que faz a diferença em nossas vidas é a unção, e ela é que nos faz capazes.

3) SITUAÇÃO – QUANDO ACHAMOS QUE OS OUTROS SEMPRE SÃO MELHORES DO QUE NÓS

I Rs 12:26-28
26 “Disse Jeroboão consigo: Agora, tornará o reino para a casa de Davi.
27 Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá.
28 Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito!”


Jeroboão foi ungido para ser rei de Israel após a divisão do reino. Havia uma palavra sobre a sua vida de que 10 tribos estariam sobre seu domínio, mas sua baixa auto-imagem não permitia que ele assumisse sua real condição.
Vemos no texto que ele tinha medo de que se o povo fosse adorar em Jerusalém, eles se voltariam para Roboão. Ele inclusive assume que Roboão ainda era o senhor deles (v. 27). Foi então que ele remontou uma grande deformação, fazendo dois bezerros de ouro para que o povo adorasse sem sair de seu território.

Muitas pessoas vivem essa condição. Sempre os outros são melhores. Vai fazer uma entrevista para um novo emprego e quando chega alguém um pouco mais alto e mais bem vestido, ela já assume que perdeu a vaga. E assim em todas as áreas de sua vida: ministerial, sentimental, familiar, profissional, etc.
Devemos assumir a nossa condição. Nós fomos chamados para sermos abençoados. Não podemos abrir mão daquilo que é nosso, pois podem até haver pessoas humanamente mais capacitadas, mas a unção está sobre as nossas vidas.

4) SITUAÇÃO – QUANDO FICAMOS NA DEPENDÊNCIA DOS OUTROS POR NOS SENTIRMOS FRÁGEIS

Jz 4:6
4 “Mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?”
Baraque recebeu uma palavra da profetisa Débora para que ele batalhasse contra os exércitos de Sísera. Vemos então que o seu posicionamento demonstra uma grande fragilidade: “só irei se você for comigo”.


Da mesma forma muitos não conseguem caminhar com suas próprias pernas porque estão sempre na dependência de outras pessoas. Baraque foi roubado da honra de matar o general Sísera, assim como muitos são roubados de serem honrados pelo Senhor por se sentirem incapazes e colocarem sua confiança em homens.
A honra de matar o general foi dada a Jael, que era uma mulher midianita (os midianitas eram um povo nômade conhecidos como “ratos do deserto”), e não se sentiu frágil diante da possibilidade de executar Sísera. Muito pelo contrário. Vemos em Jael uma disposição que certamente Baraque não teria. É provável que se ele tivesse a mesma oportunidade, Débora seria chamada novamente: “só mato Sísera se você me ajudar”.
Não somos frágeis, somos fortalecidos pela unção que está sobre as nossas cabeças.

COMO SER SOBERANO: SABER QUE VOCÊ TEM O ESPÍRITO SANTO

Jesus estava numa condição muito difícil. Havia sido abandonado pelo povo e por seus discípulos, e agora estava nas mãos de Pilatos o governador da província e um homem poderoso. Mas mesmo em meio a estas circunstâncias Ele mantinha sua soberania. Por quê? Porque Ele era homem mais ao mesmo tempo era Deus, e a unção do Espírito Santo era plena em Sua vida. Da mesma forma nós seremos soberanos em todas as situações se as encaramos no mover da unção, e não segundo nossa ótica distorcida.

1) POSICIONAMENTO – NÃO RESPONDER O QUE OS PRETENSIOSOS QUEREM OUVIR

Jo 18:33-36
33 “Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
34 Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
35 Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.”


Muitos querem nos pressionar para que digamos exatamente o que eles querem ouvir. Vemos no exemplo de Jesus que Ele não respondeu a nenhuma pergunta de Pilatos como este queria. O Senhor tinha uma postura soberana que se expressava no fato de que ele respondeu a todas as perguntas com outra pergunta, como dizendo: “Você é que tem que me responder”.

Não podemos nos deixar pressionar por aqueles que querem nos colocar numa condição de humilhação, para que abramos mão da nossa soberania. Não importa o que as pessoas falam quando temos consciência de quem realmente somos diante de Deus.

2) POSICIONAMENTO – FIRMEZA NOS POSICIONAMENTOS PARA QUE RECONHEÇAM O QUE SOMOS

Jo 18:37-38
37 “Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
38 Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.”


Não existe ameaça que bloqueie a nossa razão mesmo em meio a grande pressão que venha sobre nós. Jesus diante da ironia de Pilatos demonstrou completa certeza do momento em que vivia e deu o testemunho da verdade, que Ele era a verdade, deixando a dúvida para Pilatos.
A sua firmeza no dia mal desfaz todo o cenário trágico e ameaçador que o inimigo tenta colocar. Paulo diz em Efésios: Depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.(6:13).
Nada pode mudar a verdade da unção sobre a sua vida, a unção é verdadeira e permanece em vós.

3) POSICIONAMENTO – TER CONVICÇÃO QUE O CÉU DOMINA, E QUE VOCÊ É FILHO DE DEUS

Jo 19:8-11
8 “Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou,
9 e, tornando a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10 Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?
11 Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.”

Jesus havia sido extremamente humilhado: açoitado, coroado com a coroa de espinhos, esbofeteado e escarnecido. Isto tinha por objetivo quebrantar o Senhor. Mas Ele nunca se dobraria porque havia uma convicção no Seu coração: maior do que qualquer autoridade humana é a autoridade espiritual.

Pilatos estava mais atemorizado ainda, ou seja, ele já estava perdido em suas atitudes reconhecendo que Jesus não havia cometido nenhum crime.
Enquanto muitos agem conforme as conveniências, nós que temos a unção agimos conforme a convicção. Jesus consciente da sua missão denunciou o pecado dos que estavam agindo movidos pela inveja e ignorância, e de forma soberana declarou a autoridade dos céus sobre aquele momento.
Você como filho de Deus tenha a certeza que os céus irão testificar sobre a unção que lhe foi derramada, e a verdade sempre prevalecerá !

II Co 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário