Seguidores

quarta-feira, 13 de julho de 2011

26º rei a ser vencido - Taanaque

Js 12:21 “o rei de Taanaque, outro; o de Megido, outro”

Js 17:11 “Porque, em Issacar e em Aser, tinha Manassés a Bete-Seã e suas vilas, Ibleão e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os habitantes de En-Dor e suas vilas, os habitantes de Taanaque e suas vilas e os habitantes de Megido e suas vilas, a região dos três outeiros.”
Js 21:25 “Da meia tribo de Manassés, deram Taanaque com seus arredores e Gate-Rimom com seus arredores; ao todo, duas cidades.”


Mt7:24-29
24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina;
29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.”


TAANAQUE, uma antiga cidade cananita situada oito km a sudeste das águas do Megido no lado ocidental do Jordão. Foi conquistada por Josué e alocada à meia tribo de Manassés {Js 17.11}, mas no território de Issacar; dada aos levitas coatitas {Js 21.25}. Fazendo parte de um grupo de três cidades que formavam naquela época o que eles chamavam de a região dos três outeiros (Montes pouco elevado; colinas). TAANAQUE significa arenoso.

O QUE SIGNIFICA ESPIRITUALMENTE VENCER A TAANAQUE
Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

Pv 6:23 “Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”

Significa fundamentar toda a nossa expectativa sobre a Rocha. Colocando nossos sonhos, dificuldades, adversidades e circunstâncias sobre a luz da palavra do Senhor. Porque através da palavra revelada que sai do altar do Senhor, obteremos vitórias e o mesmo poder de conquista e realização que estava sobre Josué estará com certeza sobre as nossas vidas. E onde ainda existe algum tipo de fragilidade ou duvida quebrar e repreender definitivamente das nossas vidas, para que não nos permitamos fraquejar ou voltar atrás como o povo fez no deserto.

Js 1:8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

COMO O INIMIGO AGE PARA QUE NÃO PERMANEÇAMOS SOBRE A ROCHA?
1) Através da não observância das determinações da palavra de Deus. (Ne 6:10-14)

Lv 10:1 “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.”

Era para os filhos de Arão, no mínimo, observar a ordem expressa que Deus, através de Moises, já os havia ensinado; somente o sacerdote constituído poderia oficiar ao Senhor e cumprir com as tarefas de maneira direta. Se não bastasse isso, ainda queimaram incenso oferecendo fogo estranho (Ex. 30: 33,38), ou seja; havia o chamado, a unção, mas não havia ainda a constituição e não obstante terem visto a Glória do Senhor como um homem jamais havia visto... Desprezaram o chamado sendo rebeldes e negligentes.
Existem pessoas banalizando aquilo que é sagrado achando que aquilo que o Senhor ordena na palavra é discutível, antiquado e se tornam pessoas que se dirigem a si próprias.

Nm 20:8 “Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.”

Nm 20:10-11
10 “Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?
11 Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.”


2) Através das atitudes da carne transparecendo uma falsa espiritualidade, mas que na verdade não passa de autopromoção e religiosidade.

1 Sm 15:12 “Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã; e anunciou-se àquele: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si um monumento; e, dando volta, passou e desceu a Gilgal.”

1 Sm 15:17 “Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o SENHOR rei sobre ele?”

1 Sm 15:19 “Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR?”

1 Sm 15:24 “Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.”

Saul era homem tão deformado que não somente não cumpriu a ordem de Deus, mas também quis exaltar a si próprio identificando uma deformação emocional e demoníaca, construindo para si um monumento e como Nabucodonosor na verdade ele edificou uma estatua de adoração e se tornou abominável diante do Senhor, perdendo a sua honra e constituição.

3) Através da irresponsabilidade de tocar naquilo que é santo. (Sl 24:3-5)

1 Cr 13:9-10
9 “Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram.
10 Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus.”


Uzá agiu com negligência, porque muitas vezes nos sentimos na liberdade, que por causa de circunstâncias nos achamos no direito de tocarmos naquilo que é sagrado. Por exemplo, não entregarmos a oferta ou o dizimo levados por alguma situação humana. Essas atitudes geram maldição e morte.

COMO VENCER TAANAQUE. INVOCANDO O PODER E AUTORIDADE DA ROCHA.
1) Saber que a obra que Deus esta realizando sobre as nossas vidas é perfeita e no devido tempo se manifestará. A Sua justiça se manifestará.

Dt 32:4 “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízos; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.”

Is 26:4 “Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”

2) Saber que o Senhor nos disciplina como filhos. O Povo quando ficou no deserto, não entendeu. (Dt 8)

Hc 1:12 “Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina.”

3) Saber que nós como um povo conquistador, temos a alegria e o louvor como armas estratégicas de guerra.

Is 30:29 “Um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra festa santa; e alegria de coração, como a daquele que sai ao som da flauta para ir ao monte do SENHOR, à Rocha de Israel.”

4) Saber que na adversidade Ele está conosco, nos protege e nos conduz.

Sl 27:5 “Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.”

Sl 31:3 “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.”

Sl 94:22 “Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.”

5) Saber que a carne é fraca, mas no espírito já estamos prontos.

Sl 40:2 “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.”

Sl 144:1 “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra”

Dt 32:13 “Ele o fez cavalgar sobre os altos da terra, comer as messes do campo, chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira”

Dt 32:31 “Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam.”

Rm 9:33 “como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.”

As Suas palavras são doces como o mel, o Seu azeite se derrama sobre nós todos os dias, o próprio diabo é obrigado a reconhecer que o vínculo da perfeição já se manifestou porque nós cremos Nele. E ninguém pode nos separar desse amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário